UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[jonas]
Bem, Santos e São Paulo já provou que isso não ocorre. O gol do Jonas, do santos, patrocinado pela umbro, anulado pela bandeira diz tudo.

19/04/2007 12:29

[João Carlos]
Acho isso meio teoria conspiratória. Mas sempre aparece alguém e vai achar que ela pode ter errado em favor de tal, ou qual time. Porém ela pode e deve sim fazer esse contrato. Ela, até hoje, se mostrou muito capaz e não é porque vai usar uma camisa e tênis da Umbro que vai favorecer ou prejudicar times que são patrocinados pela marca. Quem vê enxerga maldade onde não há. E você e o Juca Kfouri estão antecipando e fazendo paranóia e histeria sobre algo que a consciência dela não deixaria acontecer. Agora vão chover críticas sobre a moça e daqui a pouco ela não vai ter paz. Pode até se sentir coagida de bandeirar jogos pela indevida polêmica de catastrofistas de plantão. Espero que o lado psicológico dela seja forte. Ela é uma das melhores bandeiras do Brasil e acho que patrocínio de marca nada tem a ver com jogo entre times que usam a mesma marca. Deixem-na em paz.

29/03/2007 16:15

[Rafael]
Ao Cesar Araujo: se ela sair na playboy problema é dela a playboy não explora o futebol. Tem que ser e parecer honesto porque eles erram muito mesmo. Se o MP de São Paulo não tivesse prendido o arbitro alguém voltaria os jogos? Se ela não quiser mais apitar que vá seguir a carreira de modelo/atriz e receba patrocínios. Aos que falam dos jogadores: 1:jogador não é arbitro, 2: se o jogador errar ou se vender o problema e dele do time dele e da torcida, apenas, já o arbitro faz o pior ganhar e ser campeao, entao o arbitro tem que ser imparcial.

29/03/2007 14:26

[Cesar Bergamo]
Há uma questão me intrigando e a pergunto para o leitor Leonardo Cruz. Leonardo, já que release é uma palavra em inglês e feia de se usar, ao contrário de blog, qual palavra você sugeriria para substituir release? Divulgação da Assessoria de Imprensa? Comunicado? Abraço.

29/03/2007 12:23

[Ceceu]
Em primeiro lugar temos que acreditar na honestidade da Ana Paula, até que ela prove o contrário. E se os politicos podem receber verbas de empresas para suas campanhas e nós ainda votamos neles, por que não haver patricnio para bandeirinhas e juizes. Ou será que na terra do futebol, o futebol e mais importante que a politica?

29/03/2007 11:26

[Joannis]
VC ESTÁ CERTO TORERO

29/03/2007 03:14

[Fernando Monteiro]
Caro [Daniel da Rosa], Beckham e Kaká não são auxiliares de arbitragem, nem jogadores medíocres. Pode-se questionar o futebol do Beckham, mas ele não ganhou todos os títulos que ganhou (coletivos e individuais), nem foi capitão da seleção inglesa por tanto tempo por ser bonito. É óbvio que a beleza deles é explorada comercialmente no mesmo sentido que a da Ana Paula (e em escala muito maior), e da mesma forma com modelos masculinos ou femininos. Beleza e sexo vendem há muito tempo, não é de hoje que a mercadoria é sexualizada (que o diga a Xuxa). O que quero dizer é que, no esporte, SÓ COM AS MULHERES acontece de uma atleta (ou juíza, bandeirinha, técnica, não importa) ter sua imagem vendida amplamente por causa ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DE SUA BELEZA. É o caso, por exemplo, da Anna Kournikova, que não joga absolutamente nada. Será que não existem jogadores ruins de tênis, do número 100 ao 1000 tão bonitos qto o kaká? Ou homens bandeirinhas bonitões?

29/03/2007 01:38

[geraldo c araujo]
Pois é, se ela fosse posar para a Playboy, o apoio seria unânime; porém, como ela simplesmente quer ganhar a vida sem ter que "fazer a vida", pau (epa) nela. Só queria saber quantos questionadores do patrocínio da moça também votaram no Maluf ou ajudaram a eleger o Clodovil sem mostrar qualquer objeção ética.

28/03/2007 22:26

[Marcos Stamm]
Torero, estou enganado ou recentemente o Pierluigi Colina, na Itália, foi proibído de apitar por causa de um patrocínio pessoal, tendo q abrir mao do mesmo? Concordo com vc, é absurdo este patrocínio.

28/03/2007 21:03

[Nádia Costa]
Torero, xiita ou não, eu tb fico com a "purga" atrás da orelha. Se ela cometer algum erro (que é humano e ainda mais que ela até agora errou pouco), contra o time que não tem patrocínio da UMBRO, sempre ficará a dúvida. Só o tempo dirá!!!

28/03/2007 20:46

[Tércio]
Xiita. Um jogador troca de time pq a chuteira dele é Nike e o uniforme do time que ele joga é Puma? Então, deixa a menina ganhar um troco tb.

28/03/2007 20:22

[Felipe]
Salve, Torero... Uma pequena ressalva ao release que você recebeu. Ana Paula Oliveira é paulistana, e não campineira

28/03/2007 19:50

[Ronaldo Silva]
Torero, os trios de arbitragens na Inglaterra tem a inscrição "Fly Emirates" no uniforme, então não vejo problemas no patrocínio da Ana Paula. Isto me lembra o que era para ser o "jogo da vergonha" em 95, quando o Juventude supostamente facilitaria para o Palmeiras, que lutava para chegar às semifinais do Brasileirão, e acabou ganhando e eliminando o "companheiro" de Parmalat. Achei de muito mais mau gosto o comercial que o Loebling fez para a Mastercard aludindo à sua tumultuada saída do futebol, lembra-se? Abraço.

28/03/2007 19:40

[Alex Siriani]
Torero, Xiita "no úrtimo"

28/03/2007 19:29

[Leonardo Cruz de Souza]
Sim, caríssimo Torero, "release" já está no Houaiss. Mas que é feio e desnecessário, isso é! Também não tenho nada contra assimilar palavras de outras línguas, desde que seja um processo permeado pelo bom senso e pela expressividade do termo. Nossa cultura é "antropofágica"... Bem, mas isso daqui era para ser um blog (Êpa! Aqui está um exemplo de anglicismo interessante e saudável) sobre futebol. "Blog" é uma palavra simpática e não vejo outra em português que possa expressar a idéia. Mas "release"... Francamente! Grande abraço! Leonardo

28/03/2007 19:22

[Núbia]
Pela apuração das opiniões tá bem dividido.

28/03/2007 18:26

[Cesar Bergamo]
Torero, problemas eu não vejo muitos, mas se a menina já sofre duras críticas só por ser mulher e apitar um jogo que fede a testosterona, imagina se ela errar a favor do Santos agora que é patrocinada pela mesma marca esportiva do time da Vila Belmiro? Para mim, nesse caso vale a máxima de que ela está procurando sarna para se coçar. Um abraço.

28/03/2007 18:20

[Carlos]
Torero, não vejo problemas! Pelo contrario, eu sou a favor dos arbitros e assistentes se profissionarem e, quem sabe, serem patrocinados. Se ela errar, pra mim, vai ser como se ela tivesse errado sem patrocinio, ou seja, vou xingar pra caramba mas não creio (ou pelo menos tento não crer) que ela possa fazer KHda propositalmente pra favorecer A ou B ou prjudicar B ou A... Um abraço

28/03/2007 18:03

RESPOSTA:
Até aqui, 28 acham que não há problema no patrocínio e 19 acham que há.

[Vinícius]
Concordo com vc Torero. É uma temeridade que as pessoas que conuzem os jogos tenham o mesmo patrocinador de certos clubes. Se a arbitragem fosse uma profissão isso não teria espaço. Como as pessoas tem que ter outra profissão pode avabar acontecendo um choque de interesses como vc relatou. Por mim não acredito em favorecimento proposital (a Ana Paula me parece uma pessoa muito correta, tanto que admitiu o erro no último clássico paulista), mas a simples possibilidade já é um problema para um futebol tão cheio de ações sombrias como o nosso

28/03/2007 18:02

[Alexandre ]
Xiita demais. porém acredito que se toda mídia embarcar neste questionamento, poderá haver o inverso, ou seja, ela deixar de marcar algo a favor, porém duvidoso, para uma equipe patrocinada pela Umbro. E eu, estou sendo xiita demais?

28/03/2007 17:50

[João Henrique]
Patrocinar bandeirinha não seria mesma coisa que Jornalista fazer Merchandising? ou como nesta semana uma revista ser publicada com uma capa promocional de um carro! acredito que não influencia não. Depende do caráter de cada um. Só para deixar registrado Ana Paula é hortolandense e não campineira como está no texto.

28/03/2007 17:47

[Ricardo Douglas Vicente]
Ao caro leitor Cesar.Vc só esqueceu um detalhe, a Topper esta patrocinando todos os árbitros e auxiliares,é um contrato com a federação, e eles so vestem topper em dias de jogo. No caso da Ana Paula, ela terá que se vestir somente com UMBRO, é igual aos contratos do Kaka ( adidas ) Ronaldo ( Nike ) e assim por diante.

28/03/2007 17:45

[Leonardo Cruz de Souza]
"(...) recebi um release que me deixou (...)" Caro Torero, a questão mais nevrálgica do seu texto é esse anglicismo besta aí de cima: "release"? Que negócio é esse? É de comer? E muito me espanta, pois vem de um insigne cultor do nobre vernáculo, que tão belamente acaricia nosso idioma pátrio, alguém que tem uma bela e digna folha de serviços prestados à lusofonia. A propósito: concordo que patrocínio na arbitragem é algo, no mínimo, constrangedor. Grande abraço do fã, Leonardo

28/03/2007 17:39

RESPOSTA:
Leonardo, "release" já está até no Houaiss. E não tenho nada contra palavras importadas. A própria palavra "futebol" é um anglicismo (inexplicavelmente, ludopédio e balípodo não pegaram).

[Davi Ferreira]
"O investimento em contratos individuais com mulheres relacionadas ao futebol começou com a contratação da jogadora da Seleção Inglesa Rachel Yankey, que joga no Arsenal." O Arsenal tem uniforme da Nike. Será que ela faz corpo mole quando joga contra clubes de uniforme Umbro? E, Torero, duvido que a Umbro gostaria de ver sua marca associada a esquemas e favorecimentos da arbitragem. Sim, você está sendo muito xiita. :) Continue com o ótimo trabalho!

28/03/2007 17:35

[JR]
Depois da "Edílson Pereira de Carvalho", eu não duvido mais de nada... :P

28/03/2007 17:30

[Fábio Antunes]
Muito xiita!

28/03/2007 17:29

[Rafael]
Imaginem qualquer final... Por exemplo a do campeonato paulista: SPFC x Santos? Com a bandeirinha patorcinada pela umbro e o juiz pela reebok... Se a Nike escala jogos e jogadores convulsivos e altera calendário da seleção brasileira quiça ela patrocinando arbitros... Evitar a corrupção está tanto em não receber propinas como não aceitar as vantagens de "boa intenção" que podem ser vinculadas diretamente com a função que exercem... Qual seria mais vantojoso a umbro, a bandeirinha ou um clube campeao com a camiseta dela? Por outro lado a empresa se usasse de má-fé não poderia corromper logo de cara a bandeirinha? Por fim, de minha retórica chata, pelo menos, será que no fim do contrato colhidos os frutos e de olho em uma safra mais gorda, a bandeirinha aceitaria aumento de verba atrelado a aumento de obrigações? Apesar de não ser juiz de direito a arbitragem também necessita de aparência de isenção e equidade. Por isso acho errado, deveria ser a pratica proibida.

28/03/2007 17:22

[Davi Kikuchi]
Sim, vão surgir suspeitas de favorecimento. Principalmente da boca de técnicos após perder um jogo... Acho que é exagero, é o mesmo que dizer que dois times patrocinados por uma mesma empresa combinam os resultados de seus jogos. Credibilidade vem de caráter, não de imagem.

28/03/2007 17:16

[Bill]
Torero, incrível, como esse país é distorcido. Distorcido a ponto de desconfiarmos de alguma falcatrua num episódio desse, já pensou nisso? É o avesso do avesso do avesso, diria o Caetano. Fôssemos um povo que privasse pela honestidade, nunca iríamos ficar enxergando teorias conspiratórias em tudo. Mas já viu né? Somos brasileiros...Ah, e pra completar: a Ana Paula é muito gostosa.

28/03/2007 17:10

[Tiago]
Po, Torero, vc e Juca tão parecendo o MN, rei do merchan.... Isso é típico daquelas polêmicas fabricadas... É uma bandeira conhecida nacionalmente, pode expor a marca da empresa e busca uma nova fonte de renda (pq sobreviver d ser bandeira deve ser complicado). É xiita demais esse tipo de análise.. abs

28/03/2007 17:06

[Daniel da Rosa]
E ai, Torero, o que achou dos argumentos? Ainda é contra? Bom, um rapaz disse que certas profissões devem ser isentas, que quem julga tem que ser "imparcial". Eu não sei não, acho que não existe imparcialidade. O que pode existir é apego às regras e ao senso crítico, mas ninguém é imparcial em nada. Então, acho ilusório creditar à um patrocinador um possível atalho para algo que tem muito mais a ver com um desapego às leis do jogo. Quanto ao fato de ela usar a imagem: se é machismo ela usar a dela, é feminismo o Beckham ou o Kaká posarem e ganherem com isso? E, além disso, só homens se beneficiariam do uso da imagem dela? Acho um pouco sem fundamento este raciocínio. Gosto muito da Ana Paula e a acho muito bonita, mas, se ela fosse incompetente, jamais a admiraria [mesmo tendo errado - e pedido desculpas - contra meu Santos].

28/03/2007 16:21

RESPOSTA:
Ainda sou contra. No próximo jogo que ela apitar de Santos ou Atlético-PR, qualquer coisa que ela apite a favor destes clubes pode soar como favorecimento. Não basta ser honesto, há que parecer honesto.

[thiagoo]
xiita demais...

28/03/2007 16:16

[Luis]
é anti etico sem duvida,pois se errar a favor de algum time que a umbro é fabricante de materiais vai ficar feia a coisa,pra bela Ana Paula,além disso esse patorcinio pode fazer com que varios clubes vetem ela para bandeirar seus jogos,além de que a FIFA pode fazer cara feia

28/03/2007 15:57

[Thiago]
Tem problema sim. É que nem jornalista que vende espaço publicitário para uma empresa e depois não falam a noticia quando existe alguma irregularidade por trás. Fora o desconforto que irá gerar caso ocorra um erro. Será que não foi por isto que ela errou o impedimento do Santos, para dar uma despistada? (claro que isso não ocorreu, mas tem gente que inventa cada teoria maluca...). Se não fosse uma marca envolvida diretamente com o Futebol... seria outra história!

28/03/2007 15:40

[André Pontes]
A dúvida é cruel! A princípio me parece pernicioso... se a arbitragem já tem problemas sem esse possível problema, melhor evitar...

28/03/2007 15:32

[Fabio]
E quem patrocinava os arbitros dos anos 70/80 que afanavam descaradamente os pequenos em favor dos curintias e vasco e parmeras e outros grandes da vida? Deixa a menina ganhar um dinheirinho, sô.

28/03/2007 15:27

[Sifredo]
Acho um grande exagero seu. Acho mais provavel algum arbitro ou auxiliar favorecer o time que ele torce do que o time patrocinado por tal ou qual empresa. Mania de ver conspiração em tudo.

28/03/2007 15:21

RESPOSTA:
Até aqui, 17 acham que não há problema no patrocínio e 12 acham que há.

[Elcio]
xiita demais

28/03/2007 14:55

[Geraldo Milagre]
Acredito que quem tem por profissão julgar tem de ser isento. Não pode ter patrocinadores.

28/03/2007 14:52

[Fernando Monteiro]
Primeiro: árbitr@ e assistentes não tem que ficar dando entrevistas. Não tem que se expôr publicamente, a não ser, claro, durante os jogos. Isso, pelo que eu sei, é rxecomendação da Fifa. Segundo: A umbro estar patrocinando a "quarta melhor assistente do país" é evidentemente uma jogada mais em virtude de suas qualidades femininas, digamos assim, do que técnicas. É uma atitude tão machista qto daqueles que acham q mulher não tem que apitar. E a própria Ana Paula é conivente com isso, claro, ela provavelmente ganha mais com sua "imagem" do que com seu trabalho, afinal ela já posou em revista e tudo mais. Qto ao fato dela poder favorecer clubes de mesmo patrocínio, aí eu já acho que não. Na Inglaterra os juízes usam patrocínios (igual, inclusive, ao de outros clubes). Além disso o uniforme de arbitragem é cedido por acordo com uma empresa de material esportivos que tb tem contrato com outros clubes e ninguém nunca reclamou disso.

28/03/2007 14:47

[Marcio]
Concordo com vc Torero, simplesmente por ferir duas coisas, o suposto amadorismo do arbitro e sua imparcialidade. O arbitro, teoricamente, está lá porque gosta de apitar e assim nao tem nenhuma ligação financeira ou algo que fira a sua visão. Se vc começa a colocar patriocionio passa a ter um segundo interesse. E se a patricinadora, que te de o valor de algumas vezes seu salario, pedir para "tomar mais cuidado" com um grande clube pq pode ferir a marca? Fica complicado

28/03/2007 14:39

[luks2005]
a copa dos pesadelos ficou masssa torero. Mas ficaria melhor se tivesse a foto dos caras, para a egnte relembrar.

28/03/2007 14:38

[vikking]
Nada haver... se nao o ronaldo nao jogaria no milan, o robinho nao jogaria no real madrid, o kaka nao jograia pela selecao. ou jogos entre times da nike seriam empatados... e se nao me engano o arbitro italiano Collina tambem tinha patrocinio e isso nao o impedio de ser um dos melhores de sua epoca. abracos!!

28/03/2007 14:37

[Gustavo Esquive]
Acredito que, apesar de toda a credibilidade que a Ana Paula possui, vai sempre pairar aquela sombra de dúvida sobre algum erro por ela cometido, por menor que seja, a favor dos times que vestem Umbro. O que não podemos esquecer é que a Ana fechou o contrato mesmo após o polêmico SanSão em que anulou um gol claramente legal do Santos, time que veste Umbro, o que me faz acreditar na inexistênia de dolo em eventuais erros daqui pra frente, até porque como ela mesma diz, seu maior objetivo é a Copa de 2010.

28/03/2007 14:32

[Guima]
Acho que não tem nada de mais. Inclusive é um mais um incentivo à participação feminina no futebol.

28/03/2007 14:21

[Cézar]
sou xiita tb!mesmo que isso não exista ficará sempre uma suspeita de favorecimento e isso é errado!transparecia no futebol!sou seu fã nos livros torero! abraços

28/03/2007 14:06

[Leonardo Lago]
A chuteira do Ronaldo é Nike, mas ele joga no Milan, o qual é patrocinado pela Adidas. Nem por isso ele vai entregar o jogo quando estiver enfrentando Inter de Milão e Juventus (times com patrocínio da empresa americana). Se o fizer, estará se desvalorizando, tanto com o clube quanto com sua patrocinadora. Acho que o mesmo ocorre com a Ana Paula. Se ela começar a "errar" a favor de Santos, Atlético-PR e Figueirense, não será mais uma boa profissional, tampouco figurará entre os indicados para uma Copa do Mundo. Isso acarretará em sua desvalorização comercial, e não fará mais jus ao patrocínio.

28/03/2007 13:53

[Daniel da Rosa]
Acho que é tão perigoso quanto um clube, ao jogar com outro de mesmo patrocinador, tentar criar um resultado que seja de interesse de ambos. Ou tão perigoso quanto um jogador que usar uma chuteira de uma marca específica ter maior apreço por outro que vista uma chuteira de mesma marca. Se até bons amigos em times rivais por vezes se desentendem, não acho que uma árbitra séria e honesta vá deixar de apitar com seriedade e honestidade. Como já disseram por ai: não é um patrocinador que vai desvirtuar alguém. Se o árbitro não é honesto, ele vai procurar praticar suas desonestidades por qualquer caminho possível.

28/03/2007 13:07

[Núbia]
Não acho nada demais. A Ana Paula já se mostrou uma profissional de personalidade e acredito que não se influenciará por causa da marca que irá usar.

28/03/2007 12:59

[Anselmo]
Está sendo xiita. Colina era patrocinado pela Adidas e, além de ótimo profissional, na final da Copa do Mundo entre Brasil e Alemanha, patrocinados por Nike e Adidas respectivamente, não favoreceu os alemães em momento algum. Abraços, Anselmo.

28/03/2007 12:53

próximos › | mais antigos


Deixe seu comentário
 
Nome *
E-mail *
Cidade, Estado e País 
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000

Atenção: Conheça as regras de uso do blog.



[fechar a janela]