UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[wralves.bhz] [Contagem, MG]
Portal Uai. Minas. Domingo 16 de setembro de 2007 19:30. Tiroteio deixa dois mortos e dois feridos em BH Eduarda Salles - Portal Uai A Polícia Militar (PM), descartou o envolvimento de integrantes de torcidas organizadas no tiroteio que deixou dois mortos e dois feridos, na tarde deste domingo, em Belo Horizonte. De acordo com a PM, por volta das 14h, cinco homens armados invadiram um ônibus da linha 9402, quando o veículo passava pelo Parque Riachuelo, na Região Noroeste da capital. Os bandidos estariam procurando por Welbert Batista da Silva, de 22 anos, que foi atingido por seis tiros e morreu na hora. O jovem, morador da Pedreira Prado Lopes, na região Noroeste de BH, voltava do Hospital Odilon Behrens, onde estava internado desde a manhã, devido a leves escoriações. Segundo a PM, apesar de ter informado que havia sofrido uma queda de uma laje, Welbert teria se envolvido em uma briga, na noite anterior, e durante a fuga caiu da motocicleta. [incompleto porque não cabe]

16/09/2007 22:57

[arq.walter] [Santos SP]
Marcos Vinícius não esquenta. A grande mídia do Brasil ( Veja, Globo, Estadão)é assim mesmo. Conservadora e canalha. Ajudou a prolongar a ditadura, criou e elegeu o Collor, depois FHC e agora sacanei a Lula diariamente. Em nenhum momento falam das coisas boas e dos avanços do país. A ordem é meter o pau. Mas o que eu gostaria de perguntar ao Juca é o seguinte: A edição especial de Caros Amigos de agosto " Cuba sempre. A heróica ilha que poucos conhecem de perto ", tem como autores o reporter Sérgio Kalil e o fotógrafo Daniel Kfouri, que passaram dois meses em Cuba para fazerem a matéria. Sei que seu filho é reporter na ESPN, canal esportivo que é um oasis no deserto das mesas esportivas dos canais abertos. Esse Daniel é seu filho também ? Abraços.

16/09/2007 17:41

RESPOSTA:
É. O sítio dele está aí na coluna à direita, entre os que indico, "Fotos do Dan".

[PAULO CÉSAR] [SPFC/SÃO PAULO/SÃO PAULO/SÃO PAULO]
Juca, só um adendo, o capez CONTINUA sendo promotor, ele está apenas licenciado do cargo, quando deixar de ser deputado retorna ao MP.

16/09/2007 05:12

[mautodeschini] [USA]
A ditadura foi horrível. Mas o número de mortos pela ditadura é incomparavelmente menor ao que Cuba matou. Fato que o PT e a mídia brasileira sempre ignoram, deixam de lado, escondem, maliciosamente. Como se não tivesse importância. E ao menos naquela época o governo não fazia aliança com bandido...

16/09/2007 02:46

[Bob] [SP SP]
coitado do lamarca virou terrorista assasino ... a elite nao cansa ...

16/09/2007 01:42

[Bob] [SP SP ]
ele sempre tratou as torcidas como se fosse uma ditadura , nada muito novo para mim essa atitude

16/09/2007 01:41

[marcus vinicius] [belo horizonte-mg-Brasil]
Ué Juca: O fato do ex-promotor defender a ditadura militar brasileira não é surpresa nenhuma!!! O que é dificil de engolir é a mídia brasileira, à frente a revista VEJA, fazendo o jogo da direita, tentando iludir a opinião pública brasileira, criando e inventando mentiras para desestabilizar o país. Isso sim, que é grave, muito grave!!!! Saudações, Marcus Vinicius.

15/09/2007 23:16

[victorazzo] [Rio de Janeiro-RJ]
Não esqueçam aqueles que tentam sofismar sobre um regime autoritário que, caso não estivéssemos numa democracia, eles não poderiam estar à vontade falando o que pensam aqui. Aklém do mais, umas aulas de interpretação de texto não cairia mal. O Juca não julgou ninguém, apenas criticou um argumento altamente espantoso e preocupante. Não esqueçãm oqueo PSDB é fruto de políticos que lutaram contr a aditadura, como FHC, Serra, Covas, MOntoro...

15/09/2007 22:18

[victorazzo] [Rio de Janeiro, RJ]
Fico abismado com o grau de ignoräncia jurídica e semântica dos que criticam o Juca. Ele fez questão de não entrar no mérito da questão, se merece iu não ser pronovido o policial . O que não se pode admitir é alguém tentar legitimizar uma ditadura - SEJA DE DIREITA OU ESQUERA.Qualquer um indormado sabe que aquele governo militar foi fruto de um golpe,logo, independentemente dos motivos e apoios, não era legalmente constituído!!! O Juca não quis endeusar o Lamarca nem depreciar o capitão..É assustador que alguém tente usar argumentos pró ditaduora. Algum leitor disse sobre "democracia podre". Oras, podre não é a democracia, mas os homens que a fazem. Até pq alguém duvida que houve bandalheiras na ditadura. Basta ver que os grandes ditadores do mundo da história foram investigados ou condenados por corrupação - vide Pinochet, Strossner e o norte coreano que, confesso não me vem o nome.

15/09/2007 22:15

[PAULO CÉSAR] [SPFC/SÃO PAULO/SÃO PAULO/SÃO PAULO]
Como também é inaceitável, e não estou do lado do capez em anda, conceder indenizações milionárias às famílias de bandidos, terroristas e que tais, que se infiltraram numa suposta resistência ao governo tão-somente para matar e roubar. NÃO TEM QUE TER INDENIZAÇÃO PARA NINGUÉM.

15/09/2007 21:58

[b-damata] [Salvador, Bahia, Brasil]
Juca, concordocom você. Desculpa mas não dá pra ficar calado vendo tanta bobagem escrita por algumas pessoas aqui. Para quem está chamando Lamarca de assassino, basta lembrar que enquanto Guerrilheiro, Lamarca nunca chegou a matar uma pessoa sequer, visto que a guerrilha que ele organizou não chegou a entrar em atividade. Se algum dia ele matou alguém foi como soldado do exército Brasileiro nas tropas de Paz da ONU na guerra do Egito. Seja guerrilheiro ou pelo exército, soldado em guerra não pode ser considerado assassino se mata outro combatente, mas apenas se mata um civil. Em momento algum esteve em julgamento o tipo de governo que Lamarca quis implementar no Brasil, até pq a principal luta nunca foi a implantação do Comunismo, mas sim a derrubada da ditadura. Quanto à proposta do deputado, o mais patético é que se trate de um deputado do PSDB PAULISTA, que se diz um dos bastiões da democracia. O RESTO É IGNORÂNCIA DE QUEM NÃO CONHECE HISTÓRIA DO BRASIL.

15/09/2007 21:11

[FabianoFilho] [Rio Olímpico 2016]
aos idiotas que defendem a ditadura: quem eram terroristas? ou a tortura chapa branca que aconteciam nos poorões com militantes e filhos mães e pais não era terror? poder legalmente constituido não é a mesma coisa que poder legalmente conquistado!! nem legitimidade é a mesma coisa que legalidade. Se a anta que chamou lamarca de Terrorista ou de assassino, tiver menos de 40 anos eu acho que ele deve estudar mais, para entender que não est[ávamos emj um ambiente civil normal ( nem perto disto) se o cidadão tem mais de 40, deve se envergonhar cada vez que vota, pois defende uma ditadura que era contra o seu voto e derramou sangue para que ele não ocorresse. Erros ocorreram dos dois lados , mas esquecer a história não é direito de ninguem.

15/09/2007 21:05

[arnilha] [rio de janeiro]
Defender a luta armada também não deveria ser algo execrado? Che Guevara, cantado em prosa e verso tal qual o Marighela, não eram defensores da ditadura, na qual eles seriam opressores?

15/09/2007 20:27

[uwolf] [são paulo]
Inaceitável era o Brasil cair nas mãos do comunismo, causando alguns milhões de mortos. Assim como você pode defender o sr. Quartim de Moraes, qualquer um pode defender a ditadura.

15/09/2007 19:53

[ladispetras] [Araraquara (SP)]
Esse Capez como muitos outras pessoas, se utilizam de assuntos que facilmente levantam a mídia e depois se candidatam e ficam fazendo CÁCA'S.

15/09/2007 19:49

[alberto] [são paulo]
diga-se Juca que ele adorava aparecer quando acontecia uma tragédia entre as famigeradas torcidas uniformizadas

15/09/2007 17:43

[Claudio] [São Bernardo do Campo, SP, Brasil]
Na sua opinião é inaceitável defender a ditadura. Deve haver liberdade de opinião até para os que não querem esta podre democracia que temos hoje. Nem conheço o tal de alberto Mendes Júnior, porém se ele foi assassinado pelos terroristas deve sim ser promovido, pois é um herói do povo brasileiro.

15/09/2007 16:12

[rioverde] [São Paulo, SP]
Capez não é "ex-promotor", é promotor de justiça licenciado, que deverá voltar à ativa após o término de seu mandato legislativo. É altamente capacitado, tecnicamente dos melhores, e acho que foi infeliz na escolha das palavras, pois não era a "ditadura" que era legalmente constituída - e sim o governo que a caracterizava - mas para os melindrosos e eternos iludidos de esquerda, bastou para que o chamassem de repressor, direitista e outras baboseiras.

15/09/2007 13:33

[roberto_giannini] [São Paulo/SP]
Juca, O nível de desinformação, de falta de conhecimento da história do próprio país e das bobagens ditas nos comentários postados aqui só faz reforçar a visão de que sem educação esta país não irá a nenhum lugar. Parabéns pelo post. Alguns (pelo menos alguns) endenderam...

15/09/2007 11:28

[Teeve] [São Paulo]
Ditadura nenhuma merece defesa e o deputado foi infelícissimo na sua argumentação.Mas se o Lamarca recebeu promoção ( e ele era desertor, sim) me parece que o oficial da PM ( a principio, uma pessoa que simplesmente servia à sua instituição) merece o mesmo tratamento!

15/09/2007 11:10

[victoraas] [Curitiba/PR]
Fernando Capez do PSDB/PFL ? Só falta ele defender a privatização do STJD ? Esse é um aproveitador como todo direitista deste país.

15/09/2007 10:12

[celso] [sao paulo]
Juca Capez é mais um destes "isperrrrtos!"que usou o cargo publico, entrou numa questão polêmica,fez imagem, se elegeu e chegou onde queria.Ao relaxar ja começõu a fazer besteira e mostrar quem é.Isto esta lotado de gente no Brasil, o que eu chamaria de " nego que dá o pedal" na vida

15/09/2007 08:45

[k-rioca] [Rio de Janeiro]
Acredito que você não conheça a história do Capitão Alberto Mendes Junior para questionar a promoção dele. Este Oficial teve sua patrulha emboscada pelo desertor Carlos Lamarca, e vários de seus soldados feridos. Sendo o Capitão um homem digno, se ofereceu para ficar como refém em troca da libertação de seus soldados. Posteriormente, o Capitão, na condição de refém, foi assassinado com coronhadas na nuca por Lamarca, quando este desertor estava cercado e quis completar a sua fuga sem deixar rastros. Tal qual um sequestrador que mata o sequestrado depois de receber o valor do resgate, fugiu então Lamarca. Quem acha que o Capitão morreu em confronto com o desertor, dá a Lamarca uma justificativa mentirosa para o assassinato. Nesta última vez que leio um texto seu, Juca, recomendo que estude os fatos não futebolísticos antes de publicar e tomar partido, pois você já trabalha há muito tempo para não saber isto.

15/09/2007 07:26

RESPOSTA:
Acredito que você tenha dificuldade em entender um simples texto. Está bem claro que não entro no mérito da iniciativa.

[alfredopx] [SJC - SP]
Bom o senhor Capez, sempre achei que fosse membro de mesa redonda, mas dizem que era promotor..., gostaria de ter algo como um talk show ou programa infantil, do jeito que gosta de aparecer, bom a Xuxa ainda não parou, ele resolveu entrar show business, a política..., então como nesse país escandinavo, não temos problemas algum..., podem bolar essas comendas e promoções bizarras, além do que, ele resolveu fazer média, com a classe policial-militar, pois assim além da base corintiana ele tem mais esse pessoal para voôs mais longos...

15/09/2007 03:14

[eduardo.lorenzo] [http://eduardo.lorenzo.blog.uol.com.br/] [Salvador-BA]
Prezado Juca: Admiro tanto a vc quanto ao promotor Fernando Capez (por mais antagônico que isso seja), mas acho q nesse caso vc está só de implicância mesmo com o sujeito. Não se trata de "defender a ditatura" como vc quer fazer parecer pelo seu texto, mas apenas de reconhecer que na época da morte de Lamarca o governo ditatorial era, senão de direito, ao menos de fato o poder "legalmente" constituído. Talvez a expressão possa soar inadequada, talvez os mais sensíveis possam até se indignar (como vc o faz com todo o direito), mas daí a dizer q o sujeito tem a intenção de defender a ditatura são outros 500... Reveja. Um fraternal abraço.

15/09/2007 03:04

[expulsos.do.bar] [OurinhosSP]
Caro Juca, Promovê-lo seria menos injusto do que pagar pensão à família daquele ser repugnante chamado Carlos Lamarca,como foi aprovado este ano.Um absurdo um traidor da pátria e subversor da lei,ser tratado como mártir por alguns.Pouco se fala atualmente sobre todas as atitudes ditatoriais,e algumas até mais cruéis que as da nossa imunda ditadura militar,de guerrilheiros diante dos cidadãos na época... Em todo caso,a situação do Brasil de hoje,a impunidade...tem grande culpa nas leis feitas pós-ditadura,que,de modo correto,resguarda a Democracia como instituição,mas permite brechas aos corruptos de todo tipo...o que não necessariamente deveria ocorrer.

15/09/2007 02:25

[arquiduque61] [São Paulo, SP]
Juca, vamos parar com essa hipocrisia. A ditadura militar foi um poder legalmente constituído SIM, SENHOR !!! E mais, teve uma enorme legitimidade, tanto que a derrubada de João Goulart em 31 de março de 1964 foi feita sem que se disparasse um tiro sequer e com enorme apoio da sociedade brasileira que disse NÃO à implantação de um regime bolchevique-castrista no Brasil !!! O regime militar promoveu um fantástico crescimento econômico: praticamente tudo o que temos ainda hoje em matéria de infra-estrutura (telecomunicações, energia elétrica, siderurugia, extrativismo mineral, rodovias, portos e aeroportos) foram construídos neste período. E os tais governos democráticos que vieram depois não fizeram mais absolutamente nada em matéria de infra-estrutura, o que resultou nos divesos APAGÕES que estamos vendo e veremos dramaticamente ainda nos próximos 3 ou 4 anos !!! E a tal democracia, hein ??? DEU NO MENSALÃO E NO RENAN !!! Quer mais ???

15/09/2007 01:56

[rl.cavalcante] [Toquio, Japao]
[tonyusa55], voce acaba de ganhar uma viagem a Cuba.

15/09/2007 01:50

[Clidão /Fiori] [são paulo-sp-brasil]
Caro Juca, vc percebeu q. os chamados esquerdistas de ontem aq e lá, meteram a mão na grana do povo. Estes caras são assaltantes legalizados e enganadores do povão, É MOLE OU QUER MAIS.

15/09/2007 00:43

[tonyusa55] [boston/ma/usa]
Che Guevara e ate hoje um simbolo de libertacao da America e dos sonhos da juventude.E Lamarca e ate hoje o brasileiro que mais se aproximou destes anseios.Tivessem vcs uma parte da coragem e dos ideais que ele defendeu com a propria,como Guevara o fez.Talvez tivessemos um pais mais justo e desenvolvido.Como ja foi dito anteriormente:A historia nao fala dos covardes.E neste capitulo,a historia certamente nao falara de Carlos Lamarca.Descanse em paz,companheiro.Porem,nao nos esquecamos que a luta continua.

15/09/2007 00:27

[FABIO] [Sao Paulo, SP]
Juca, cf suas palavras, coitadinha de CUBA!!! "Isso dá discussão pra mais de metro, isso sim. Um poder que se legitima pelas armas ao derrubar um presidente eleito pelo povo, jamais será legal."

14/09/2007 23:57

[fanife] [São Paulo/SP]
Mais uma dessa figura.

14/09/2007 23:56

[Anísio FC] [São Paulo - SP]
O Capez sempre fez o que fez pra ser a bola da vez... Que o chutem! Alex Sotto

14/09/2007 23:42

[Anísio FC] [São Paulo - SP]
E o alexsimo citou: "A democracia dá direito às pessoas de defenderem até mesmo a ditadura. Nada mais democratico.", daí que é absolutamente válido o comentário do Juca sim ("é inaceitável a intenção de defender a ditadura"), pois numa ditadura não se permitia defesa de nada que não fosse ditadura, nem da democracia! Então quem defende ditadura está defendendo uma utopia, pois estivesse numa ditadutra não poderia defender nada!!! Anísio FC

14/09/2007 23:42

[lfblog] [Chapeco/sc iINTER CAMPEAO MUNDIAL]
mUITO PIOR QUE DEFENDER A DITADURA É PAGAR PENSão E INDENIZAção pros guerrilheros e sustentar OS "PERSEGUIDOS" LULAS DA VIDA. PELO amor de Deus, fora a ditadura e fora o PT ,vendilhão , que aprovou o A PERMANENCIA DO RENAN né seu JUCA

14/09/2007 22:01

[vanessaguido] [Brasil]
Mas que Alberto Mendes Júnior foi morto a coronhadas por Carlos Lamarca, isso foi!

14/09/2007 21:57

[Firmino] [Floripa/SC]
Vade Retro, tanto o capitão Alberto Mendes Jr quanto esse stalinista Carlos Lamarca. Um pró ditadura de direita e outro pró ditadura de esquerda. Agora,revoltante, é saber que os familiares de Lamarca vão mamar prá sempre nas tetas do governo e quem paga somos nós, os trouxas de sempre.

14/09/2007 21:42

[alan-davis] [SP/BRASIL]
Juca, já ouvia dizer que as intenções do Sr. Capez era cacifar-se para atingir através do voto uma cadeira na Assembléia. E agora, aparece com essa... Esse senhor não merece nosso respeito. A Asseembléia Legislativa do Estado de São Paulo é UMA PIADA.

14/09/2007 20:43

[BOB] [sp/sp]
Já que o assunto entrou aqui vamos esclarecer os fatos, para que isso não fique parecendo conversa de cachorro louco. O Capitão Lamarca, oficial do 4. RI de Quitaúna, em um primeiro momento ajudou a depor o governo constituído, no dia 31 de março de 1964. Saiu com o exército nas ruas. Se fosse contrário ao movimento teria desertado e não continuado no exercito. Tempos depois traiu a confiança dos seus colegas, superiores e subalternos, fugindo com armas e munições. Ou seja se inseriu na história primeiro como traidor depois.... . Se escondeu no Vale do Ribeira de onde comandava um grupo de guerrilheiros, que assaltava e matava pelas ruas de S. Paulo. Foi caçado pela Oban (Operação Bandeirantes) e em um dos confrontos aprisionou o Capitão Mendes Jr e outros soldados e os executou sem dó, nem piedade. Nada mais justa a atitude do Capez, aquem também refuto como um oportunista, que usou o esporte para ser deputado. Este é um relato histórico sem optar por lado algum.

14/09/2007 20:35

[wzb77] [Porto Aegre , Rs , Br]
Interessante o que a politica e as convicções fazem com as pessoas. Tive a oportunidade de ser soldado do Tenente Lamarca na PE de Porto Algre em 1964 , antes de sua promoção à Capitão e transferência para São Paulo . Era uma pessoa extremamente gentil e amiga que passava muito tempo batendo papo com os seus subordinados, sem nunca ter falado em politica e muito menos em guerrilhas. Conheci seus filhos e a sua esposa que muitas vezes iam ao nosso quartel visitá-lo . Realmente o mundo dá muitas voltas.

14/09/2007 20:30

[Will Adjei] [Rio de Janeiro]
[Ricardo e Carol] [Brasil], Lamarca era corajoso mesmo!!Sequestrava, assaltava e assassinava quem se interpunha em seu caminho.

14/09/2007 20:27

[cbg80] [Conrado] [Mogi-Guaçu]
Lamarca lutando pelo restabelecimento da legalidade. Acredita quem quiser.

14/09/2007 20:11

[João Sérgio] [Cataguases/MG]
Defender a ditadura militar como poder legalment constituído é uma das maiores sandices possíveis

14/09/2007 19:48

[golfvr6] [Lavras. Minas Gerais]
Não defendo ditadura militar, mas tão inaceitável quanto a defesa do deputado, é que um terrorista como foi Lamarca, que tentou transformar o brasil em Cuba tenha sido promovido no exército.

14/09/2007 19:42

[Ricardo e Carol] [Brasil]
Realmente é inadmissível, para dizer o mínimo, que aquele regime constituiu um poder legalmente instituído. E para responder ao Leandro, Lamarca não foi um assassino, mas um daqueles que teve a coragem de se opor a um regime iníquo.

14/09/2007 19:18

[spinnaker] [s]
Defesa da ditadura, nunca. Mas a promoção é justa.Mais justa do que a de Lamarca

14/09/2007 19:18

[donizetehonorio] [Taguatinga-DF-BR]
Juca, essa parte de história nacional causa mal-estar até hoje quando alguém menciona. O Brasil e o brasileiro não tem o sangue quente latino. Somos o povo do "jeitinho". Fomos o único país que se fez independente na base do grito à beira de um riacho. Acho que tem muito folclore em volta desta mal-fadada época que jamais deverá retornar ao país. Ainda não sabemos conviver com o contraditório. Vide o massacre enfurecido da mídia (que se julga o 4º poder) sobre pessoas que entram em sua mira. Para relembrar: o fuzilamento moral do japonês proprietário de uma escola em São Paulo, o linchamento político do ex-ministro da saúde Alceni Guerra (hoje, deputado federal) e tantos outros casos esquecidos no tempo. Daquele período já ouví pérolas como a fuga do Jô Soares para a Bolívia sem jamais ter sido incomodado pelos militares (puro medo) ou, o Genoíno que é acusado até hoje nos porões de "dedurar" esquerdistas lá na guerrilha do Araguaia. Eu heim, sei lá...

14/09/2007 19:13

[alexsimo] [SP]
Juca, democracia é isso. Não concordo com o que você escreveu "é inaceitável a intenção de defender a ditadura". A democracia dá direito às pessoas de defenderem até mesmo a ditadura. Nada mais democratico.

14/09/2007 19:07

[srvaughan] [São Paulo]
Juca, que a ditadura tenha sido um pesadelo para o país, isso é incontestável. Mas qualquer um que tenha o mínimo conhecimento JURÍDICO sabe que a ditadura militar de 64 era sim o poder legalmente constituído. E isso é constatação científica, não contém nenhuma valoração.

14/09/2007 18:48

RESPOSTA:
Isso dá discussão pra mais de metro, isso sim. Um poder que se legitima pelas armas ao derrubar um presidente eleito pelo povo, jamais será legal.

[dupuy] [Salvador]
Defesa da ditadura é realmente terrível... Mas não vi nenhum comentário aqui no blog sobre a promoção de Lamarca, desertor do exército, terrorista assassino, comunista, que visava implantar uma ditadura comunista no Brasil. Tirando pelos exemplos históricos (Cuba, URSS e China), ainda bem que ele não conseguiu, posto que se ele tivesse logrado êxito, além dos milhões de cadáveres de opositores, provavelmente, eu não poderia escrever nesse blog. Viva a democracia! Viva a liberdade de imprensa e de manifestação de pensamento como um todo!

14/09/2007 18:46

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]