UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[prlimajr] [NJ, USA]
[ibbranco], Não sei se você percebeu, mas a Libertadores não é jogada no verão. O Flamengo jogou contra o Cienciano no Maracanã, à noite, e estava uns 20 graus (muito agradável para qualquer prática esportiva), em pleno outono ... a altura é a mesma em qualquer estação do ano.

08/04/2008 11:05

[prlimajr] [new jersey, USA]
Um cidadão aí embaixo sugeriu "chá de coca" para resolver o problema ?!?! Já ouviu falar de substância proibida, meu filho ?

08/04/2008 11:01

[virzi] [RJ - RJ - BRASIL]
Caro Juca, Primeiramente gostaria de saber se você poderia me dar uma explicação, sou Flamengo doente, meu Tio ( Walter Clark) foi vice presidente do Fla na época de Zico e Cia e pude acompanhar de perto aquilo tudo, Bom, voltando, minha pergunta é a seguinte, depois do jogo do Flamengo contra o Nacional aqui no Rio, o Flamengo teve duas semanas pra ir Cuzco e se aclimatar, já que estava classificado para as finais do Campeonato Carioca e a partida seria a mais importante do ano, você tem alguma idéia de “o porque†isso não foi feito? Alem disso gostaria de deixar uma sugestão , já que a FIFA não tem peito de proibir jogos acima de determinada altitude, porque, como um gesto “paliativo†nos jogos em altitude não se aumenta o numero de substituições, para 6 ou ate para 8, como em amistosos, assim poderia se preservar um pouco a saúde dos jogadores que não se sentirem bem durante o partida e ao mesmo tempo, os times que subirem poderiam, ao menos, manter melhor a capacidade física de su

08/04/2008 03:19

[anselmocoyote] [Divinópolis-MG]
Sobre essa polêmica - jogar ou não em altitude - eu não tenho opinião. Que é prejudicial à saúde dos que jogam ao nível do mar, e estes são a maioria, está comprovado. Argumenta-se que, por exemplo, um finlandês sofre quando joga no Maracanã, a 40/45 graus. O mesmo diga-se de um brasileiro acostumado a jogar no Maracanã, quando joga na Finlândia, a 15/20 graus negativos. Há, portanto, contrapartida, compensação - um e outro sofrem. O problema é exatamente esse. O resto do mundo joga na altitude e sofre, mas quem só joga na altitude não sofre quando joga ao nível do mar. Isso representa desequilíbrio na competição. Mas ainda estamos na fase de argumentação. Precisamos amadurecer no assunto. Enquanto isso, devido à falta de contrapartida, de equilíbrio, acho que jogar em altitude devia ser uma faculdade de quem joga ao nível do mar. Um abraço. Anselmo Coyote

08/04/2008 01:53

[marinho9] [São Paulo, SP, Brasil]
Muita gente aqui devia era ler livro de fisiologia (ver hipobarismo) no lugar de ficar falando besteira, somente porque é contra este ou aquele clube nacional. Vá passar uma semana em La Paz e vá aprender o que acontece com quem se submete ao hipobarismo. De maneira aguda, sofre cefaléia, dificuldade de raciocínio, incoordenação motora, somente por estar na altitude. Imagine jogadores que estão sob esforço. Não entendo a vocação de capacho dos brasileiros. Antes, capachos de americanos e europeus. Depois, também de argentinos. Agora, baixamos o nível e ficamos puxando o saco de paisecos insignificantes como a Bolívia, inclusive sem nenhuma tradição futebolística. Gostaria de saber de onde vem tanta defesa da altitude. Tem que proibir mesmo. É vantagem descarada além de prejudicial fisicamente.

07/04/2008 23:38

[selma.mar] [são paulo]
Sinceramente Juca, até vc entrou nessa? Acontecem tão poucos jogos na altitude que não é necessário essa atitude discriminatória contra os bolivianos, que têm que jogar sim na sua casa, seja onde for. E o Lula tem toda razão em ficar do lado do Evo Morales, que não é demagógico, só está defendendo o direito dos times de seu país jogar em sua casa. E além do mais nunca se ouviu falar que algum jogador tenha morrido por causa da altitude, isso é desculpa esfarrapada. E o Palmeiras tb já jogou lá.

07/04/2008 21:41

[Celso] [Goiânia - GO]
Caro Juca!!! Você tem certeza disso??? O Ricardo Teixeira apoiando algo correto para o futebol??? Não acredito nisso, devo ter me excedido no chá de novo!!! Aliás o meu já está no fim, pode me mandar mais um balde, por favor!!

07/04/2008 10:39

[Dyogo] [Petrolina-PE]
Pois é Juca... esse teu timeco de meia tigela está amarelando de novo! Já não basta ter corrido em 1987 e agora estão com desculpinhas esfarrapadas pra não jogar na altitude. Parabéns pra você, demorou mas finalmente está se voltando para o lado negro da força, ficando ao lado do dono da CBF.

07/04/2008 10:23

[marcofr] [São Paulo-SP]
Pera aí gente, HUMILDADE?!?!?! Acho que estou no blog errado.

06/04/2008 15:52

[anselmocoyote] [Divinópolis/MG]
Juca, embora seja Flamenguista, não vou falar de futebol aqui, mas da minha grande paixão: a FOTOGRAFIA. Não estranhe. O que me motivou falar foi ter entrado no blog do Daniel Kfouri. O que vi foram fotografias maravilhosas. Fotojornalismo de primeira qualidade, que mostra o que é preciso sem descurar da beleza estética alcançada com magnifíca composição. E tem mais. O menino é muito tanto em cor quanto em PB. Em cores lembra Walter Firmo, Miguel Rio Branco. Em PB, Flávio Damm, o próprio Walter Firmo. É primoroso. Obrigado pela dica do blog, que me permitiu ver belas fotografias. Parabéns ao Daniel e um grande abraço. Anselmo Coyote.

06/04/2008 14:50

[nico_rj] [Rio de Janeiro]
Juca, é tudo sacanagem desses dirigentes ladrões. O Nacional de Montevideo foi lá, jogou, perdeu, e não ficou chorando, mariconeando como os flamenguistas. E ainda Vc fica puxando o saco desse delinquente do Teixeira.

06/04/2008 11:40

[lwinform] [fortaleza]
flamengo = fifa, fifa = mandatario no esporte = tenta ajudar sempre ajudar o flamengo = da mais lucro pela torcida = isso eu ja sabia = sinceramente frescura = muitos times ja foram la e ninguem morreu = medo de ficar fora da libertadores.

06/04/2008 10:42

[flavio.alemao] [sto.andré]
Tá certo, tem q proibir mesmo. Com a evoluçao do futebol, a fisiologia tem se mostrado fundamental na analise das condiçoes dos atletas. As vezes são os fisiologistas que escalam jogadores, pois analisam exames e dao o diagnostico baseados na ciencia. Se essa ciencia tao importante diz q é prejudicial jogar nessas altitudes, pq não baní-las? Politicagem? Chega né, tem q se pensar nos atletas...e até mais...

06/04/2008 04:32

[rebrato] [Taguatinga-DF]
Isso é´rídiculo, tem que jogar em qualquer atitude sim, todos os times brasileiros, sempre jogaram, e muitos até ganharam jogos lá. Agora só por que no ano passado o Flamengo, time que não está acostumado a participar da libertadores, não se preparou como devia para jogar lá, e por isso sofreu mais do que devia, aí inventaram essa babaquice. Lembremos, que até o Goiás time sem tradição alguma na competição, foi jogar na altitude e um mês antes começou um treinamento com todos os jogadores, e reduziu assim o impacto da altitude. Altitude sim, se lá tem time pode jogar sim. Como o amigo aí disse, a Dengue do Rio é bem mais perigosa que a altitude.

05/04/2008 23:01

[césar] [Salvador]
O campeonato russo tem partidas realizadas sob uma temperatura de -6ºC. Isso não é péssimo para a saúde dos atletas? Acho que jogar sob neve é muito pior do que as altas altitudes.

05/04/2008 22:54

[césar] [Salvador]
Ser contra jogos em altitude é abrir a porta para outras proibições. Concordo com o Arteaga quando este diz que já morreu jogador em tudo quanto é canto do mundo, menos na altitudes elevadas. São quase 50 anos de Libertadores sem nenhum registro de qualquer dano à saúde de qualquer jogador e sem qualquer registro de nenhum campeão sediado nas altas altitudes. Não vamos nos impressionar com chororô do mediano time do Flamengo, que sensibiliza Imprensa e Ricardo Teixeira, simplesmente pelo fato destes quererem ficar de bem com a maior torcida do Brasil.

05/04/2008 22:35

[P Henrique] [SP]
[potin, Colatina-ES]. O que tem a ver dengue com altitude? Não conhece aquela estorinha que uma mulher xinga um bêbado e ele retruca: amanhã eu estarei bem, já a senhora será feia a vida inteira. A dengue é momentânea porque a própria natureza, em última instância, resolverá o problema até o ano que vem, com o fim das chuvas. Já a altitude estará lá, até o fim do mundo. Quem debocha da altitude é porque nunca fez esforço na presença dela.

05/04/2008 22:18

[lm.paredes] [lm.paredes.zip.net] [C. Grande - Ms - Brasil]
Sabemos que este apoio de RT aos clubes do Brasil e demagogia, pois ele ja sabe que todos os outros da Sul Americanas sao contra, abre o olho Sr. Juka, saudaçoes Santistas...

05/04/2008 21:20

[lm.paredes] [lm.paredes.zip.net] [C. Grande - Ms - Brasil]
Nunca imaginei que iria ver ou ler um elogio de Juka ao Sr. RT, e uma pena uma das vozes que llutava contra este sistema anti democratico que impera na CBF, e vivendo e aprendendo humanos sao todos iguais!

05/04/2008 21:12

[leoqp] [Niterói/RJ]
Juca, e para os jogadores dos times que não estão e nunca estiveram habituados a jogar à temperatura de 40 graus? Creio que, em verdade, devemos, já que essa é posição da CONMEBOL quanto à altitude, utilizarmos, também, das vantagens, para nós, de jogar em pleno sol escaldante do RJ. Apesar de que, até os jogadores, por conta de questões médico-fisiológicas não atuam nessas condições. Contudo, para jogadores noruegueses, por ex, tais condições seriam muito mais prejudiciais que para os jogadores brasileiros (brasileiros no sentido dos que jogam no país...).

05/04/2008 19:09

[rodrigo.brandao] [Rio de Janeiro, RJ]
Juca, também sou a favor de proibir os jogos em altitudes letais, mas você não acha que se o Cienciano saísse de casa pra enfrentar o Flamengo em Lima o time da Gávea teria que receber os peruanos, por exemplo, em Porto Alegre? É uma questão de igualdade no tratamento! Afinal, nenhum time tem culpa de estar sediado em cidade alta, pra somente ele ser obrigado a se afastar de sua torcida. Concorda? E peça a seus (nossos, aliás hehe) colegas jornalistas que por favor respeitem nossos hermanos latino-americanos...

05/04/2008 19:04

[chiquinin] [Itatiba SP]
Juca...os dirigentes da CBF que são uns ineptos: vão jogar com a Venezuela e marcam o jogo pra Manaus......com o Uruguai, marcam em Porto Alegre....mais perto deles do que de nós........não sabem aproveitar nossas vantagens climáticas e geográficas........ Qto à altitude, todos os times têm que ir lá sim....quem não tem competência, não se estabelece, como é o caso dos bambis rubro-negros daquele timinho que tem torcida demais pelo time 'de menos' que tem............

05/04/2008 18:42

[Ernesto] [São Paulo / SP]
Não me lembro de um jogador sequer que tenha falecido em razão da altitude enquanto no Brasil e na Europa já houve diversos casos... Não sou médico mas creio que qualquer cidadão que tenha problema cardiovascular , diagnosticado ou não , vai somente acelerar o processo quando estiver acima de 2750m ( porque não 2500 ou 2300m ? ). Seria necessária uma regra impondo um período de adaptação à altitude mas qualquer pessoa propensa terá problemas. Ninguém falava disso quando bolivianos eram massacrados quando argentinos e brasileiros jogavam por lá nos anos 60 / 70 / 80. Ernesto

05/04/2008 18:19

[pedrorafa87] [Goiânia, Goiás]
muito infeliz esta posição da CBF e, mais infeliz ainda, uma pessoa como o Juca Kfouri concordar. Respeito. No entanto, não há nada que comprove malefícios ligados a diputa de um jogo na altitude. Discordo que apenas 20 dias são necessários para a adaptação. Não sou atleta profissional, mas já pratiquei atividades físicas em Cusco e La Paz, por exemplo. O único empecilho é mesmo o ar rarefeito, onde a bola corre mais, e o corpo pede mais oigênio. Nada que possa prejudicar um atleta em bom estado de saúde. O chamado "sorojchi" (efeitos provocados pela altitude) tem um antídoto totalmente eficaz: chá de coca. Balela e discriminação contra esses países. Ironicamente, essa altitude nunca ajudou a Bolívia nem os times do peru em nada!

05/04/2008 16:42

[francoyuri] [Palestra Itália]
Parabéns Juca, pela insistência em se opor ao absurdo de se jogar na altitude, mas principalmente parabéns pela humildade. Por mais que uma pessoa tenha uma vida permeada de erros gritantes, de vez em quando dá uma bola dentro. Parece-me ser este o caso.

05/04/2008 16:36

[olavocerchiaro] [São Paulo (SP)]
Olá Juca! Parabéns pela humildade em reconhecer quando o RT toma 1 atitude certa em 1000 que ele toma... Mesmo assim, o meu Tricolor jogou lá há duas temporadas atrás, venceu o Cienciano e ninguém comentou nada. A altitude cria dificulade para os 2 times, pq a maioria dos jogadores do Cienciano jogam lá, mas não nasceram nem foram criados lá... o modo como o Flamengo tratou tudo isso deverá criar uma hostilidade muito grande por conta dos cidadãos de Cuzco. Um abraço!

05/04/2008 16:10

RESPOSTA:
Quem fica lá 20 dias resolve o problema.

[charleslobo] [SP]
"ministro da Justiça desmaia com efeitos da altitude na Bolívia e o Lula aprova os jogos lá";Jogadores profissionais de futebol (do SP inclusive) precisam de tunbos de oxigênio em volta do campo; É...essa tal de altitude não deve influenciar em nada mesmo...

05/04/2008 16:07

[marcofr] [São Paulo-SP]
Não assinou porque o time dele (flamiengo) está disputando a Libertadores.

05/04/2008 15:30

[eduardoandrejr] [Curitiba]
Ridículo esse tipo de atitude em querer proibir futebol nas alturas. Morreram muitos jogadores por estar jogando nas alturas? Lembram do jogador do S. Caetano que morreu de parada cardíaca? foi no Morumbi, em SP, a 700 metros de altitude, fora outros vários exemplos que poderia aqui citar... Daqui a pouco vão querer probir uma equipe de país tropical de jogar na Russia ou em um país gelado. CBF,Presidente do Flamengo e CIA Ltda vão se preocupar com outras coisas, nosso futebol está cheio de problemas e até agora nenhuma solução.

05/04/2008 15:10

[potin] [Colatina-ES]
A DENGUE, no Rio, não é muito mais perigosa que a altitude?

05/04/2008 15:02

[edgal] [rj]
Gostei das respostas do Juca. Nós leitores deveríamos antes de escrever algumas besteiras, como eu mesmo já escrevialgumas, ter o trabalho de pesquisar. Os que dizem que o Santos ia lá... "nunca foi". O Gremio ganhava lá, lá aonde? Ele foi á 3500m? Todos os times sofrem jogando nessa altitute.Isso é desumano. Uma verdade que estão esquecendo, as cidades abaixo desse nível, dos próprios países reclamados, estão comemorando o fato da proibição. Os próprios jogadores que atuam em níveis mais baixo ficaram satisfeitos. Você que diz ser bobagem já correu ou jogou bola com pressão alta ?

05/04/2008 14:59

[fabiolimamor] [Sorocaba]
Proibamos tambem jogos no nordeste, na africa, na oceania, e na siberia. Jogamos agora só pra Europeu ver, e o pessoal de higienopolis tb, só com po de arroz na cara. Sem negros, eles são mais fortes. Eles nem alma tem. Proibamos tb jogos na zona leste, muito perigoso pros reporteres irem lá. Ah, proibamos tambem o futebol, agora so golfe. Grande Ricardo Teixeira, fez esse discurso sem nenhuma segunda intenção. Converteu-se, vai pro céu. Assinado: Papai Noel

05/04/2008 14:56

[yaroslavsantos] [BRASIL]
TODA ESSA CONFUSÃO É PORQUE OS TORCEDORES DO FLAMENGO SABEM QUE SERÃO HUMILHADOS PELO CIENCIANO DA MESMA FORMA COMO FORAM HUMILHADOS PELO NACIONAL.SERÁ UM GOL P CADA 1000 METROS.

05/04/2008 14:51

[Fernando Racy] [São Carlos - SP]
Juca: viver é mesmo aprender! Seu blog acaba de ensinar a este modesto biólgo, aqui, que a proliferação de antas é maior até que a de vírus. E mais: apesar de são-paulino constato que existe - também - anta tricolor. Santa diversidade, não? Desisto!!!

05/04/2008 14:51

[eusouomagau] [Curitiba]
O Santos de Pelé jogou na altitude e foi campeão; o São Paulo de Telê, idem. Os times argentinos, o Boca em especial, tb. Nunca ninguém morreu por causa disso, e nunca vi esses clubes com essa desculpinha real e paradoxalmente mandrake. A altitude faz os anfitriões parecerem melhores do q na realidade são? Sim, e daí, cara-pálida?, é como eu disse, sempre foi assim. Quer ganhar a libertadores?, tem q passar pela altitude. Isso é desleal? Talvez, mais pra sim do que pra não, mas mais desleal ainda seria esses times serem proibidos de jogarem em casa…Vão jogar onde? Com que torcida? ( Odeio o Evo Morales, mas nessa tô com ele. Na posição dele faria o mesmo. Chamava o mais novo bolivariano, diego armando, e marcava uma pelada em Potosí)

05/04/2008 14:39

[bruno_noshi] [Campinas]
Juca, vc ainda acredita na justiça brasileira?

05/04/2008 14:33

[eusouomagau] [Curitiba]
Vejamos: É uma coisa q sempre foi assim, jogar na altitude( o mundo nunca foi feito justiça, se fosse…) Aliás, a par da justiça( ideal q a cada dia desisto mais de perseguir e acredito menos), a altitude é uma coisa q, pra mim, torna a libertadores mais competitiva e por isso mais “massa” até q a copa dos campeões da uefa. Sem ela( a famigerada altitude), a libertadores ficaria 80 % menos emocionante e imprevisível, e corintiano disso não entende. Porque nivela clubes tecnicamente horríveis com os grandes esquadrões. Nesse caso, portanto, o ideal de justiça uma vez concretizado faria do torneio mais importante da américa do sul um torneio até sem graça.

05/04/2008 14:32

[eusouomagau] [Curitiba]
Que Barão de sei lá o quê defendeu os interesses do flamengo, até vá lá. Mas dos outros clubes brasileiros, sei não…não vi nem um outro clube com essa choradeira. Indiretamente, talvez até ajude esses outros. (Pra outros, como o corinthians, isso é definitivamente indiferente) Relevante nisso tudo é a péssima imagem q isso passa dos clubes brasileiros de mais tradição fora do Brasil; isso é bem pior q o benefício. Daí q esses clubes maiores são os mais prejudicados.

05/04/2008 14:31

[walberjlopes] [Sampa]
Cheguei a duvidar que vc o parabenizaria quando fiquei sabendo da notícia. Parabéns! Bom fds.

05/04/2008 14:25

[rphneves] [Nova York]
Pô, Juca, desta vez foi bom ter escrito "Está MESMO de parabéns". Caso contrário, a turma acha que você está sendo sarcástico. O fato é que quem vive nessas altitutes acaba desenvolvendo mais hemoglobinas e aí consegue captar mais oxigênio do que quem está habituado ao nível do mar. O comentário de um leitor sobre o relógio foi genial!!! Essa vou anotar no caderninho. Parabéns novamente pelo blog. Abraço, Rapha

05/04/2008 14:10

[prowl] [sjcampos]
como sempre é tudo culpa do flamengo... o inveja que mata... quem defende esses jogos lá deve ser da torcida dos bambis (justificado, pois são parentes das Lhamas...)

05/04/2008 14:06

[Cláudio_Carioca] [Mengão Sempre!!!] [RJ]
Juca como sócio e conselheiro do Flamengo, era obrigação do Ricardo Teixeira defender os interesses do clube...mesmo assim, parabéns Ricardo Teixeira.

05/04/2008 14:06

[ibbranco] [Porto Alegre, RS]
A Ciência do Esporte (que Pretensão, hein, parece Filósofo alemão escrevendo) também recomenda que não se joguem Partidas sob um Calor de mais de 30 graus. Por isso acho que é justo banir Jogos acima de 2750m e acima do Trópico de Capricórnio, por isso o flamengo não deveria também jogar contra o Cienciano no Maracanã, no máximo no Morumbi (levando em Conta a Altitude de São Paulo). De um modo geral qualquer jogo importante tem que ser jogado na Europa, o que aliás já está acontecendo de fato até com a seleção. A Copa de 2014 foi uma Exceção porque era politicamente incorreto demais vetar ao Brasil depois de 54 Anos, como no fundo todos no Primeiro Mundo queriam (com Razão).

05/04/2008 13:35

[Lucas Camargo] [Rio]
Parabéns, Juca....Apesar de ser contra o RT (toma até, chá de cadeira...hehe) aparentemente vc reconhece quando ele toma uma atitude certa...

05/04/2008 13:24

[Alonso] [Sao Paulo/SP]
Juca... até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.

05/04/2008 13:08

[yaroslavsantos] [Brasil]
Nas libertadores anteriores São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Vasco e etc.jogaram em lugares inóspitos. Por que agora, que o flamengo tá na libertadores querem tirar jogos da altitude ? Toda vida o Brasil venceu lá. Agora Porque perde não se deve jogar lá ? Ou nos outros times temos os heróis Marvel ?

05/04/2008 12:39

[eg-moura] [Rio de Janeiro]
Curiosa a declaração de um torcedor do Inter sobre epidemias primitivas. Quem disse que a hepatite não foi contraida ndentro do Beira-Rio ? Flar que foi de uma viagem ao Nordeste é ridículo isso !!! O Beira-Rio , com toda sua falsa modernidade , não tinha até o começo do ano , NENHUM LAUDO DE APROVAÇÃO DE NENHUM ORGÃO COMPETENTE PARA TER JOGOS DE FUTEBOL. Saiu , em janeiro , uma ampla reportagem sobre isso no jornal o Lance , mostrando que não tinha recebido o Ok de orgão como CORPO DE BOMBEIROS E VIGILâNCIA SANITÁRIA. Percebe o drama ? A hepatite pode muito bem ter sido contraída no Beira-Rio e não na coitada da Paraíba

05/04/2008 12:13

[eg-moura] [Rio de Janeiro]
Curiosa a declaração de um torcedor do Inter sobre epidemias primitivas. Quem disse que a hepatite não foi contraida ndentro do Beira-Rio ? Flar que foi de uma viagem ao Nordeste é ridículo isso !!! O Beira-Rio , com toda sua falsa modernidade , não tinha até o começo do ano , NENHUM LAUDO DE APROVAÇÃO DE NENHUM ORGÃO COMPETENTE PARA TER JOGOS DE FUTEBOL. Saiu , em janeiro , uma ampla reportagem sobre isso no jornal o Lance , mostrando que não tinha recebido o Ok de orgão como CORPO DE BOMBEIROS E VIGILâNCIA SANITÁRIA. Percebe o drama ? A hepatite pode muito bem ter sido contraída no Beira-Rio e não na coitada da Paraíba

05/04/2008 12:13

[mar70mag] [sao paulo]
Mais uma frescura do futebol "moderno". No tempo de Pelé, o Santos subia nas alturas e enfiava mais de 5 e ninguem sentia nada.

05/04/2008 11:33

RESPOSTA:
Prove que ia, porque não ia. Quando foi, uma única vez, ganhou lá a duras penas e goleou na Vila.

[francagalvao] [Juca] [Aracruz ES]
Estes times brasileiros ficam chorando com bobagem, os times dos morros, poderiam questionar junto a Comembol que não jogariam em cidades no nível do mar. Pau que da Francisco também bate em Chico, tudo conversa fiada de alguns dirigentes babacas. Estes times não foram criados na altirude? Não tem sede lá? Sua torcida não fica nos montes? Então porque teriam que descer para agradar flamengo, e outros dirigentes bobos, o S Paulo sempre jogou em altitude e nunca reclamou, tudo tolice e conversa fiada. Ou se adapta a altitude ou chega no dia do jogo, e seja lá o que Deus permitir.

05/04/2008 11:09

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]