UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[spfc4ever] [SP]
Pode fazer diferença, mas jogar no calor de 40ºC de muitos lugares do Brasil também faz. Essa história da altitude só voltou com tanta força a tona depois que os fresquinhos do Flamengo ficaram chorando na Bolívia contra o Potosí. O glorioso SPFC, sempre jogou na altitude e nunca ficou chorando na FIFA!!!

28/10/2007 01:53

[João Carlos] [Curitiba]
Bah, como tem gente entendida sobre altitude aqui. Devem ser todos médicos, fisiologistas, preparadores físicos e afins. Vivo em Curitiba, 950 m acima do nível do mar, e cada vez que vou prá praia me dá uma soneira. Ah! Ah! Fora que tenho que ficar soprando ar com os dedos trancando o nariz e boca fechada prá desentupir os ouvidos, quando desço. É isso que eu sei de altitude. No avião também há de se soprar para igualar pressões no canal auricular. Porém se há entendidos que falam que jogar em altitudes acima de 2.000 m é prejudicial, então deve ser. Há, é óbvio, pessoas que não sentem. Mas pelo jeito a regra é que a maioria sente. Jogar sob altas temperaturas não acontece apenas no Brasil. O verão no hemisfério norte é quente pacas. OK que Islândia tem muitos meses frios e um pouquinho de verão, mas países como Alemanha tem verão sim e quente. Basta ler um pouco sobre as ondas de calor na Europa. O inverno deles é que é muito mais rigoroso que o nosso. A Latitude explica.

27/10/2007 23:34

[haguia] [brasilia]
Lembro que em 1994 o Brasil perdeu pra Bolivia na altitude e quando veio jogar no nível do mar, deu uma lavada de 6 a 0 nos bolivianos. Ou seja, altitude faz muita diferença e já está provado.

27/10/2007 22:40

[braz odorico] [florianópolis sc ]
Juca ; mesmo antes de você se manifestar (se é que faria isto ) o teu próprio jornal veio ao encontro da minha tese – calor, e não só a altitude ,como aqui no Brasil se apregoa- é empecilio sim para a pratica do bom futebol.A direção técnica dos merengues da Vila Sonia abriu o bico antes de sofrer os seus efeitos deletérios(dele calor).Gostaria que você trousesse este asunto à discussão na próxima 2feira no Linha de Passe.Obrigado.

27/10/2007 22:08

[nandorm] [São José dos Campos - SP - Brasil]
Bom acredito que o Brasl pode jogar a 10 mil metros acima do nível do mar que vence o Peru! Acho que jogar em Arequipa, Cuzco, Bogotá e La Paz é totalmente possível! Juca você deveria mencionar jogos com calor acima de 35 graus qu prejudicam muito mais os jogadores! Por exemplo, na Copa de 94 jogos ao meio-dia que mataram os times europeu, sobretudo a Alemanha! Isso não é prejudicial? Fernando R. de Mendonça- São José dos Campos - SP

27/10/2007 18:14

[Fabio] [São Paulo]
Agora temos leitores que se ofendem quando alguém diz "péssimo PSDB"... Era só o que faltava. Aqui é um espaço democrático e todos tem direito de se manifestar sobre suas opções políticas. Quando um simpatizante do PSDB quer limitar isso, é sinal de que não é uma pessoa democrática. Maquina arrecadadora, lembro o fã do FHC, que começou no Governo dos seus idolos tucanos. E alguém já esqueceu as taxas de juros dos bicudos? mais de 40% ao ano.

27/10/2007 13:25

[LEONIDAS] [SAMPA]
Já mergulhei a 60 metros no fundo do mar e posso dizer que existe uma outra tabela para mergulhar nos lagos das montanhas do Peru, e nosso coração trabalha muito mais rápido nessas altitudes porque o bombeamento do sangue sofre muito menos resistência. Obviamente, embora o sangue seja bombeado mais rápido, falta oxigênio no cérebro. O mesmo efeito que temos ao mergulhar. Ou seja, se existem para os mergulhadores, deveria haver restrições para quem joga uma partida de futebol!

27/10/2007 13:19

[Paulo] [Brasília - DF]
Engraçado citarem tanto a altitude. E a FIFA diz que quer garantir a integridade física dos atletas. Na Copa dos EUA teve jogo às 12 horas, na Europa se joga na neve (lembra de Bayern X Cruzeiro ?), acho incorreto tirar a vantagem que a equipe local teria. Devem começar a vetar jogos em Manaus, Belém, no verão carioca... jogos às 16 horas no nosso horário de verão...

27/10/2007 13:15

[celso] [Sampa]
Nada a ver com o Peru, mas pelo menos a língua espanhola me remete a um tema que o proprietário do BLOG haverá de lembrar. Entusiasta da Espanha, nao se cansa de citar Barcelona, como exemplo de cidade. Além do que já escreveu aqui, nest espaço, que a saída para o Brasil era Cumbica e Galeão, gostaria de saber a opinião de JK sobre o espancamento de uma equatoriana num metro madrilenho , por um xenófobo. (As imagnes são chocantes) que talvez tenha parente aqui no Brasil. Fui ironizado, e ridicularizado, por blogueiros, quando disse que preferia me submeter a violência do meu país e lutar para que ela diminuisse, há ter que ser um pária num país estrangeiro, como foi Jean Charles de Menezes.

26/10/2007 23:02

[braz odorico] [florianopolis sc]
Juca: definitivamente, não é frescura considerar a altitude como obstáculo à pratica de futebol, Mas da mesma forma não é frescura não considerar o calor como um belo empecílio também; qualquer manual de fisiologia para iniciados (você deveria ser um deles) ensina que há sob o efeito do calor uma formidável espoliação de sais e de proteínas .Se assim não fosse, os heróis não fariam uso constante de gatorade (propaganda grátis), e freqüentemente não veríamos jogando água nos espectadores, os nossos bravos bombeiros. Realmente o calor também é um baita obstáculo! Talvez para os arautos e comentaristas que se refestelam em salas refrigeradas e fornidas de guloseimas , isto não se faz sentir. Mas o calor ambiente dos nossos fornos de cimento (belas arapucas esportivas),vai de 40 a 49 graus centigrados,Menos n’é Juca!

26/10/2007 20:28

[Alex] [Blumenau / SC]
quando umjogador morre em campo de ataque cardiaco inguem fala q eh por causa do calor. Eh obvio q pode nao ser msm, Em chicago morreu um na maratona ataque fulminante e os jornais falaram com tds a letras FOI POR CAUSA DO CALOR alem dessa morte foram mais d 50 atendidos no hospital e maratona cancelada. entao meu amigo, nao vamos mais jogar em temperaturas elevadas tbm, pois todos sabemos q TAMBEM eh um serio risco a saude. Ah mais dai pode ne? Essa palhacada toda so ocorre pelo simples fato do brasil ter representacao forte na fifa. Como fica o campeonato boliviano? nao existe times a niel do mar nao ne? eles nao sobem a altitude? ah taaaa...nao sao brasileiros q tao jogando msm entao deixa pra la. Lembrando Qulquer tipo de esforco fisico exagerado pode levar serios riscos a saude seja no sol ou na altitude e outra Qual time leva mais vantagem quando joga no frio desgracado de caxias do sul? America-RN ou Juventude? so isso ja explica por que o peru ter 2 times abracos

26/10/2007 19:26

[victoraas] [Curitiba/PR]
Vocês da imprensa que mimam o R.Ceni , porque não falam do mau hábito dele de se ajoelhar quando toma gol, nem tenta pular na bola. Se fosse o Doni, ahhhhh.

26/10/2007 18:55

[victoraas] [Curitiba/PR]
Ah Juca Golpe é a choradeira são paulina. Sempre tem uma justificativa para as derrotas. Abraços

26/10/2007 18:47

[imperano] [SP]
Juca!! A bolivia tem sua capital, La Paz, localizada nos Andes... Nesses países pequenos, o país inteiro gira enm torno da capital... Você não pode forçar o time de futebol do país ir jogar longe de sua sede por causa da altitude... Nós brasileiros, vivemos (pelo menos em sua maioria) abaixo de 1000 metros e queremos que os outros países se adequem a isso e joguem no nosso padrão... e se os países andinos reclamarem na FIFA que eles não querem mais jogar abaixo dos 2000m, que não está no padrão deles... nós não somos o centro do mundo... Eles tem a vida deles NORMAL na altitude, e nós temos a nossa vida NORMAL aqui... OBS: No caso do Peru é sacanagem dos caras mesmo... mas não pode generalizar para a seleção da bolívia, equador e times da libertadores...

26/10/2007 18:29

[rmmeves] [DF, Mexico ,México]
Falo por experiencia própria, sou daquelas pessoas que faz esporte diariamente, e nao é corridinha em esteira, ou caminhada do parque, estou falando de nadar 3000 mts, pedalar 50 Km, e jogar futebol duas vezes por semana na Liga do America do Mexico ( como muitos brasileiros sou fanatico por esporte, e tenho que fazer algum exercicio fisico diariamente), tudo isso para explicar que quando cheguei aqui no Mexico para viver, logo entrei em uma equipe de Brasileiros que adoram jogar bola ( BIFC - Brasil Interlomas Futebol Clube), e nao é que logo no primeiro final de semana tinha um jogo contra uma equipe de PUEBLA( so um detalhe equipe de Mexicanos de Puebla com o uniforme do SPFC). Estava bem preocupado porque Puebla esta a 2500 metros aproximadamente, e no Brasil sempre teve essa lenda da altitude, e o tempo foi passando , passando e nada. Quer saber Juca acho que mais do que 3000 metros da para prejudicar um pouco, mas fora isso é muita choradeira e desculpa para maus resultados.

26/10/2007 18:22

[SergioSikeira] [Salvador]
Não entro nesta discussão por ser leigo no assunto, mas o [sancho.brasil] [Porto Alegre, RS] levantou um ponto interessante. Desde que existem campeonatos peruano, colombiano e equatoriano, os times de cidades ao nível do mar convivem com o problema quando têm de subir a serra. Devem ser dezenas de jogos por ano. Será que eles conhecem algum jeito especial de resolver o problema, ou também vivem reclamando? Já morreu alguém? Os times da cordilheira sempre ganham seus jogos em casa? Se alguém souber a resposta...

26/10/2007 17:45

[cottonboy] [rj]
[Paulo] [Rio de Janeiro - RJ] vou te amarrar as pernas e os braços e te por no jogo... quer ver vc dar pelo menos um chute assim... mas quem eh bom joga de qualquer modo, não é?

26/10/2007 15:57

[Magaum_] [Natal-RN]
Juca lembro muito bem quando vc comentou um jogo do Flamengo na altitude (não lembro qual país), mas infelizmente o povo não lembra do seu ponto de vista. E uma sugestão minha, da próxima vez que for falar sobre altitude peça para algum especialista lhe ajudar, pq o fato é, o povo brasileiro é muito cabeça dura para saber o que se passa em outras situações, e para eles é necessário ver pra crer. Enquanto isso nos sabemos que a altitude aumenta a velocidade da bola, ocorre a diminuição da oxigenação dos jogadores provocando cansasso, diminuição na oxigenação no cérebro provocando dificuldade para raciocínios rápidos, entre outros fatores. Mas quem quiser ter certeza disso que va em algum pico e tente jogar bola lá.

26/10/2007 15:41

[pedro] [recife]
Faz parte do folclore do futebol jogar na altitude e perder por causa disso. Se os jogos contra a Bolívia não forem em La Paz, perderão toda a graça. Cortar a altitude é cortar uma parte da própria alma da Bolívia.

26/10/2007 15:35

[Paulo Favero] [http://cidadedofutebol.uol.com.br/Cidade07/Site/Artigo/Materia.aspx?idartigo=6150] [São Paulo]
Caro Juca Numa boa, mas reclamar da altitude como arma é o mesmo que dizer que os estádios têm de ser neutros, o clima neutro (se é que isso existe, pois sempre olharemos de certo ponto de vista) etc... Aí já não seria mais futebol. O Peru não tá pedindo para jogar na Antártida, tá pedindo apenas para usar de sede uma localidade que já joga futebol há décadas. Nada de anormal nisso. Certa vez escrevi para o Cidade do Futebol sobre isso (o link está acima). Mas pode apostar que a decisão não é médica e sim, política.

26/10/2007 15:10

[glauco_peres] [cambridge, MA]
Agora, eu me assustei. Como o pessoal nao entendeu as suas ironias? Ainda ficam cobrando coerencia??? Nossa! Isso realmente me assusta. Ainda mais se considerarmos que usuarios de internet apresentam nivel de educacao mais elevado que a media da populacao... Tenebroso! Indo ao ponto, Juca, to contigo e nao abro. Claro que faz diferenca! Eu nem sei como as pessoas ainda discutem. Outros podem ter razao de dizer que colocar os Filandeses para jogar no calorzao de Manaus tem o mesmo feito (e talvez tenha algo parecido), mas isso nao diminui os efeitos da altitude. Nem deveria haver mais discussao sobre isso... Abs

26/10/2007 15:02

[lucasgoncalves] [Brasília - DF]
Juca o Peru pode colocar os dois times juntos contra o Brasil que msm assim eles perdem.

26/10/2007 15:02

[dubielao] [São Paulo, SP, Brasil]
Na praia, joga-se futebol de areia. No ginásio, joga-se futebol de salão. Na lanchonete, joga-se futebol de pebolim... Será que não está na hora de criar o futebol alpinista? Pelo menos assim os andinos teriam com quem jogar bola, já que a maioria que joga futebol de campo não curte a altitude deles...

26/10/2007 14:45

[antonioetevaldo] [São Paulo]
Juca, o Peru querer jogar na altitude é uma sacanagem, pois tem totais condições de jogar em cidades que não tem esse problema, inclusive sua capital. Porém não se pode negar o direito da Bolivia jogar na altitude, pois ela não tem as mesmas opções que o Peru tem, acho que quando a capital do país fica em grandes altitudes, esse deve ter o direito de mandar seus jogos lá, ou então a FIFA e os que acham que não se pode jogar nessas circunstâncias mudem as capitais desses países, simples.

26/10/2007 14:39

[Alexandre Platt] [Juca] [Belem/Pa/Brasil]
Juca: qualquer dia destes marca uma "pelada" com os seus blogueiros a 2.500 metros e depois me conta o que aconteceu Saudações

26/10/2007 13:42

[,geraldo c. araujo] [niteroi-rj-brasil]
O Peru está parecendo a seleção brasileira de 1966, que tinha quatro times convocados, e acabou num cano deslumbrante. Do mesmo jeito, e acrescido do material humano de que dispõe, o Peru corre o risco de tomar dois chocolates em ambos os compromissos.

26/10/2007 13:32

[LEONIDAS] [SAMPA]
O futebol hoje em dia anda tão igual que não faz diferênça onde jogue e como jogue, tudo anda uma grande porcaria.

26/10/2007 13:28

[carlos_rodrigues] [RJ]
Juka na boa, altitude pra jogador é frescura mesmo, agora pra nós simples mortais não ! Vamos ao fato: O jogador tem a sua disposição: 1. para deslocamento Avião/avião/avião. 2.Nutricionista; 3. Médico; 4. Massagista; 5. cozinheiro Com tudo isso a disposição, então tire suas conclusões. Agora pra nós simples mortais é: onibus, van, depois vem avião; as demais só através do SUS... Um pedido: Dê uma chance para o irado Felipe postar aqui, quem sabe, agora ele acerta o texto ! Saudações tricolores das laranjeiras.

26/10/2007 13:16

[wilson_mosca] [SP]
De novo esse papinho??? O Brasil quer fazer de Belém sede de Copa do Mundo, as Olimpíadas de pequim serão disputadas a 37 graus com 90% de umidade... daí pode???

26/10/2007 13:15

[imperano] [SP]
Quer dizer então que o PERU queria SUBIR pra ficar MAIS DURO o jogo???

26/10/2007 13:03

[hmoretti] [www.fanaticosporcopa.blogspot.com] [São Paulo]
Juca, respeito muito suas opiniões, mas me permita discordar. O futebol é um esporte democrático e tem de ser jogado em qualque lugar. Se não fosse assim, a cidade de Potosí não poderia ter um clube de futebol? Mas por que não? E quando o Brasil utiliza de vantagens como o do calor, como que fica? E quando a Islândia veio jogar no Nordeste do país, não foi prejudicada também? Gostei muito da forma com que o Muricy tratou a altitude: existe, atrapalha, mas não pode ser justificativa de um vexame, como foi o da seleção contra a Colômbia, com aquela apatia enorme. Além do que, é bom frisar, estamos falando de 2600 metros, e não dos 4000 de Potosí.

26/10/2007 12:53

[RDS] [SP]
Juca, não entendi e não concordo com sua colocação à resposta dada a um dos leitores: "péssimo PSDB"? Alguém que dá espaço a um "pseudo-escritor infanto juvenil" com laços estreitos com o PT e sua, como poderíamos dizer, cúpula arrecadadora de dinheiro público, nunca poderia se referiri ao PSDB desta forma. Um grande abraço

26/10/2007 12:43

[marilio] [Belo Horizonte]
Pô, eu também estava fazendo ironias..... ou não posso? Desculpo-me pelo "mais PSDB impossível". Se você sentiu-se ofendido, tem toda razão. Saudações.

26/10/2007 11:45

[sancho.brasil] [Porto Alegre, RS]
Chamar o Juca de PSDB foi um dos comentários de leitor mais engraçados que já li neste blogue...

26/10/2007 11:26

[Eduardo Bassani] [Brasília-DF]
Nossa, como tem gente que precisa voltar às aulas de interpretação de texto aqui.

26/10/2007 11:21

[danielsmartins] [Belo Horizonte/MG]
Sinceramente não consigo entender essa sua cruzada contra jogos na altitude! Devia-se, também, fazer uma cruzada contra jogadores que se preparam mal fisicamente e, por isso, não conseguem jogar na altitude, no calor, etc.. Devia-se, ainda, fazer uma cruzada contra jogos às 16:00 hs quando estivessemos no horário de verão, afinal de contas jogar com um sol de 15:00 hs é por demais desrespeitoso com os sofridos atletas da bola. Mais, devia-se fazer sempre uma cruzada contra jogos às 21:50 hs, afinal de contas os jogadores não podem dormir muito tarde, sob pena de terem a saúde prejudica. Enfim, se fossemos abrir uma cruzada para tudo que há de ruim não teriamos tempo para saborear o que há de bom.

26/10/2007 11:18

[rodrigocsamarques] [Petropolis-RJ]
BOB] [sp/sp]Colega, as altitudes que os maratonistas treinam, estão na faixa dos 800m e não a mais de 2000m...

26/10/2007 10:52

[giovani.kemper] [Blumenau]
Juca, pega leve com os seus leitores, hehehehhe Concordo com você a respeito da Altitude, pena a Fifa ceder a pressões Politicas.

26/10/2007 10:48

[Negão Floripa] [floripa]
Pô Juca, para de ficar dando explicações do texto pra essa galera, tá certo que o país tem uma educação latimável, mas é de cada um aprimorar sua leitura, e interpretação de texto!!! Não sou nenhum professor de língua portuguesa, mas posso dizer que sua irônia foi tranquilamente percebida. Gostaria que pedir uma gentileza pra galera que tem dificuldades na leitura... DESLIGA A TELEVISÃO, E VAI LER UM LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

26/10/2007 10:39

[PINK FLOYD WATERS] [SP]
Gostaria de entender, dois pêsos duas medidas. O Ronaldo já deu espetáculo na neve com a Inter, os jogos no nordeste mesmo em um calor escaldante são ótimos de se assistir, todos em lugares não muito confortáveis, sem ar-condicionado estádio fechado, mas prazerosos. O Sr. vem com essa estorinha de vetar jogos na altitude, daqui a pouco a sua posição em relação aos jogos será VÍDEO CONFERÊNCIA. Abraços Juca.

26/10/2007 10:36

[PINK FLOYD WATERS] [SP]
Gostaria de entender, dois pêsos duas medidas. O Ronaldo já deu espetáculo na neve com a Inter, os jogos no nordeste mesmo em um calor escaldante são ótimos de se assistir, todos em lugares não muito confortáveis, sem ar-condicionado estádio fechado, mas prazerosos. O Sr. vem com essa estorinha de vetar jogos na altitude, daqui a pouco a sua posição em relação aos jogos será VÍDEO CONFERÊNCIA. Abraços Juca.

26/10/2007 10:35

[custodiaconceicao] [paraúna-goiás-brasil]
meu caro juca urgentíssimo você que é um jornalista que divulga tudo no seu blog divulge isto o mais rápido possível pois a informação é esta a toda poderosa CBF não pagou até hoje as meninas do futebol nem o Pan e o mundial na China, divulge isto o mais rápido possível.urgente.

26/10/2007 10:21

[Rodrigo Leme] [www.silentinsanity.wordpress.com] [São Paulo / SP]
Lá vem o Juca tentando controlar de novo a mãe natureza. Juca, pq vc não porpõe jogos apenas em localidades com temperatura média inferior a 28o? Com umidade relativa menor que 52%? Pelo menos uma coisa boa sairia disso: o brasil não seria sede de copa do mundo. Mas a gente se delicia qdo o europeu vem jogar aqui no calorão, até põe jogos em locais e horários que os prejudicam mais. Aqui td pode, aqui td é lindo. Usar o calor tropical no finlandês sim é arma dos que têm futebol.

26/10/2007 10:14

[djacko] [Faxinal-RP]
Então, mas eu li e reli o artigo e o que realmente fica de impressão é de que é feito ironia sim, mas ao inverso do que você realmente esperava dizer. Inclusive, várias pessoas leram e tiveram a mesma impressão.

26/10/2007 10:00

[celso] [sao paulo]
Juca antigamente quando estes paises andinos tinham equipes pífias a altitude não era problema.Com o passar dos anos, o intercambio mundial de jogadores, tv em tempo real, tecnicos estrangeiros a diferença se estreitou. Que a altitude atrapalha os times de regiões topograficamente ate os 1000m atraálha nem precisamos discutir.Porem precisamos tambem refletir de que estes times jogam melhor. Nem tanto ao mar nem tanto a altitude!!!!

26/10/2007 09:55

[marilio] [Belo Horizonte]
Sinceramente, não consigo entender o Juca. No blog de 24/10 ele disse que altitude é frescura. Hoje ele muda completamente de opinião e afirma, com outras palavras, que a altitude é um fator preponderante no esporte. Putz, que cara volúvel... mais PSDB impossível. Saudações.

26/10/2007 09:52

RESPOSTA:
Sinceramente não consigo entender como você não foi capaz de entender uma ironia, ainda mais sendo assíduo leitor deste blog e, portanto, conhecedor de minha posição a respeito. Como não tenho nada a ver com o péssimo PSDB, talvez o problema seja de outra sigla, o QI.

[mib1] [João Pessoa]
Juca, com certeza sabemos dos efeitos da altitude, mas acredito que seja um direito do time da casa escolher o mando de jogo. Quando se fala em jogar na altitude pra mim soa como jogar em La Bombonera, algo díficil mas que encanta pela dificuldade do desafio. Eu permaneceria com os jogos na altitude.

26/10/2007 09:51

[Paulo] [Rio de Janeiro - RJ]
Altitude é frescura. Quem é bom joga em qualquer lugar.

26/10/2007 09:50

[Alex Nobre Ribeiro] [São Paulo]
Juca, Eu nunca vi nenhum especialista contestar os efeitos que a altitude tem no desempenho dos atletas que não estão acostumados a mesma. Todas as opiniões que eu vi, estão de acordo com a sua. Existe alguma opinião ou argumento que mereça crédito que diga o contrário? Algum fisiologista ou pesquisa que conteste isso por exemplo?

26/10/2007 09:46

[BOB] [sp/sp]
Tudo bem que quanto mais velho a gente fica mais teimoso também. Mas chama a atenção a postura dos decanos da imprensa esportiva na defesa das suas teses. De um lado vemos o Helena Jr. criticando semparar o São Paulo pelo 3x5x2 e colocando o Robinho como o novo Pelé e de outro o Juca Kfouri esbravejando contra quem entende que a altitude (até certo nível) não prejudica o desempenho dois atletas. Chegam a ficar bravos, ironizar e agora na época dos blogs a censurar. Mas tudo bem. A grande verdade é que o Brasil em sua trajetória nas eliminatórias sulamericanas sempre ganhou de todo mundo embaixo e em cima. A grande desculpa, chamada altitude, começou a partir de uma derrota, para a Bolívia em La Paz, num jogo em que o Parreira armou mal a equipe e o Tafarel cengoliu um frango incrivel. O resto sim é folclore. Ah não se esquecer que nossos melhores maratonistas passam meses treinando nas alturas para melhorar seus desempenhos. E apesar de correr muito lá nehum morreu até hoje.

26/10/2007 09:45

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]