UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[delmar_rodrigues] [Foz do Iguaçu]
cesar.ares.ares RS Esse lance foi citado no meu comentário, mas não foi um gol legítimo, o atacante belga se apoiou no Roque Junior para cabecear e fazer o gol, portanto o juiz acertou em marcar falta. Sem contar que aquele jogo foi 2x0, ou seja, mesmo com gol validade o placar final ainda favoreceria o time de Felipão! Abcs

21/01/2008 02:42

[dpmarino] [Campinas]
1994 foi ajudada pelo juiz 2x contra a Holanda com 2 gols irregulares, penou contra a Suecia nas 2 partidas, sendo um empate suado e uma vitoria dificil por 1 a 0. 2002 foi ajudada 2x tb, uma contra a Turquia e outra contra a Belgica. No entanto, 2002 tinha mais talento e um esquema de jogo mais equilibrado e que permitia os talentos aparecerem mais. 2002 3x1 1994.

20/01/2008 22:17

[thiago_ufjf1982] [Minas Gerais]
É Copa dos Sonhos, mas esse jornalista ta sonhando demais! Rivaldo melhor que Bebeto? É sonho mesmo! Tudo bem concordo que o futebol da seleção de 1994 foi o mais truncado/amarrado! Mas os jogadores eram melhores que a seleção de 2002! Talvez Marcos, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho teriam vaga na seleção de 1994 e só! Jorginho com toda sua classe e experiência era muito melhor que a correria de Cafu! Romário e Bebeto formaram uma das melhores dupla de atacantes do mundo! Para mim a copa de 2002 foi muito mais fácil de se ganhar do que a de 94, haja vista as seleções que chegaram nas fases decisivas! Para mim a seleção de 2002 vai ser sempre a pior em termos de time que ganhou a copa! O delírio de tantos a fez até ganhar da seleção de 1982 aqui nesse torneio! Uma lástima!

20/01/2008 14:55

[educarpentieri] [Botucatu-SP-Brasil]
O que aconteceu com o futebol em 1994???? Como uma geração campeã pode ser tão ruim!!!!! Ainda bem que o Baggio estava machucado naquela partida, porque ele fez uma copa primorosa, ele inteiro e o Baresi, que voltou muito bem, fechando a defesa lá átras, a história poderia ser diferente!!!

20/01/2008 12:06

[nm.conceicao] [rj/rj]
RIVALDO MELHOR QUE BEBETO AONDE?????? TA MALUCO?????BEBEU????POIS É...POR QUE ELES GANHARAM A COPA DE 94...NINGUEM GOSTA. É COMO TER UMA ESTRELA NO ESCUDO, SUADA, GANHADA NA RAÇA, MAS QUE NINGUEM VALORIZA. TODO CORINTHIANO VALORIZA O PAULISTA DE 77, QDO SABE-SE QUE ERA UM TIME MAIS OU MENOS E QUE O CORINTHIANS SEMPRE TEVE JOGADORES MELHORES. MAS É UM DOS MAIORES TÍTULOS. MAS QDO VEM A SELEÇÃO, 94 É COMO SE FOSSE "UM FILHO BASTARDO"...vergonha!!!!!

20/01/2008 11:35

[nm.conceicao] [rj/rj]
Ninguém gosta da seleção de 1994 (exceto eu e alguns...). JÁ QUE É ASSIM, VAMOS PARAR DE HIPOCRISISA: NOS DECLAREMOS TETRA, E NÃO PENTA, JÁ QUE ESSA SELEÇÃO É TÃO RUIM ASSIM. JÁ QUE FAZEMOS QUESTÃO DE DIZER "É A PIOR CAMPEÃ QUE TIVEMOS..." "SÓ TINHA UM CRAQUE, O ROMÁRIO"..."BEBETO, DUNGA, TAFAREL? MEROS JOGADORES MAIS OU MENOS..." "2002 TINHA MAIS TALENTO..."FALA SÉRIO!!!! HIPÓCRITAS! SE DECLAREM TETRA!

20/01/2008 11:30

[leo.karla] [Brasília/DF]
Ô Birner, Quanta má vontade com o Dunga, hein??? Quantas vezes vc viu o capitão do tetra perder a cabeça, apelar e ser expulso??? Eu não me recordo de nenhuma... Concordo com todo o resto da sua "análise" enquanto exercício para este jogo dos sonhos. Mas poderia ter respeitado o Dunga, poucos jogadores tem sua história e caráter. Pode-se não gostar do seu jeito de jogar e de pensar o futebol, mas negar sua relevância para o futebol brasileiro e querer manchar sua carreira, ainda que de brincadeira, é muita parcialidade para um jornalista sério!!! Ass. Chico/Brasília (tive que usar o login do meu cunhado)

20/01/2008 04:40

[Ronaldo Silva] [Maringá, Pr, Brasil]
Dizer que a defesa que tomou dois gols da Costa Rica, foi vazada pela Turquia e onde Lúcio deu um passe de bunda para Owen contra a Inglaterra defendia tão bem quanto a de 94 é exagero. E não acredito que os três zagueiros de 2002 teriam vida tão fácil contra Bebeto e Romário, que mal é citado no texto. 2002 poderia até ganhar, mas acho que a barração de Raí e Muller custou caro nessa crônica do são paulino Birner.rs Um abraço.

19/01/2008 23:15

[soaresorrico] [Vitória-ES]
Sem graça. Esse time de 94 era uma baba. Se não fosse o trio lá atrás (Tafarel, Aldair e Márcio Santos) e Romário lá na frente não teríamos chegado a semifinal. 5 x 1 2002 passeando. Muitos gols, porque final sem gol é dose.

19/01/2008 22:53

[wtbm] [Jacareí - SP]
Vi duas seleções brasileiras serem campeãs. Apenas uma me emocionou. Apesar de ser a primeira e ter quebrado um jejum, a de 94 nunca me convenceu. Já o time de Felipão me fez realizar um sonho, o de gritar "gol!" numa final de Copa do Mundo. 2 a 0 para o time de 2002, gols de Rivaldo e Ronaldo.

19/01/2008 22:24

[cristianobertoni] [SP]
Legal ver gente aqui colocando o Branco em um altar. Sempre que se fala do Branco 4 momentos me veem a cabeça: 1-cavando falta em 94, 2-batendo a mesma falta, 3-Tentando cavar uma falta contra o Rivaldo, em uma final cor x pal, que resultou em gol do palmeiras. 4- Foi o jogador que mais contrabando trouxe no VOO DA ALEGRIA. Talvez isso explique alguma coisa sobre a posicao atual do "homem" Branco.

19/01/2008 22:12

[ecalvete] [PA-RS]
Juca, Essas copas imaginárias são interessantes. No entanto a seleção de jornalistas deve ser mais criteriosa. Há alguns textos que são sofríveis. Este é de doer. Truncado e chato.

19/01/2008 21:54

[ecalvete] [Poero Alegre]
Tem gente que não sabe a diferença entre eficiência e truculência. Entre valentia e violência. Acham que perder com arte é bonito e ganhar com eficiência é grosseria. Será que dá para ser menos boboca? Esculhambar com Dunga por quê? Acho que ele cometeu menos faltas em copas do que o Rei Pelé (que não era santo diga-se de passagem). Todo bem ganha 2002 fácil, mas que Dunga não apela não apela. Pode escrever

19/01/2008 21:47

[Rodrigo] [Joinville, SC]
Bom, faz tempo que estou para fazer esse cadastro, a preguiça sempre vencia! hehe Dessa vez eu tinha que comentar ... Eu acho que nem a seleção do Parreira era tão ruim assim, nem a de 2002 era tão boa. Rivaldo era como Ronaldinho Gaúcho hoje, tinha lá seus lampejos. O Ronaldo é que foi o diferencial daquela copa, como Bebeto e Romário em 94. Na minha opinião dava empate, se bobear um 0x0 ainda por cima! Bem no "melhor" estilo Parreira! Juca, muito divertida essa Copa dos sonhos II! Pra mim, está melhor que a anterior!

19/01/2008 21:45

[Flávio] [Porto Alegre]
O Brasil-02 teve um aproveitamento de 100%, marcou 18 gols e sofreu 5. A Seleção de 94 venceu 5 e empatou duas vezes, marcou 11 gols e sofreu 3. Os times se equivaliam tecnicamente na maioria das posições, mas a Seleção de 02 tinha 3 craques, a de 94 somente 1. A Família Scolari venceria, mas não seria um jogo tão fácil. Meu palpite: BR-02 2 x 1 BR-94. Gols, obviamente, de Rivaldo, Ronaldo e Romário.

19/01/2008 21:42

[cesar.ares.ares] [RS]
Está esquecendo uma coisa Delmar: e o jogo contra a Bélgica, onde não foi dado um gol legítimo do time belga já no segundo tempo?

19/01/2008 21:32

[delmar_rodrigues] [Foz do Iguaçu]
Continuando Sendo que mesmo se empatasse aquele jogo o time de Felipão ficaria em primeiro lugar na chave, ou seja, um eventual empate naquele jogo não mudaria em nada a trajetória daquela seleção na copa, assim como o empate em 1x1 com a Suécia na 1ª fase não atrapalhou a trajetória do time de 94. Seleção beneficiada realmente foi a de 62, onde o melhor jogador da copa foi escalado no "canetaço" para jogar a final. 2002 venceu porque realmente sobrou naquela copa, e só perde para seleções do passado na mente dos saudosistas de plantão! Abcs,

19/01/2008 20:27

[delmar_rodrigues] [Foz do Iguaçu]
Pra quem diz que a seleção de 2002 foi beneficiada pela arbitragem, parem com essa bobagem! O time de 94 foi muito mais beneficiado naquele jogo contra a Holanda, onde teve irregularidade no 1º e no 3º gol. O time de 94 teve mérito em vencer e mesmo se a arbitragem não tivesse marcado esses dois gols, talvez vencesse, mas num jogo de 3x2 ter a ajuda em dois gols é muito mais determinante do que ter um lance polêmico em um jogo vencido por 2x0, como foi o caso da seleção de 2002 contra a Bélgica nas 8ªs. Contra a Turquia, lembro que o Brasil venceu esta seleção duas vezes, sendo que não precisou de ajuda do juiz para ser melhor em ambas. O único lance polêmico aconteceu no jogo na 1ª fase, onde o árbitro marcou uma falta que realmente OCORREU em cima de Luizão. Como a falta foi quase junto a risca da grande àrea, Luizão caiu dentro e foi marcado o pênalti, convertido por Rivaldo e que determinou o 2x1. Porém, se marcasse falta provavelmente seria gol tal a proximidade da area. Sendo q

19/01/2008 20:21

[delmar_rodrigues] [Foz do Iguaçu]
Birner, seu texto está muito bom, inclusive acho que você deveria ter comentado jogos da seleção de 2002 contra as seleções mais antigas, pois tenho certeza que com sua inteligência faria uma análise mais coerente de um empate, por exemplo, entre 2002 e 1982. Só discordo de um ponto: Dunga foi driblado de todas as formas possíveis por Ronaldinho na final do Camp Gaúcho de 99, e em nenhum momento perdeu a cabeça, pelo contrário, teve postura e em nenhum momento deu pontapés. Se tiver a oportunidade, reveja aquele jogo e veja o exemplo de fair play do capitão do tetra, observando que 90% dos jogadores brasileiros que tomassem aqueles dribles apelariam para pontapés contra Ronaldinho! Não seja preconceituoso com o técnico da seleção, Birner. No mais, um abraço e parabéns pelo seu blog!

19/01/2008 20:07

[SergioSikeira] [Salvador]
Continuando com o DATAFOLHA, quando comparamos os números das duas finais a surpresa é ainda maior. Vejam os textos originais publicados na FOLHA: "Ontem, a seleção brasileira provou que um título mundial pode ser conquistado com mais inspiração do que transpiração. Os europeus trabalharam mais as jogadas e chutaram um número de vezes muito maior. Dominando a bola por mais tempo, a Alemanha criou muito mais chances. Foram 18 conclusões européias, mas apenas 4 não foram para fora. Já o Brasil teve dez finalizações, mas cinco acabaram nas redes ou precisaram de uma defesa de Kahn" (publicado em 01/07/2002). "O Brasil venceu nos pênaltis uma final que merecia ter vencido mais facilmente, levando em conta os números do Datafolha. A equipe brasileira finalizou mais (22 vezes, contra apenas 6 dos italianos), acertou mais passes (86% a 77%) e fez mais lançamentos (29 a 21)" (publicado em 18/07/94). Êta números burros!

19/01/2008 19:17

[SergioSikeira] [Salvador]
NÚMEROS DO DATAFOLHA (estão na internet para quem quiser conferir): média de finalizaçãoe do time de Felipão na copa de 2002: "16". Média de finalizações do time de Parreira na copa de 1994: "17"! É curioso que esta visão unânime que s seleção de 2002 (apesar de jogar só com um atacante e 3 zagueiros) era muito mais ofensiva que a de 94 não bata com a análise fria dos números. Será que aqui cabe também a famosa frase do Nelson Rodrigues (toda unanimidade...) ou os números é que são burros?

19/01/2008 19:03

[jeffrib] [buenos aires arg]
ainda bem que esses tópicos vão acabar logo!!!!!!!!!!!! não aguento mais essa droga de copa!!!

19/01/2008 19:01

[limitrofe] [mogi das cruzes]
no futebol só vence os vitoriosos e os ícones (mesmo aqueles que não vencem com titúlos, mas sim com genialidade ""Zico""). Por isso para mim, torna-se irreal essa selecinha de 2002 vencer a seleção de 1994. 1994 não tinha técnico, o que tinha era um time, uma equipe, equipe onde os 11 eram líderes natos, além claro dos reservas, meros estagiários, destes que se tornariam um dos times mais lembrados de todos os tempos, sem genialidade, mas com muita simplicidade e humildade, 94 ganharia sem dúvida... 2002 era o time de um técnico, e técnico sozinho não vence, já fora provado isso na última copa, onde portugal caiu para a fraquíssima França. Infelizmente não é assim que todos veem, mas o futebol é união, é força e muita mas muita inteligência. E comparar BRANCO com Roberto Carlos só pode ser brincadeira, Branco foi um homem, Roberto Carlos mesmo já na hora de aposentar não passa de um muleke...

19/01/2008 18:20

[b-flor] [brasil]
pra mim esta analise deste hipotetico jogo, e totalmente equivocada, cafu melhor q jorginho??? aehaehaeheaheah e pra rir isso. tenho acompanhado essa copa dos sonhos, e confesso q so li analises otimas, de jornalistas capacitados e conhecedores de futebol, mas esse victor naum sei oq.. q nunka ouvi falar, se ekivoco grande... 2 a 1 , empate, mas 3 a 1 aehehehaehaeh so no sonho desse louco aheheae. abraço.. juca parabens pelo blog

19/01/2008 18:06

[Siegfried] [felipe guerra, RN, Brasil]
concordo em quase tudo, mas dizer que cafi estava em melhor forma técnica de jorginho é absurdo,jorginho sempre foi um lateral melhor e mais talentoso que cafú.

19/01/2008 18:02

[leonardone] [Caxias]
Resultado justo. E mais uma crônica que mostra o preconceito inútil. Dunga não era violento. Jogava duro, era sua característica. Enquanto isso O PRECONCEITO É VOLUNTÁRIO EXPONTÂNEO,PREMEDITADO. O preconceito sempre vem de baixo.

19/01/2008 17:51

[jl-gerencial] [Barueri SP]
Puxa vida! Sera que este treino não poderia acontecer antes dos Brasis e Franças de 98 e 06? Afinal se o time de 70 não deixou a dupla Zagalo-Parreira estragar a festa, 98 e 06 foram o "sucesso" deles.

19/01/2008 17:17

[Andre Marzulo] [Campinas]
Empate. O Birner ta louco. Brasil de 94 sofreu contra a Holanda sim, mas foi só esse jogo q a defesa deu dois vacilos. A de 2002 penou contra a Bélgica e a Turquia em 2 jogos. Ganhou da Turquia na primeira fase por erro do fraco juiz. E contra Alemanha na final, ficou acuado o jogo todo. Sorte que a Alemanha não tinha 1 atacante que prestasse, senão não levava aquela Copa. Pelas duas seleções mais defensivas do campeonato, 0x0 deve ser o placar mais correto!

19/01/2008 17:11

[paulocaetano] [São Paulo]
Sobre o texto do Victor, foi muito bom, mas um dos gols de 2002 foi muito forçado, até mesmo para um sonho: onde já se viu o Rivaldo cortar para o lado direito, chutar cruzado e fazer o gol. Na grande maioria dos jogos que eu vi do Rivaldo (que é endeusado pelos torcedores, mas que hj está no seu devido lugar, o de jogador meia-boca que sempre foi.) quando a bola caia no pé direito dele, ele não conseguia finalizar em gol, chegando até a cair em alguns lances.

19/01/2008 16:50

[paulocaetano] [São Paulo]
Pra mim daria empate em 2 a 2. Romário era com certeza melhor que os 3Rs de 2002. 2002 era mais criativa no meio de campo,mas a defesa de 94 era muito forte e seus contra-ataques eram mortais. Romário abriria o placar, a seleção de 2002 iria buscar o empate e conseguiria com o Fenômeno. Depois tentaria virar o jogo e num contra golpe, Romário colocaria 94 novamente na frente, ainda no primeiro tempo. 2002 lutaria durante todo o segundo tempo e só conseguiria empatar no finzinho com a marcação de um penalti inexistente sobre Ronaldo. Rivaldo o converteria.

19/01/2008 16:46

[gilson] [S.Paulo-SP]
Eu e o Birner vimos o mesmo jogo. Foi exatamente assim.

19/01/2008 15:12

[claudio-prado] [São Paulo, SP]
Esse jogo tem um cheiro indisfarçável de empate, o resultado almejado por ambos os treinadores (embora mais perseguido por Parreira). Dois centroavantes desmesuradamente incensados, que jogavam muito mais para si que para o time...

19/01/2008 14:59

[lmdeleo] [são paulo-sp]
SEL.2002 4X2 SEL.1994 - 2 GOLS DE RONALDO,2 DE RIVALDO E 2GOLS CONTRA DE R.CARLOS.

19/01/2008 14:55

[rafamartelo] [Goiania go ]
Texto lucido como o do Falcão 2002 4 x 1994 0 ...... esqueceu de dizer que Dunga antes de sair do campo gritou p/ gaucho (vou me vingar de vc vou te colocar no banco quando eu for tecnico) ha ha ha .

19/01/2008 14:42

[rco] [Amr, SP. BR]
Nó do Felipão sobre o Parreira, 2002 2 X 0 1994 !

19/01/2008 14:25

[felipe_maranhao] [SP]
Apesar da genialidade de Romário, a seleção de 2002 tinha São Marcos. 1x0 para BR 2002 está de bom tamanho.

19/01/2008 14:15

[Mário Júnior] [Maceió/AL]
Não concordo. O Romário de 1994 era melhor que Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo de 2002... Romário, mesmo em 2002, era melhor que todos esses juntos. Acredito que o Brasil de 1994 vence. Pois das duas Seleções, a Seleção de 1994 venceu a Copa sem precisar de ajuda de arbitragem, diferente da de 2002...

19/01/2008 14:10

[cristianobertoni] [SP]
2002 venceria. Nao adianta, a selecao de 94 e o seu título nao me agradaram e fico feliz em saber que nao sou o único. Ufa, pensei que tivesse algum problema. Abraços

19/01/2008 14:04

[Will Adjei] [Rio de Janeiro]
... para encontrar Rivaldo na meia da lua da grande área?? Acho que 2002 vence de 1x0!

19/01/2008 14:04

[jean.carlos] [Belo Horizonte MG]
Ler os comentários dos jogos é, realmente, um exercício delicioso nessas férias, concordando ou não com eles. Estava me perguntando o seguinte: será que a seleção de 98, vice na França, não jogava mais ofensivamente que a de 94, mesmo tendo como técnico o Zagallo? Pelo que me recordo da época, os jogos de 98 foram mais empolgantes, com o Ronaldo em plena forma, ainda que acompanhado de um Bebeto já em queda. Vou consultar os arquivos!!! Abraços.

19/01/2008 14:02

[vesartori] [Porto Alegre - RS]
No jogo entre as duas seleções mais injustiçadas da história do futebol brasileiro, daria um 2 x 1 pra 2002.

19/01/2008 13:57

[jcareas] [BH/MG]
Primeiro texto que discordo do autor, pela logica a unica coisa que ele acertou é que seriaum jogo chato, mas os times são muito equilibrados. A defesa de 94 era superior a de 2002, as alas dão empate, vantagem pra jorginho e roberto carlos. O meio campo tem a vantagem para 2002 com R. Gaucho e Rivaldo e o ataque ficaria empatado com Romario por um lado e Ronaldo por outro. Resultado? 1 a 0 pra seleção de 94.

19/01/2008 13:55

[tjowen] [www.torcidaflamengo.net] [Guarujá, SP e Brasil]
Vocês da nova geração pagam muito sapo pra seleção de 2002, que, alias, só venceu pq precisou roubar a Bélgica e a Turquia. A de 1994 vence, pois Romário é muito mais jogador que Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo juntos e no auge. Alias, em 2002 Ronaldinho estava longe do auge. E vence porque mesmo que sofresse 3 gols, Romário e Bebeto fariam quatro caso fosse necessário. Porque quando se tem uma defesa muito boa e um gênio no ataque é praticamente impossível perder. 1994 - 3x2. Exceto se o juiz roubasse.

19/01/2008 13:20

[d.merhy] [Curitiba, Pr]
Vitória de 2002 por 3 x 1 ... bom texto.. sem muito a acrescentar

19/01/2008 12:57

[carlos] [Vitória - ES]
Ganha a seleção de 2002.

19/01/2008 12:40

[Marcelo] [www.marcelo-augusto.blogspot.com] [SCSul - SP]
Concordo plenamente... 2002 era bem melhor que 94... BR 2002 (3) x (1) BR1994

19/01/2008 11:35

[Marcelo] [www.marcelo-augusto.blogspot.com] [SCSul - SP]
Concordo plenamente... 2002 era bem melhor que 94... BR 2002 (3) x (1) BR1994

19/01/2008 11:35

[Rogerio] [São Paulo]
Alguns falaram em equilíbrio, como pode equilíbrio, 11 X 1, porque a seleção de 94 é só Romário o resto é o resto, no gol um dos maiores frangueiros que vestiu a camisa amarela Frangarel(elevado a posição de semi deus do gol por Galvão Bueno e aceito pelos ignorantes), time de Felipão pode perder para qualquer seleção menos do incompetentes e paus mandado Parreira e Zagalo, seleção 2002, 4 X 1.

19/01/2008 11:31

[ricardomoreno] [Ilheus Bahia Brasil]
discordo totalemnte da opiniao de tal bloguista, os times eram muito equilibrados cafu melhor que jorginho de 94 nunca ,cafu nunca soube cruza uma bola na vida ,branco e roberto carlos mesmo nivel talvez um pouco de vantagem para ompaulista a zaga de 94 muito melhor que de 2002 .O time de 2002 eram mais criativo com tres ERES porem tinha um genio no time de 94 O MAIOR ATACANTE DE TODOS OS TEMPOS(pois pele naum conta neh)alem do crauwe bebeto injustiçado pelo tempo uns dos maiores ponta lança que o mundo viu joga como seu rival de posiçao rivaldo nao sie dizer quem era melhor prefiro rivaldo porem romario e bebeto e completavam nakela copa sera que roque junior e lucio segurariam essas feras no auge acho que nao.Resultado 3a 1 pro brasil de romario

19/01/2008 11:11

[eddie] [campo mourão]
2002 venceria mesmo. Belo texto!

19/01/2008 10:59

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]