UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[lu-benatti] [São Paulo-SP]
O que uma pessoa que afirma não precisar escrever o português corretamente só porque não é jornalista está criticando o trabalho jornalístico do Juca e o trabalho da Mari na seleção? É no mínimo vergonhoso uma pessoa achar que não precisar escrever corretamente. Álias vou mais longe: não sabe escrever corretamente a própria língua mãe, vai ser competente no que? Pra criticar outros tem que ter no mínimo moral...

26/08/2008 00:07

[esmgarcia] [Piracicaba/SP]
Critiquei a Mari em 2004 e calo a boca agora. Reverencio estas meninas e o técnico Zé Roberto. O único campeão olímpico com o masculino e feminino. Em 2004 esse time não foi apenas criticado, foi massacrado. E a verdadeira culpada foi Fernanda Venturini, que não deveria levantar três bolas seguidas para uma menina de 20 anos. Parabéns meninas, parabéns Zé Roberto. Torci muito por esse ouro. Vocês mereciam!

25/08/2008 15:54

[gpximenes] [sp]
Agora,é fácil escrever isso...o que o tal de Daniel Batista escreveu em 2006?

25/08/2008 08:18

[hmilen] [BH]
Afinal, quem sáo esses jornalistas que crucificaram a Mari? Generalizar não adianta nada.

25/08/2008 02:25

[acfcflu] [rio/rj/br]
Perfeito!

24/08/2008 22:35

[Breno] [Belo Horizonte]
Muitas pessoas não sabem diferenciar a crítica do insulto. É claro que as críticas foram justas, embora como alguns disseram a Mari teve o mérito de não se omitir. O problema é quando a coisa deixar de considerar o lado técnico e partir para insultos como o "amarelão" (que muitos sem o conhecimento técnico de determinado esporte utiliza para analisar o desempenho de determinado atleta), covarde, e outras coisas ainda piores. No Mundial de volei feminino, muitos dos que insultam o Bernardinho e elogiam o Zé Roberto faziam exatamente o contrário. É compreensivel a reação da Mari, embora fosse brilhante se não tivesse dito isso.

24/08/2008 22:24

[e-mailbr] [BA]
Engraçado,... se fosse um jogador do seu time mandando a torcida adversaria calar a boca tava tudo lindo! Doi qdo a carapuça serve neh?

24/08/2008 20:53

[e-mailbr] [BA]
Achei desnecessário o cala a boca ostensivo mas compreendo. Até pq ela não se omitiu em momento nenhum naquele jogo fatídico (ao contrario das outras) - e isso com apenas 20-21 aninhos!! Assim fica fácil colocar a culpa. Fora que, se ela não tá virando, tenta outra, certo? Errado para Venturini, ou para as outras omissas....

24/08/2008 20:44

[spinnaker] [sp]
Discordo da jornalista.É uma santa mania brasileira calar a boca dos criticos. Ora, na olímpiadas da Grécia Mari falhou sim;E foi criticada pelos jornalistas.O fato de ela ter feito uma magnifica olímpiada - agora , não significa que as criticas anteriores tivessem sido injustas. Se o Ronaldinho também começar a jogar um grande futrebol vai sair por ai dizendo que calou os criticos. O que não é verdade pois as criticas a ele tem sido justas.

24/08/2008 14:45

[mau.ruiz] [Sampa]
Foi uma covardia o que fizeram com as meninas e o Zé Roberto... esse time sempre foi muito bom. O que aconteceu em Atenas é uma das coisas que acontecem no esporte: um apagão. Queria ver os críticos numa semi-final olimpica... se borrariam de medo. Criticas são sempre bem vindas, quando feitas de forma justa e ponderada. Abraços!

24/08/2008 13:54

[geoano1] [alforriadamente.blogspot.com] [curitiba, paraná]
Juca, eu critiquei muito, mas não a mari, e sim o o zé roberto, mas agora calo a minha boca e reverencio ambos, inclusive a nossa fofão que jogou demais, e o COB não queria trazer a psicologa depois do amarelão de athenas hein?!

24/08/2008 13:27

[netedomi] [sp]
Concordo com a maioria dos comentários, muito fácil responder depois de uma vitória, mas não torna as críticas anteriores injustas. amc420, excelente resposta ao Juca a ao autor do texto.

24/08/2008 13:17

[glilco] [http://filosofodeblog.blogspot.com/] [Jataí - GO]
Acho que elas não devem mesmo desculpas a ninguém. Representaram muito bem o Brasil, mesmo nas derrotas. Perder também faz parte do esporte, desde que seja lutando até o fim. E foi o que aconteceu com as meninas no passado. A falta de respeito com a luta e as conquistas dessas meninas mostra que o Brasil não merece o bom volei que tem...

24/08/2008 12:12

[jeffescobar] [São Caetano do Sul]
Quem criticou as meninas do volei não precisa se justificar agora que elas ganharão, é melhor ficarem quietinhos torcendo para o volei masculino. Em Atenas, Venturini afundou o Brasil e felizmente Fofão, como a mais experiente, teve uma postura de assumir a responsabilidade em Pequim para comandar o Brasil dentro de quadra. E só para lembrar, o maior técnico do volei brasileiro é J.R.Guimarães com dois ouros olimpicos.

24/08/2008 05:30

[Carlos] [Salvador]
Ah! as amarelonas de 2004, depois da vitória em 2008, demonstraram que também podem ser verdonas. Precisam amadurecer. Acrescento que o próprio Juca tem uma parcela de culpa nestas atitudes arrogantes, pois ele acha que nenhum atleta brasileiro é responsável por qualquer derrota. Para ele, como para uma boa parte da imprensa, a culpa para determinados vexames é dos cartolas e até da pressão do povo brasileiro que, carente de resultados, exagera nas suas expectativas. Para os atletas é sempre destinado o Olimpo independente do que aconteça.

24/08/2008 05:17

[Adir Júnior] [Florianópolis-SC]
Textos como este estão dentro do pacote brasileiro do fracasso. Será possível que não vai vir ninguém do time de volei feminino e dizer: "Povo brasileiro, esta medalha de ouro é o nosso pedido de desculpas pelo que fizemos em Atenas. Acho que agora estamos quites com o nosso passado." Mas não, o fato de vencerem agora, na visão destes profetas de fatos prontos, torna as críticas ao que aconteceu em Atenas "injustas".

24/08/2008 04:18

[alessandrolima] [Recife]
Como se diz "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa" méritos e parabéns para essa conquista, mas isso não anula que em Atenas o que ocorreu foi terrível. Ótimo que aquilo deu força para a superação agora, mas não é por conta disso que se apaga o passado apenas não precisamos mais lembrar tanto dele.

24/08/2008 04:16

[fs.1915] [São gonçalo-RJ-Brasil]
Ela deve ter se referido ao Bundão Ruim-eno e sua turma. Meteram pau nelas em Atenas e agora babam-lhes o úteros. Nada por uma boa micagem por audiência.

24/08/2008 03:46

[jocagomes2] [São Paulo]
Juca, o texto do Daniel me fez lembrar outro, do Clóvis Rossi (e eu nem gosto muito dele), dos anos 1990 eu acho, em que o jornalista falava que, quando o São Paulo (e eu nem sou são paulino, mas corintiano como você) foi campeão mundial, o mundo se rendia finalmente ao gênio Telê Santana, que sofreu tanto ou mais que as meninas do volei, treinando, por duas vezes,as melhores equipes da Seleção Nacional dos últimos 30 anos, mas que nada ganharam. Rossi dizia em seu texto algo assim: 'quando o trabalho é feito de maneira séria, mais cedo ou mais tarde, ele há de gerar bons frutos!' Bem, Telê Santana (daí do céu), José Roberto e as garotas do volei, vocês têm o seu momento de glória, fruto de um trabalho sério e dedicado. Troféu Osmar Santos pra vocês!

24/08/2008 02:02

[jcwrep] [Jaboatão,PE,Brasil]
Ganharam com méritos? Sim. Amarelaram 3 vezes (3 vezes) seguidas,principalmente a Mari ? Sim.Sim.Sim.A derrota para Cuba ano passado no PAN no Brasil foi vergonhosa e vexatória.Aliás tanto é verdade que ninguém falava que o time era ruim,fraco etc,pelo contrário sempre se reconheceu que o time era bom mas que pipocava porque pipocou,repito em 3 jogos decisivos seguidamente por isso nem Mari nem ninguém pode fazer o gesto de mandar calar ou não foi preciso contratarem uma psicóloga full time ?

24/08/2008 01:21

[thiago-rolim] [são paulo]
o brasil teve 5 match points em 2004,entaum com certeza Mari errou as cinco bolas q ela atacou? e kem levantou as ''pseudocinco'' bolas pra ela num é culpada?o brasil só tinha ela de atacante?uma garota de vinte anos?pois se uma garota de 20 anos numa olimpiada perde dois match points seguidos é burrice tentar passar a bola pra ela no terceiro ,no quarto,... isso é ridiculo oq falam dela. e ela só mandou as pessoas calarem a boca hj, e naum durante 4 anos q ela sofreu(certeza q a maioria q criticou-a axou q o time perderia o jogo após akele 25x18, no seg set)

24/08/2008 01:16

[omarh] [sp]
Quanta bobagem.

24/08/2008 01:16

[thiago-rolim] [são paulo]
o brasil teve 5 match points em 2004,entaum com certeza Mari errou as cinco bolas q ela atacou? e kem levantou as ''pseudocinco'' bolas pra ela num é culpada?o brasil só tinha ela de atacante?uma garota de vinte anos?pois se uma garota de 20 anos numa olimpiada perde dois match points seguidos é burrice tentar passar a bola pra ela no terceiro ,no quarto,... isso é ridiculo oq falam dela. e ela só mandou as pessoas calarem a boca hj, e naum durante 4 anos q ela sofreu(certeza q a maioria q criticou-a axou q o time perderia o jogo após akele 25x18, no seg set)

24/08/2008 01:15

[Bruno] [bsb]
É, concordo com muitos que comentaram aqui...estou feliz pela vitória, mas irritado pela atitude pequena deste time. As críticas não foram por perder, e sim pela forma que perderam 4 anos atrás. Se seguirmos essa lógica, não podemos criticar mais ninguém, pois daqui a 4 anos os mesmos podem "calar nossa boca"...ridículo! Gosto muito do seu blog, Juca, mas essa postura de apenas defender as meninas não é adulta, não é profissional. Elas são adultas e profissionais e deveriam se comportar como tal, agüentando as críticas (quem tem vida pública tem que estar preparado) e utilizando as mesmas para fortalecer-se, e não para vingar-se. Parabéns pelo ouro, mas que amadureçam...

24/08/2008 01:10

[Heitor] [São Paulo]
Pra ser sincero não li o texto mas sei que é em defesa da amarelada de Atenas. Muita calma nessa hora!!!! Elas amarelaram sim , assim como brilharam agora!!! Foram campeãs de uma forma maravilhosa , impecavel. E amarelaram ridiculamente a 4 anos atras. Não é porque venceram agora que vamos apagar o passado. Só falta daqui a 4 anos o Diego da ginástica vencer e todo mundo dizer que nada aconteceu nesta Olimpíada!!! E concordo em parte com você : não se compara o futebol ao volley. Até porque a nossa seleção ( minúscula letra para minúscula equipe com minúsculo técnico ) só vêm fazendo papel ridículo!!! E , Juca , será que é uma boa atitude se esquecer do passado? Este é o problema do Brasil : querer esconder os erros do passado , que acabam sendo as grandes falcatruas do presente e , quiça , do futuro!!!!!!!

24/08/2008 00:29

[ca.graco] [Natal]
Bom texto. Diz só os fatos. Essa questão de "amarelar" é uma das maiores "muletas" criadas no Brasil. Mais ou menos isso, se perdemos é por culpa nossa e não por mérito dos outros. Temos esse exemplo no dia-a-dia de quem acompanha o seu time de futebol. Se meu time leva um gol, procuro logo o defensor culpado e esqueço que pode ter sido mérito do atacente. Ou seja, somos egoístas até nisso e egocêntricos, só olhamos para o nosso umbigo. Quanto a Mari, se ela errou em Atenas foi porque procurou o jogo e as outras se esconderam. Errou, mas acertou mais. Se chegou na semi foi pelos seus acertos também. Todos esquecem isso. A medalha é dela e do time, não nossa. Nos identificamos com eles nas vitórias e achamos que fazemos parte disso, só porque somos da mesma "pátria". Nas derrotas tratamos logo de arranjar uma desculpa, de preferência que não nos envolva de nenhuma maneira, algo que só teve a ver com o time. Recomendo a leitura da coluna do Tostão na Folha dia 13/08/08. Num é isso, Juca?

24/08/2008 00:19

[Rubro-Negro] [Rio de Janeiro]
Os que malharam tanto as meninas buscam o nosso "complexo de vira latas" e criam uma "malhação do judas" fácil para ter audiência. A vitória esportiva depende de MUITA persistência, muito talento, muito treino, MUITO equilíbrio emocional, e também de um tanto de sorte (ou de pouco azar). Não é uma tarefa simples, e é apenas para os que tem grandeza que cabe o arrojo de tentar vencer. Simples e primitivo é ficar arrumando culpados para ter audiência, e não ter coragem de enfrentar o debate ao vivo. O esporte é aprendizado para a vida, ensinando muita coisa. Mas mostra quão medíocres são os que só tem a crítica simplista para guiar suas vidas. Excelente texto.

23/08/2008 23:54

[RDS] [SP]
Concordo com o colega amc... texto ridiculo...

23/08/2008 23:46

[gmsalvador] [Uberaba]
Há quatro anos perderam e foram criticadas justamente (alguns exageraram).Hoje venceram e estamos todos felizes e mercerem todos os louros da vitória. Será que se tivessem passado a mão na cabeça, tratado elas como coitatinhas elas teriam essa força de dar a volta por cima? O esporte é muito bonito. Mais é cruel. Um ri, outro chora.

23/08/2008 23:30

[tavares.h] [goiânia]
Juca, as meninas do vôlei realmente estão de parabéns, etc, etc., mas o ponto alto da participação brasileira nestes jogos certamente foram as duas gatas que ganharam o bronze na vela. De onde sairam aquelas duas beldades que ninguém conhecia, velho??!!! Que coisa mais show ...

23/08/2008 23:21

[sergiollima] [williamsburg, va eua]
Queria muito saber o que vc escreveu ha quatro anos quando as meninas falharam em nao ir a final como todos esperavam. E se vc nao foi duro com elas, gostaria de saber o porque. Qual a diferenca entre elas e outros esportes coletivos que nao podem perder para serem criticados. Eu so quero entender o porque do jornalismo nao tratar todos da mesma forma, se for o caso, e' claro. E se vc esta enchendo a bola da Mari hoje, eu gostaria de saber se vc acha que as criticas a selecao quatro anos atras nao tinham fundamento. Eu so quero entender o porque da defesa destas meninas quando elas efetivamente perderam na Grecia. Como deveriamos tratar o time que agiu como relatado no blog do Andre? Sua opiniao e' importante. Porque eu continuo querendo entender o jornalismo.

23/08/2008 23:12

[Ronaldo Silva] [Maringá, Pr, Brasil]
Despejando uma torrente de palavrões com a Copa do Mundo nas mãos, como Dunga, dizendo "podem tocar, é de vocês", como Parreira, dizendo "vocês vão ter que me engolir" ou mandando calar a boca, como fez Branco em 94 e Mari agora, essas reações apenas nos mostram nossos heróis e vilões esportivos como seres humanos, que sofrem pressões e extravasam, de forma às vezes elegante e sensível e às vezes rude e grosseira, mas nunca deixando de serem humanos. O importante é não perder de vista a beleza da trajetória de superação dessas meninas, submetendo-as de novo a essa pressão estúpida quando a medalha de ouro já não tiver o mesmo brilho. Basta lembrar de Ronaldo, protagonista de uma das mais lindas recuperações da história do futebol em 2002 para ser execrado e apontado por fraude por muitos pouco tempo depois. Um abraço, Juca, e bom domingo.

23/08/2008 23:11

[Robson] [Goiás, Brasil]
Pelo dinheirão que elas ganharam, até eu ... Me poupe. Pelo menos somaram um ouro pro Brasil.

23/08/2008 22:58

[aparente] [Sobral/Ceará]
Quanta prepotência dessas mulheres do vôley. Fiquei enjoado com a arrogência delas. Quem não sabe perder também não sabe ganhar.

23/08/2008 22:58

[sergiollima] [williamsburg, va eua]
Pera ai. Elas eram ou nao favoritas na Grecia? Acabo de ler no blog do Andre Kfouri que ha quatro anos Ze Roberto teria reclamado sobre a postura de algumas jogadoras que covardemente teriam jogado a responsabilidade em cima desta Mari. Se ouve abuso da imprensa, eu nao sei, nao vivo no Brasil ha anos, mas, nao seria o caso de a Mari vir a publico e dar porrada nas atletas que realmente nao deram de si o que se esperava ha quatro anos? Mas ai, vai ver, amarelou, ne'. Nao ha como nao valorizar e muito estas mocas, mas, nao vamos agora fingir que nao ouve nada ha quatro anos. Se o tecnico reclamou, entao nao tem porque os patrulheiros puxa-sacos virem agora a bancar os escudeiros. A Mari nao deveria ter mandado ninguem calar a boca, a medalha era a resposta e nao tem nada a ver com sangue nas veias, tem sim a ver com educacao e com saber lidar com pressoes do esporte. Se foi ridiculo o voces vao ter que me engulir de Zagalo, foi tb o desta moca. Ganharam hoje, mas erraram sim antes.

23/08/2008 22:57

[Fabio Santos] [São Paulo]
Ô, Juca, não faz assim, não. Sua resposta ao primeiro comentário foi imatura até. O texto do Batistella está mal escrito mesmo. Você sabe bem disso. Quem posta aqui não tem que saber escrever perfeitamente para poder postar aqui. Quem critica um atleta, por exemplo, não tem que ir lá, no campo, e fazer melhor que ele, não é? Então... Grande abraço deste que admira os SEUS textos, não os textos dos amigos e conhecidos que você, às vezes, posta aqui.

23/08/2008 22:53

[amc420] [São Paulo]
Bom, quanto à qualidade do meu texto, eu não sou jornalista e muito menos possuo um dos blogs mais visitados do Brasil, sou apenas um amador anônimo comentando... Agora quanto ao texto em questão, mandar críticos calarem a boca após uma vitória, na minha humilde opinião, é um gesto pequeno e mau-caráter que não deveria ser defendido por alguém que se intitula jornalista.

23/08/2008 22:51

[C.Arruda] [http://www.machomoderno.com.br] [São Paulo, SP, Brasil]
Tremenda bobagem. Dispensável a atitude da Mari. A campanha foi irretocável, tornando a conquista maior ainda. Mas isso não apaga o passado, elas amarelaram sim, por diversas vezes. Todo ser humano tem direito de errar, elas há tempos tem voleibol de alto nível, mas ainda não estavam preparadas para serem campeãs olímpicas. Agora são, com muita propriedade, e eu bato palmas para elas. Não calo, nem mando calar a boca, porque não acho respeitoso. Principalmente quando faltarm com respeito comigo. Bato palmas para as meninas, mas a Mari só considero uma ótima jogadora de vôlei. Só isso.

23/08/2008 22:44

[marilio] [Belo Horizonte]
Perderam? Vaias e críticas. Ganharam? Aplausos e congratulações. Em todos os esporte é simples assim. Ou não? Agora, Juca, deixe de ser corporativista, pois o texto está muito fraco por ter sido escrito por uma jornalista. Reconheco, porém, que para uma simples torcedora está bom demais. Saudações.

23/08/2008 22:29

[Rodrigo Leme] [São Paulo/SP]
Com todo respeito, a argumentação do texto é absurda. O q a medalha de ouro de hj muda a marelada de 4 anos atrás? Pior q aquele que não aprende com seus erros é aquele que os nega. A Mari deveria era comemorar sua medalha de ouro e usá-la como resultado de um trabalho para consertar o desastre que protagonizou 4 anos atrás, ao invés de "calar a boca" de quem disse a verdade. Mas o esporte é cíclico: amanhã ela perde e vai se omitir da culpa. Ela só gosta de dar o passo à frente qdo ganha. Que caráter!

23/08/2008 22:28

[haroldo_maia] [Londrina]
Que o time amarelava isso é fato.Acabaram agora com esta sina.Foarm criticadas e agora elogiadas. Normal.

23/08/2008 22:27

[haroldo_maia] [Londrina]
Que o time amarelava isso é fato.Acabaram agora com esta sina.Foarm criticadas e agora elogiadas. Normal.

23/08/2008 22:27

[Carlos Antonio] [Aracaju-SE]
Parabéns ao Zé Roberto, cuja competência ninguem pode questionar. Quanto à Mari, acho muito engraçado esse pessoal que não quer ser criticado quando falha ainda mais que elas tinham a vitoria assegurada em Atenas e 'amarelaram' mesmo. Aliás, se não fosse a Sheila e a Paula estaríamos hj amargando mais uma prata porque nossa Mari 'amarelou' de novo e foi a responsavel por quase todos os pontos feitos pelas americanas. Nervosa,nao seguia passar nenhuma bola quase desestabilizou o resto do time. Garota, jogue mais e fale menos.

23/08/2008 22:20

[mario] [salvador]
Hj acordei cedo para ver as meninas ganharem a medalha de ouro no volei, acordei confiante. Mas outra coisa é nós querermos achar que nenhuma crítica foi merecda por elas. No último mundial,tb disputado na Ásia, com jogos de madrugada, perdi várias noites assistindo e acreditando no melhor time, que não perdia nenhum set e na final não ganhamos. Em Atenas tb tinha visto perdermos pra Rússia num jogo que já estava ganho. No Pan a história, mais uma vez, se repetiu, ou seja, não era nenhum absurdo ser cético em relação a esta seleção. Ainda bem q ganhamos, premia o esforço das jogadoras, nos emociona, nos faz ter ainda mais orgulho de ser brasileiro, mas não pode nos fazer achar agora q elas sempre foram perfeitas. Parabéns!!! Enfim elas ganharam!!!!

23/08/2008 22:19

[cbg80] [Conrado] [Mogi-Guaçu]
Embora seguidor da lição de Dr Ulysses - de que devemos ser altivos na derrota e humildes na vitória - , acho que a Mari fez muito bem. Depois de quatro anos apanhando e de uma campanha perfeita em Pequim, tinha mais é que ir à forra mesmo.

23/08/2008 22:13

[Paulo] [São Paulo]
Excelente texto Juca, seria legal você publicar somente textos desta qualidade aqui, dá prazer de ler e comentar. Abraço

23/08/2008 22:04

[Carlos] [Salvador]
Ok, já dei parabéns, mas a vitória atual não anula os vexames que este time protagonizou. Não é normal, em qualquer lugar do mundo, um time de ponta estar ganhando de 24 a 19 e perder. Não foi normal o futebol do Brasil perder em 1950. Mais tarde ganharam 5 títulos, mas em 50 amarelou. As meninas ganharam em 2008 de forma brilhante, mas em 2004 amarelaram. Simples assim.

23/08/2008 22:00

[amc420] [São Paulo]
Texto muito mal escrito com argumento capenga. Dá pra fazer um idêntico defendendo o Dunga e sua medalha de bronze esbravejando palavrões e ironias aos jornalistas. Mas aí não pode, né?

23/08/2008 21:52

RESPOSTA:
Até porque são campanhas incomparáveis. Ou não? E parabéns pela qualidade de seu texto.


[fechar a janela]