UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[ea-fidelis] [BH - MG]
Sou completamente favoravel ao chip na bola. Só não entendo e não me conformo em porque vai se usar a tecnologia para se elucidar um item onde a dúvida aparece em um percentual infímo. Acho desnecessário uma pesquisa para se ter uma estatística de quantos lances duvidosos ocorreram. Acredito que os velhinhos da FIFA ainda estão com o lance da Inglaterra na cabeça. Eles ficam relembrando os jogos do passado e fecham os olhos para os erros crassos que acontecem no presente. Que tal melhorar as arbitragens criando um orgão independente? Que tal acabar com o impedimento? Que por sinal é a melhor arma para se manipular um resultado e jpa está cientificamente provado que auxiliar nenhum tem condições de afirmar que em alguns lance há ou não o impedimento. Que tal limitar o número de faltas? Só para começar acho, que o número de 30 faltas por equipe seria interessante. Passado este limite: tiro livre indireto. Boas idéias são várias. Difícil é ouvir que o interessante é a dúvida.

16/12/2007 21:42

[MADRUGA] [Campinas/SP]
Menos roubo contra o meu Bugrão em favor dos "grandes"! Está aprovado!

16/12/2007 12:04

[Tri Mundial] [Jundiaí-SP]
Pra mim não fará falta nenhuma a discussão pós-jogo sobre se a bola entrou ou não. O que eu gosto de discutir depois do jogo é sobre uma jogada de craque, um lindo gol, ou mesmo um gol feio, a tática aplicada, as substituições do técnico, a raça dos jogadores, o apoio que a torcida deu ou não, uma expulsão, um penalti. Agora, um juiz validar um gol em que a bola não entrou ou anular um gol em que a bola entrou é injustiça demais. É bom discutir quando é com o time dos outros. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. BOLA COM CHIP JÁ!!!

16/12/2007 02:09

[cirolam] [SP SP]
Com o chip, esse blog vai pro saco.

16/12/2007 00:56

[lcvmarley] [Varginha]
O texto já começa com incoerência. Como pode não ter cupla uma pessoa que prega a estagnação à modernidade? Inteligente é quem provoca a dúvida?? Ora, não me façam rir... Onde está a inteligência de alguém que afirma firmemente ter visto um gol que não foi? É inadmissível um árbitro anular um gol de um jogador que trabalha duro pra ser campeão, consegue o seu objetivo, e acaba frustrado pela incompetência ou propina recebida dos fortes para compactuar com seus interesses.

16/12/2007 00:45

[paulokpiedade] [BLOG DO PAULOFILÉ] [Americana/SP - BRASIL]
Olá Galera! Legal dar "uma geral" nos comentários... como já ressaltado em um deles, a maioria inteligentes, e, isto é muito bom! Mas, quanto ao assunto, prefiro a polêmica. Podem me chamar de velho, antiquado, quadrado, e quantos outros "ados" quiserem... Não abro mão da dúvida! O que nós vamos discutir no "butéko"??? O texto é lindo, faz sentido aos que tem um coração e não uma "pedra", no peito. Se querem facilitar, junto com o chip, podem tirar o impedimento. Aí eu gostaria de ver o novo comportamento tático do futebol. Acredito esta ser uma mudança saudável. Vamos deixar a tecnologia para a mídia!!! Deixem a bola "bem burrinha" pela manutenção das discussões pós-jogo!!! ABRAÇO JUCA PAULOFILÉ

16/12/2007 00:22

[lcvmarley] [Varginha]
Era só o que me faltava agora... Mas eu já sei o porque desse conservadorismo leviano! Com certeza, você Juca, do alto de sua paixão e parcialidade, adoraria ver o árbitro apitar um gol do seu time contra um de menos influência, mesmo que a bola não tivesse entrado. Bom será o dia em que em que nós, amantes da JUSTIÇA, comemorarmos o uso da tecnologia em favor da VERDADE com a inclusão de câmeras, chips e sensores no auxílio dos lances duvidosos onde o "tendenciômetro" sempre trabalha a favor do time de torcida maior.

15/12/2007 23:51

[Peninck] [Jacareí SP Brasil]
A Idéia do Chip é excelente, pena que voces tem uma mente muito limitada.... Imagina esse chip nas camisas dos jogadores, acabaria os impedimentos....

15/12/2007 21:43

[M. CARRION] [SP]
De todas as jstificativas sobre a ilegitimidade da participação e conquista do "mundial" de clubes de 2000 pelo Corínthians, a que menos se destaca é o fato do "timão" ter ido a final pelo saldo de gols, justamente por um gol de Fábio Luciano contra o Raja Casablanca que não entrou. Pra alegria de corínthianos (e também de ingleses) essa bola ainda não existia em 2000.

15/12/2007 19:32

[Tri Mundial] [Jundiaí-SP]
Quero ver o que o "românticos" falariam se o seu time perdesse uma final de campeonato por conta da validação de um gol em que a bola não entrou. A bola com chip não tira em nada a emoção do futebol, emoção que está em falta atualmente muito mais pela falta de qualidade dos jogadores. Afinal, em 82 o futebol arte não perdeu por um erro de arbitragem.

15/12/2007 19:16

[luciano.sto] [são paulo,sp]
viva a tecnologia e abaixo os velhinhos antíquados do futebol.

15/12/2007 17:31

[keypton] [Osasco - SP]
Até pelo comentários (a maioria bem inteligentes, por sinal), percebe-se que o assunto é bem polêmico... tanto que eu confesso que tenho dúvidas se deve ou não ser utilizada esta nova tecnologia... mas de qualquer forma, o texto do Roberto Vieira (pra variar) está com um humor bastante refinado... parabéns!!!

15/12/2007 17:20

[dalton] [SP-SP]
Bom texto, mas discordo. Tecnologias como essa considero bem-vindas. Justo é justo e ponto final. Se a bola entrou, é gol. Se não entrou, não é gol. Simples assim. Futebol não vai perder a graça se eliminarmos alguns erros que definem até títulos injustos. Sou contra, por exemplo, o uso de replay para jogadas de impedimento. Ficar parando o jogo toda hora é no mínimo entediante. Porém se inventarem algum sistema que acusa impedimento sem erro, e instantaneamente como o chip da bola, apoiarei totalmente. Regra é feita para ser cumprida de acordo. O que puder ser feito para que ela seja respeitada é benéfico, mesmo neste país onde regras são feitas para serem quebradas pelos mais "espertos".

15/12/2007 14:41

[arq.walter] [Santos SP]
Tem gente aqui falando de tecnologia a favor do futebol. Citando a internet e falando que a justiça sempre tem que prevalecer. Acho que posso citar o que acontece na minha área. Temos sempre um confronto, que não pode ser levado tão a sério, entre o arquiteto e o engenheiro. O arquiteto é tido como artista, maluco. O engenheiro é o certinho, racional. E assim tem de ser em uma casa. O engenheiro faz os cálculos e tem de ser certinho mesmo e usar toda a tecnologia, senão a casa cai. Mas o arquiteto pode ser mais “maluco” e solto, pois uma casa tem que ter surpresas e provocar emoções. O futebol é uma arte. Tem que ser muito mais como a arquitetura do que como a engenharia. Justiça e tecnologia têm de ser usadas ao estremo em medicina, na engenharia e no direito. O futebol, como a arquitetura, não pode ter tanta rigidez, senão perde a graça, a beleza e a espontaneidade.

15/12/2007 14:17

[,geraldo c. araujo] [niteroi-rj-brasil]
O texto é bonito, inteligente e - espero eu - sarcástico. Mas pelos comentários que li, concluo que o torcedor prefere mesmo é o "gandula inteligente", que põe duas bolas em jogo para evitar contra-ataques perigosos, "goleiro inteligente, que se adianta na cobrança de penalties, "árbitros inteligentes", que falseiam resultados, "barreiras inteligentes", que burlam a distância nos tiros livres, "treinadores inteligentes", que mandam fazer faltas grosseiras, ou, finalmente, "dirigentes inteligentes", que se dão bem nos cargos que ocupam, mas levam o clube à bancarrota.

15/12/2007 14:05

[tmgdiniz] [Belo Horizonte MG]
Fico impressionado com o simplismoe o conservadorismo dos brasileiros. Me diga porque um avanço tecnólogico que trará mais justiça ao esporte vai acabar como o «romantismo do futebol» ou com as conversas de bar. Isso só ocorrerá nas cabeças dos velhos parados em seu tempo, que nao conseguem enxergar que o mundo gira e as coisas mudam. Fala-se de romantismo do futebol. Que romantismo? Vocês vivem no tempo das cavernas e nao viram que o futebol já se tornou a muito tempo um negócio milhionário? E mesmo assim o que eu vejo é geraçao após geraçao que continua amando o futebol e o discutindo nas mesas de bar nos mais diversos países. O autor deste artigo provavelmente escreveu seu texto em um computador, mas para ser mais coerente, deveria tê-lo escrito em uma máquina de escrever, pois o computador, com todas as suas ferramentas acaba com o o «romantismo» dos limites da máquina de escrever. Nao lute contra o futuro, nao viva do passado, isto nao ajuda em nada o futebol.

15/12/2007 13:45

[Gustavo Borém] [Rio de Janeiro]
Hahahaha!!! O ser humano é um insatisfeito por natureza. Quando o árbitro erra, quando o jogo é comprado, quando o jogador "dá uma de esperto", vira assunto por uma semana com críticas e mais críticas ao fato. Algo há de ser feito e o mundo não pode continuar como está! Aí surge a solução e o que acontece? "Que solução burra, que falta de criatividade, que falta de amor à arte e ao esporte!"... Hahahahaha! Só rindo mesmo! O ser humano é um insatisfeito por natureza...

15/12/2007 13:37

[arq.walter] [Santos SP]
Mais um elemento do triste futebol “moderno” . Mais um elemento para oporem racionais e românticos do futebol. Aqueles que querem ver o time sempre campeão ou aqueles, como Armando Nogueira, que preferem perder uma Copa jogando 5 partidas como aquelas da seleção do Telê de 82, do que ganhar uma Copa jogando como a seleção do Parreira de 94. Aqueles que preferem à dúvida e o inusitado dos campeonatos em mata-mata ou a lógica e a “justiça” dos campeões de regularidade dos chatos campeonatos por pontos corridos. A bola “inteligente” vem no oposto dos desvairados das artes como Picasso ou Salvador Dali. Os certinhos nunca puderam entender como podia ser arte uma figura que não retratasse o ser humano de forma fotográfica, certinha. Esses dois "loucos" jamais gostariam de campeonatos por pontos corridos ou de “ bolas inteligentes “. E o futebol não é uma arte ? Bem disse esse articulista Roberto Vieira : Inteligente é quem provoca a dúvida, o sonho. A bola “inteligente” prá mim... é burra !

15/12/2007 13:26

[Marcos] [Itabuna-BA]
É interessante o uso dessa bola no Mundial de Clubes,,,,mas não vejo necessidade em adotá-la, uma vez que em quantos jogos há erro/dúvida da arbitragem em lances de gol e/ou quase gol???? Cadê a emoção do erro? Já diziam os mais sábios: "o erro faz parte do futebol". Além do mais, a FIFA deveria se preocupar com assuntos mais partinentes, a exemplo do exôdo de jogadores jovens, p/ países da Europa/Asia, a máfia de empresários, que caracteriza tráfico de menores, entre outros,,,,,, Abolir a bola tradicional, é o mesmo que tentar acabar com o lance de impedimento, vai acabando a graça do futebol aos poucos. Daqui a pouco não vão mais permitir gritos de torcidas nos estádios, afim de não perturbar a "concentração" dos atletlas. Um abraço Juca, excelente texto.

15/12/2007 13:24

[luizguns] [Varginha-MG]
Penso que, como toda escolha, sempre há as perdas e os ganhos. Fica claro que, com a "bola inteligente", perde-se exatamente isso que já foi dito aqui, ou seja, a conversa do dia seguinte, as "discussões" sobre o foi ou não foi, entrou ou não entrou, perde-se a pressão dentro do campo, o nervosismo em um lance, enfim... Por outro lado, como tambem já foi falado, o esporte ganhará mais justiça, onde os resultados serão cada vez menos influenciados por erros humanos. O mundo dirá qual o rumo o futebol irá tomar com a implantação dessa nova tecnologia... Talvez perca emoção, talvez perca um pouco a graça. Mas tambem penso que a justiça deve se fazer presente sempre...

15/12/2007 12:09

[Simon Bolivar] [São Paulo]
Pela lógica do artigo, "inteligente" é o cartola que pode mandar o árbitro influenciar o resultado, mesmo que os fatos insistam em negar. É Juca, estranho esse artigo, parece que você esquece o que a cartolagem faz quase sempre decidindo jogos antes do apito inicial.

15/12/2007 11:33

[maschio] [Maringá, PR, Brasil]
Texto típico de gente velha e atrasada. Como se a polêmica fosse a graça do futebol, e não o gol, o drible ou a finta. O autor, de certo, também é contra pesquisa genética e acha que o homem não deveria voar porque não tem asas.

15/12/2007 10:55

[andreltrindade] [Cruzeiro/SP]
Espero que os governantes continuem roubando bastante tambem, senão não haverá assunto a ser discutido nos bares,e blogs da vida. Impedir a evolução,apenas para alimentar a polemica?? Eu prefiro que o resultado seja cada vez mais justo, usando pra isso todos os recursos possiveis!!!

15/12/2007 10:53

[dival.zambon] [Jundiai-SP]
Será que nínguem parou pra pensar no custo agregado que essa "bola futurista" está trazendo ? Para ela funcionar são necessárias antenas ao redor do gramado para transmissão dos dados para um computador + o computador + o aparelho que fica com o árbitro + o aparelho que fica o "regra 4". Me surpreende o fato de 40 anos depois quererem inventar algo que vai "terminar com a dúvida" se a bola entrou ou não. Essa "veiarada" da FIFA deveria investir muito mais em por em prática o FairPlay nos campeonatos ao redor do mundo do que ficar torrando dinheiro com essa bobagem. Como diz o texto, o bonito é a dúvida !. Abraços

15/12/2007 10:46

[jean] [BH]
Coitada da redonda mais querida e popular do mundo! Após décadas de fidelidade será relegada ao esquecimento e relento. INGRATIDÃO E TRAIÇÃO!

15/12/2007 10:20

[nando.novaes] [Brasil ]
Deve ser por isso que o futebom americano anda tão em baixa, com as médias de publico despencando e o povo de la nao comentando no botequim deles, os desmandos da cartolagem, que la é horrivel, toda profissional e o tratado como negócio que gera bilhoes em propaganda, marketing esportivo, CNN, CBS, ABC, etc, essas pequenas redes de televisao que niguem quase ve. Claro tudo isso porque alem de ser um esporte sem emoção, sem cultura e sem folclore como o nosso Soccer ricamente o é, eles usam a tecnologia para decidir lances duvidosos nas partidas, mas claro quem e burra é a bola, manter um juiz e dois banderinhas é a coisa mais inteligente que ja foi vista, ter uma regra onde o cara que ta na banheira pra fazer o gol mais bacana do mundo é proibido, e por ai vai , mas claro a bola é que é burra !

15/12/2007 08:54

[fabiomartelozzo] [Sp]
Juca. Seu blog ficou uma verdadeira porcaria. Cheio de textos ruins, "poéticos" no pior sentido. Que saco! Já li todos os dias para ver análises sagazes do futebol mundial. Hoje só tem texto terceirizado pentelho.

15/12/2007 08:18

[marise-valieri] [São Paulo]
Juca Eu não concordo,eu acho que devemos usar a tecnologia no futebol.Porque não?O jogo não vai ficar menos interessante,é impossível certos lances no futebol ser analisados sem tecnologia.Sou a favor também que se tiver dúvida a arbitragem poderá ver o lance na TV. Temos que evoluir Juca,o ser humano é assim,olha que maravilha que é a internet. Abraços

15/12/2007 06:18

[gmilagre] [Belo Horizonte, MG, Brasil]
Que bela apologia ao atrazo! A depender desse tipo de pensamento, ainda estaríamos na idade média, queimando bruxas e galileus.

15/12/2007 02:19

[joelcavalcanti] [João Pessoa]
Pessoal, abramos as mentes... Este texto é ficcional onde o eu-lírico é uma senhora bola passional, ciumenta e está defendendo o seu posto de trabalho. Não há aqui uma tese ou artigo técnico para polemizar sobre a evolução e conseqüências tecnológicas. Apenas divirtam-se com o ótimo texto...

15/12/2007 01:25

[lcorreiaf] [LA]
E ai Juca, entrou ou não entrou?

15/12/2007 01:06

[castro.jaime] [SP]
Juca, você jura que acha esse Roberto Vieira "poeta"?

15/12/2007 01:02

[tjowen] [www.spfc.net] [Guarujá, SP - BRASIL]
Haha, texto EXCELENTE, mais uma vez. Mas concordo com a bola de chip. Porém... Imagine se um hacker invadir o chip e abola apitar gol num lance duvidoso em que ela não entrou? QUE CONFUSÃO EIN! Ah, se um dia isso acontecer..

15/12/2007 00:13

[ursulacastro] [Macapá-AP]
Descordo totalmente. Acho que devemos buscar o profissionalismo e a evolução tecnológica faz parte disso. Tanto insistiram que acabaram com as finais do campeonato brasileiro, alegando que é preciso mais justiça e que os pontos corridos oferecem mais segurança aos melhores times. Agora, não faz sentido questionar uma experiência que pretende melhorar e assegurar mais segurança ao futebol.

14/12/2007 23:28

[joelcavalcanti] [João Pessoa]
...é por essas e muitas outras que esse blog é o melhor...

14/12/2007 23:23

[rodishici] [Recife- PE]
Texto bem divertido, mas nesse caso dá pra dizer "É das loiras que eles gostam mais.". Ajudará muito no dia que alguns erros humanos na arbritragem puderem ser evitados. Por mais que vá diminuir espaço pra polêmica, ainda prefiro a justiça.

14/12/2007 23:04


[fechar a janela]