UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[bigbillsta] [Santo André]
O Santo André não recebe qualquer verba do município. Isso só aconteceu na administração do senhor Jairo Livolis. A prefeitura não ajuda em nada na promoção dos jogos na cidade. Nem faixas indicando os jogos no Bruno Daniel existem. É melhor o senhor visitar a cidade, antes de fazer suposições. O interessante é que os times grandes são os que mais mamam no poder público e disso o senhor nada fala. Por quê não fala, por exemplo, do escandoloso contrato do Flamengo com a Petrobras (que é um monópolio e nada ganha desse patrocínio)? E do perdão de dívidas monstruosas que os clubes grandes ganham dos governos? O senhor defende os ricos e poderosos, independente se estes roubam muito ou pouco. Quando um que não faz parte dessa elite sobe, aí o senhor procura meios de atacá-los parea defender os interesses dos poderosos. Outra coisa, coronealismo existe nos grandes clubes muito mais que eem qualquer clube pequeno

28/11/2008 09:54

[nascimento.pc] [Porto Alegre - RS - Brasil]
4- Colocar estes clubes em uma mesma “vala” revela 2 problemas: no aspecto profissional, mostra que o jornalista escreve sobre temas que não conhece (erro primário, e muito grave nesta profissão); no aspecto ético, mostra uma postura um tanto quanto leviana; 5- Os chamados "grandes clubes" usufruem muito mais da proteção do poder público que os chamados "pequenos", funcionando como verdadeiras “caixas pretas”, com parcerias do tipo "lavanderia". 6- Estes clubes de menor porte têm, realmente, torcidas muito menores, mas e daí? Eles, bem como seus torcedores, deixam de merecer respeito e consideração por isto? Por trás da pseudo-moralidade e pseudo-ética arrotadas por ele, estão presentes a lógica e a ideologia das grandes corporações da mídia: "se os clubes têm pouca torcida, então temos poucos consumidores. Sendo assim, estes clubes não merecem nenhum respeito ou consideração". Os "altos valores morais" deste jornalista são bastante conhecidos: audiência, poder, dinheiro!

04/09/2008 01:28

[nascimento.pc] [Porto Alegre- RS - Brasil]
1- São surpreendentes a arrogância, a grosseria, a falta de educação e de respeito totalmente gratuitas, mas este é um estilo de jornalismo já conhecido, que apela para qualquer recurso de baixo nível em busca de repercussão (e realmente, muitas vezes consegue o que pretende...); 2 - Não há problema algum no fato de clubes do interior receberem apoio do poder público local, visto que ajudam a dar visibilidade às suas cidades, projetam uma imagem positiva, abrindo portas para oportunidades em diversas atividades; 3- Além de torcedor do Santo André, tenho muito respeito por clubes como São Caetano, Barueri, Ipatinga, além de tantos outros denominados "clubes pequenos". São clubes de porte menor, alguns jovens, outros mais tradicionais, e que, apesar das dificuldades que enfrentam, têm conseguido, na história recente do futebol brasileiro, superar os chamados "grandes clubes" em várias ocasiões, em diversas competições importantes (Copa do Brasil, regionais, etc.). (continua)

04/09/2008 01:26

[rafael furlan] [Santo André-SP_]
Enquanto isso, em Torino, Itália: Ontem: Benfica 0 x 4 um Santo André qualquer Hoje: Évora 1 x 8 um Santo André qualquer Amanhã: Gênova ? x ? um Santo André qualquer Façam suas apostas...

03/09/2008 15:57

[apolosys] [Sperandio - Santo André]
Pobre grande Bahia Pobre grande (?) Juca Kfouri... Na falta de coisa melhor para fazer, vi Bahia 1, Santo André 4, em Feira de Santana, pela Série B, de Brasil. Também vi, pra mim não existe nada melhor do que ver o Santo André pela Série B. B de bola. Totalmente afônico, não pude gritar minha indignação. Também afônico, não pude gritar minha alegria. E fiquei com pena. Fiquei satisfeito. E fiquei com raiva. Fiquei feliz. Pena da grande torcida tricolor. Sinto muito pela grande torcida tricolor. Ganhar ou perder faz parte do jogo. Sorte da grande torcida andreense. E raiva do Paulo Maracajá, do ACM e de seus descendentes, do Daniel Dantas, toda essa gente que levou o glorioso Bahia à breca. Problema do Bahia. Fiquei feliz por Jairo Livólis, Breno Gonçalves, e por todos os presidentes que, com muito sacrifício, não deixaram cair a bandeira do Santo André. (continua)

03/09/2008 13:53

[Thiago Cruz] [Santo André - SP, Brasil]
Torcedores e simpatizantes do Santo André: realmente o dono desse blog foi absurdamente injusto e indelicado ao se referir ao E.C. Santo André da forma como o fez. Mas ora, não vamos nos ofender com o comentário de um Juca Kfouri qualquer.

02/09/2008 21:40

RESPOSTA:
É isso, enfim!

[andre_vbarbosa] [santo andre sp]
O universo sabe dessas coisas que o "jornalista de Santo André" escreveu. A pergunta que eu faço pra você é: alguma vez você deixou de torcer pelo Corinthians por causa dos dirigentes do seu time? Abraço.

02/09/2008 11:17

RESPOSTA:
Sim, até por causa de um técnico, em sua segunda passagem, em 2001. E certamente o Corinthians não é clube artificial, com a segunda maior torcida do país. Além do mais, se até o universo sabe, parece que o tal assessor de imprensa ignora...

[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Morei na Bahia e me lembro do Tricolor de Aço inaugurando um centro de treinamento.Vi o Bahia ser campeão brasileiro em 88(até justo,mas a fórmula também ajudou) e ir as quartas da libertadores de 89.Mas não revelou mais ninguem, só elegeu deputados.Políticos que mataram torcedores na Fonte Nova ano passado,alguma coisa têm que ser feita,SALVEM O BAHIA!TRICOLOR DE AÇO! P.S.Você têm razão sobre os times artificiais,mas a conquista do Ramalhão em cima do império do mal,foi sensacional!

01/09/2008 21:43

[todynho911] [Ferrol, Espanha]
"O Bahia, é um time igual ao Santo André, pequeno e que vive da revelação de jogadores e de auxilio do município e empresas locais..." Pequeno com uma torcida quase 6 vezes maior que TODA a população da cidade de Sto. André. As maiores investidoras do clube são as italianas FIAT e Lotto e o ultimo jogador revelado pelo clube foi o Dani Alves (o lateral direito mais caro da história recém contratado pelo Barcelona. Jogador que aliás, saiu direto do Bahia para o Sevilla). O Bahia hoje não passa de uma sombra do que foi no passado. Membro fundador do clube dos 13 (único membro fora do centro-sul), primeiro time brasileiro a alcançar a libertadores (com mais de uma participação). Não sei se o Juca se enganou quanto ao Sto André (E com todo respeito que é possível, também não me interessa.) Mas, saudosista ou não, Juca fala do Bahia com conhecimento de causa. Ninguém tem obrigação de conhecer o que foi citado acima. Exceto aqueles que querem argumentar em torno deles. Ou falar besteira.

01/09/2008 18:45

[r.marana] [Santo Andre]
Exijo respeito qdo vc tratar do Santo Andre, venha conhecer a estrtura do clube o trabalho gerido nele, para depois, vc poder comentar algo...

01/09/2008 15:57

[dsunega] [Santo André - SP]
Juca, Esqueci de comentar mais uma coisa. Na parte que você comentou sobre o uso de dinheiro público, o Flamengo que você torceu contra o Santo André, é de todos o que mais é financiado pelo governo.... Quem é o patrocinador do Flamengo (time que tem a maior divida entre os times junto ao governo) PETROBRAS.... Acho que não preciso falar mais nada..... Abração Juca... Que o SANTO André te abençoe....kkkkkkkkkkkk

01/09/2008 15:20

[dsunega] [Santo André - SP]
Olá Juca, Bem, respeito você como o brilhante joranalista que é, porém você pisou na bola mesmo. Errar é humano. Sou torcedor do São Paulo (time muito menor no quesito honra e vergonha moral que o Sto André). O Nosso Santo André é pequeno sim, porém é um clube que merece muito mais respeito que o seu Corinthians pois nunca teve como ajuda financeira dinheiro da máfia Russa. O Bahia, é um time igual ao Santo André, pequeno e que vive da revelação de jogadores e de auxilio do município e empresas locais.... Espero nunca ver ninguém falar da ESPN Brasil(Emissora "pequena") da mesma forma que você falou do Santo André, imagine o título do Texto: Rede Globo Humilhada por uma ESPN Brasil qualquer....(um tanto quanto ridículo, não?) Bem e para finalizar, pelo menos o Santo André (um time qualquer aí..)nunca matou torcedores por negligência na manutenção de seu estádio.... Um abraço Juca....(Reflita sobre todos os depoimentos....Errar é humano...ok?

01/09/2008 15:13

[renatomaua] [Mauá - SP]
Lembro-me bem do dia em que o Ramalhão conquistou um empate totalmente incompreensível contra meu glorioso Palmeiras (4x4 Copa do Brasil) eliminando o time que por duas vezes teve sua equipe apelidada de "Academia" e ganhando sua vaga para uma final histórica... Mesmo com o golpe que aquilo representou para mim, me juntei aos apaixonados pelo Santo André para assistir o 1 jogo da final contra o Flamengo, no Palestra. E esse espisódio fica para a história, como o dia em que um "Santo André" qq começou a ganhar um título nacional contra o time de maior torcida do mundo... O Sr. Marcelinho Carioca está com dores de cabeça até agora, após ter lido essa matéria! Fiquei pasmo com tal desprezo pelo Ramalhão...

01/09/2008 14:47

RESPOSTA:
continuação... O Santo André de Ronan Maria Pinto é melhor que o Santo André de Jairo Livolis entre outras razões porque tem mais respaldo para dar saltos em direção a novos triunfos. Mas não se pode esquecer que, mesmo com inúmeras dificuldades, o Santo André de Jairo Livolis conseguiu as maiores glórias que uma agremiação de porte médio jamais alcançou no Grande ABC, exceto o São Caetano de estrutura completamente diferenciada por conta de um regime diretivo empresarial que o Santo André procura copiar. O Santo André massificado de torcedores com que se sonhou no passado parece não ter mais vez no futebol empresarial destes tempos, num paradoxo sem tamanho porque o mercado consumidor de futebol é tão importante quanto o mercado empresarial de futebol. Em tempo: o sr. Marcelinho foi contratado pelo sr. Ronan...

[Luigi] [Santo Andre - SP- Brasil]
Juca, vc pisou na bola: não asão apenas clubes pequenos que são usados por politicos, vc não se cansa de mostrar o que fazem com o Atlético Mineiro.

01/09/2008 12:26

[penessor] [deforafc.com] [Santo André]
Oi, bom, eu acho que o futebol mudou, como todas as atividades culturais intrínsecas ao ser humano. A causa? A própria sociedade e sua relação com o poder, o dinheiro. Não acho que o Santo André escape completamente do lado ruim dessas mudanças, mas entre ele e os demais clubes citados existe um abismo. Fica fácil uma crítica vazia, leviana e a distância. Chateia? Sim, não nego. Mas não dura muito. É uma pena, porque nas arquibancadas andreenses não são poucos os que acompanham seu trabalho. Meu amor pelo Santo André, time operário, nascido da turma da várzea, que sem querer querendo beliscou uma Copa do Brasil permanece. Um pena Juca....

01/09/2008 10:37

RESPOSTA:
continuação Ronan Maria Pinto é marcante na capacidade de conseguir o que pretende e, por mais que pareça derrotado, sabe reagir. Haja vista que é o único dos acusados pelo Ministério Público de Santo André no caso Celso Daniel que de fato deu a volta por cima publicamente. Ele comeu o pão que o diabo amassou em matéria de imagem pública, ainda sofre muitas restrições por isso, mas o peso do Diário do Grande ABC neutraliza preconceitos da elite conservadora de Santo André que sempre o viu como um estranho no ninho, um invasor de cidadelas aparentemente inexpugnáveis ocupadas por muita gente que chegou primeiro e tomou conta do barraco. Até porque há limites para uma fórmula franciscana como a aplicada pela diretoria de Jairo Livolis dar continuamente certo. Quando houve mais recursos financeiros disponíveis, à época do prefeito Celso Daniel, o Santo André ascendeu à Série B do Brasileiro e conquistou o maior título de sua história, a Copa do Brasil na finalíssima contra o Flamengo, no Maracanã.(continua)

[ander_sa] [Santo André]
Juca, sou jornalista e morador de Santo André desde que nasci. Conheço muito bem o EC Santo André, fui assessor de imprensa do clube por dois anos e atualmente sou responsável pelo departamento de comunicação e marketing da parte social. Tenho plena convicção que essa sua postura foi, como o meu amigo Edu Passos disse, uma forma premeditada de gerar polêmica. Não me entra na cabeça que um jornalista experiente como você tenha falado sério a respeito do Santo André. Que tenha jogado fora uma história de 41 anos de glórias e conquistas. Não, não vou citar aqui o título da Copa do Brasil e tantos outros. Quero apenas deixar registrado a minha revolta com as suas podres palavras. Estou completamente indignado e passarei o assunto adiante. Vou comunicar a diretoria executiva do clube e solicitar formalmente um pedido de desculpas. Sinto que a imagem do clube e dos seus torcedores foi denegrida violentamente. Até logo, do seu fã, mas que está completamente decepcionado com sua postura.

01/09/2008 09:44

RESPOSTA:
Escreveu sobre o Santo André, um jornalista de Santo André, pouco tempo atrás: Mas o Santo André que todos queremos está a sete léguas do ideal. A prova disso, mais que qualquer outra, é tecnicamente irrefutável: mesmo num jogo decisivo como o de sábado no Estádio Bruno Daniel, o público foi sofrivelmente pequeno. Só para traçar um paralelo entre o Santo André que ascendeu à Série A em 2001 e o Santo André de sábado: foram mais de 17 mil pagantes naquela oportunidade, contra menos de quatro mil agora. Nada surpreendente, porque ao longo desta temporada, e apesar de todos os esforços para chamar o público ao Bruno Daniel, o que tivemos foram médias muito abaixo do esperado e um pouco acima da temporada passada. (continua)

[eroscasabranca] [São Paulo]
Juca, bem-vindo à nova era do futebol. Saudosismo é bom, mas durante 5 minutos. Não se trata as novas forças do futebol desse jeito. Juca você é o primeiro volante dos jornalistas. Enquanto outros, mais bem-humorados, irônicos e brincalhões são os antigos ponta-esquerdas dribladores. Você é o Dunga. Os outros são os Garrinhchas.

01/09/2008 08:28

[luizen6] [www.ramalhonautas.com] [São Paulo - SP]
Espalhamo-nos pelo Estado de São Paulo, nas Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e muitos outros. Há gente na Europa, nos Estados Unidos e até no Japão. Não cabemos mais apenas nas páginas dos diários locais. Já fazemos parte de um grupo seleto - o dos times campeões da Copa do Brasil (havia apenas dois paulistas entre eles). Também não nos contentamos com minguadas e irônicas notícias sobre nosso time do coração nas mídias nacionais. Queremos externar nossa paixão, marcar presença, assumir nossa identidade, falar e trocar idéias, espalhar notícias e informações sobre o Esporte Clube Santo André para o mundo. Somos autônomos e independentes em relação à diretoria do clube e a entidades que regem o futebol. A internet é nosso meio. Por isso somos Ramalhonautas. Foi por ela que muitos ramalhinos se descobriram e se congregaram. Será por ela que vamos passar nossa mensagem agregando ainda mais ramalhinos. De bem com a vida e com o mundo, tocando em frente. Abraç

01/09/2008 01:50

[luizen6] [São Paulo - SP]
Se me permite, gostaria de disponibilizar a seus leitores um pequeno manifesto que sintetiza que tipo de 'avis rara' somos nós, torcedores do Ramalhão: Manifesto Ramalhonauta Queremos manifestar uma paixão azul e branca que nasceu em terra operária e brotou de gente que adorava chutar a bola por campos gramados, várzeas ou terra batida; por ruas de paralelepípedo e de asfalto, por terrenos baldios e quadras; em bairros, clubes e fábricas. Gente de qualquer cor, voz, origem, idade, qualquer tamanho de pé. Alguns de nós mal tinham nascido, outros sequer eram imaginados. Mesmo assim já estava escrito: uma cruz verde em forma de X marcaria para sempre nossas vidas. Sob ela uma legenda: E. C. Santo André. Essa gente está no ABC e esparrama-se pelo Brasil e pelo mundo. Ainda não formamos uma multidão. Mas, como missionários, queremos espalhar a febre e marcar o brasão amarelo com a cruz verde no maior número de almas possíveis. Não mais nos restringimos ao ABC.

01/09/2008 01:46

[luizen6] [São Paulo - SP]
Desculpe, mas seu comentário em relação ao Ramalhão foi leviano e de alguém que não anda bem informado (algo grave para um jornalista renomado). Basta uma pesquisa mínima pra perceber que a história do Santo André é bem diferente da do S. Caetano, Barueri, Ipatinga e congêneres. Entendo que jornalistas da 'Capitar' não admitam que times da 'periferia' ou do 'interior' possam fazer esse tipo de coisa. Lembro como a imprensa paulistana maltratava a Ponte nas vezes em que chegou às finais. Era o provincianismo às avessas, o provincianismo paulistano que até hoje se enxerga como a "terra dos bandeirantes", a Golias que não admite ou suporta Davis da perifa. Entendo que é preciso fazer média com grandes torcidas, que nos vêem na Tv, lêem nossa coluna e nosso blog. De qualquer modo, quem busca informação confiável, ou opinião coerente e sensata, já deve estar mais ressabiado com o senhor. Pena.

01/09/2008 01:36

[pedro] [recife]
[lucianomcaldas][Ibotirama] Meu caro, já estive em Ibotirama! Fiquei à beira do grande rio, no Hotel Velho Chico. Ainda existe?

01/09/2008 00:12

[alextrotski] [São Paulo]
Ola Juca , Bem já comentei aqui sobre as virtudes e Diferenças do Santo André para não ser tratado como um qualquer , alias opiniao que vc reafirma , vc respondeu o Eduardo dizendo que conhece o ramalhão e sabe que ele é mais querido na cidade que corinthians , são paulo e palmeiras , é juca isso é mais uma prova que vc realmente não conhece o Santo André a nossa torcida não é maior na cidade que a dos grandes , alias acredito que Flamengo e Galo tenham torcidas na cidade maior que as nossas , esta afirmação está mais proxima da realidade do que a sua , não queremos o que não nos pertence , só queremos ser tratados com respeit e imparcialidade . um abraço deste seu fã , mas que continua achando que vc pisou na bola , vou publicar um post detalhando o santo André qualquer contra os "tradicionais grandes clubes"

31/08/2008 23:17

[resumaecsa] [Santo André - SP]
Canções do “DESPOTISTA” Kifouri Get Back, Get Back, Get Back to Where you once Belonged (Get back Ramalhão) Xoxuá, cada macaco no seu galho, Xoxuá, eu não me canso de falar Xoxuá, o meu galho é NO Bahia, Xoxuá, o seu (Ramalhão) é em outro lugar.... Nossos (os seus) ídolos ainda são os mesmos E as aparências não enganam, não. Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém (...) Mas é você que ama o passado e que não vê, que o novo sempre vêm... Que bola fora, seu Juca.. Não importa o seu pensamento ou de outro jornalista “qualquer”, ME ORGULHO DE SER ANREENSE! Salve, Salve ó Glorioso Santo André da minha fé! Maurício Barbieri. Acho que agora vai...

31/08/2008 22:36

[nlsb2] [Salvador, Bahia, Brasil]
Concordo... Os times citados ai, tal como o Sto. Andre sao times que nao possuem nenhuma representatividade no cenario nacional... Nao incrementam em nada o esporte mais praticado nacionalmente, somente possuem uma Copa do Brasil, que eh um campeonato que ja proporcionou diversas se assim pode-se dizer "cagada"... O Bahia esta passando por uma fase obscura, a sua diretoria coronelista e incompetente, parasitam ni poder e nao "largam o osso" pois se largar, isso pode abrir espaco para diversas investigacoes sobre fraucatuas diversas que sempre ocorreu, entao esse grupo ai, somente vai largar o osso, quando o Bahia estiver extremamente no fundo do poco!!!! Infelizmente... O maior clube do norte-nordeste

31/08/2008 21:37

[regutia010955683] [Santo André]
Galera, deixa este cara para lá, o que ele quer é aparecer, chega de gastar vela com defunto ruim.O problema dele, é que ele se identifica com este timinhos que vivem de historia, assim como ele, que ja teve os seus dias de gloria e hoje depende de comentarios levianos para ser lembrado. Olha só senhor Juca, quase 100 comentarios, continue assim que voce vai longe, de preferencia bem longe do Glorioso Ramalhão. Bahia 1 X 4 Santo André Novos e bons tempo

31/08/2008 20:04

[e-mailbr] [BA]
ACM?? Se ele fez alguma coisa seria até "justo" visto que era torcedor ferrenho do Vitorinha!

31/08/2008 19:23

[fabiobinho15] [Santo André-SP]
Também reitero o q disse uma pessoa aqui: Diante de Santo André.o Jk e mesmo um qualquer...

31/08/2008 17:25

[euclidesalmeida2000] [www.semprebahia.com] [Salvador / Bahia]
Parabéns, Juca por estar sempre atento aos acontecimentos da vida do Esporte Clube Bahia. A imensa Nação Tricolor agradece. Nós, do Blog SEMPRE BAHIA, como forma de reconhecimento ao seu apoio, publicamos seu post. Abraço, Euclides Almeida SEMPRE BAHIA www.semprebahia.com

31/08/2008 16:24

[lopesvic] [São Caetano do Sul]
Juca, acho pertinente sua crítica à políticos que usam futebol para se promover gastando em futebol o que deveria ir pra saúde, obras, etc. Porém citar o Santo André como exemplo, foi de uma grande infelicidade, indelicadeza e uma certa leviandade, em minha opinião, e, pelo que percebi de vários leitores (e admiradores!) seus. Acho que vc deveria nos responder sobre o porquê de citar o Santo André, principalmente a maneira como citou: "um Santo André qualquer."

31/08/2008 15:38

RESPOSTA:
Reitero: diante do Bahia, o Santo André é mesmo qualquer.

[Eduardo Passos] [São Paulo]
O convite está feito. Entre em contato via e-mail para combinarmos. Um abraço fraternal de Eduardo Passos.

31/08/2008 11:35

RESPOSTA:
Eduardo, caro, não percamos nosso tempo. Até porque não foram poucas as vezes em que vi o Ramalhão. E sei como o Santo André é mais querido na cidade que o Corinthians, o São Paulo, o Palmeiras... E que o atual presidente nada tem a ver com administrações municipais passadas... E como cada um se sente na obrigação de defender o que lhe é mais próximo. Pois eu não. Defendo a importância de um Bahia, Ceará, Fortaleza, Vila Nova, Avaí, muito mais do que o está mais próximo de mim, como os clubes artificiais e até mesmo a Portuguesa. E não é para causar polêmica, ponto em que você se engana redondamente. É por convicção mesmo. Poupe-me da ida a Santo André. Já me basta viver nesta horrorosa cidade de São Paulo. Quanto ao André, você tem toda razão: ele é a prova da evolução da espécie. Quanto à eventual bipolaridade você foi desrespeitoso e covarde, porque fosse verdadeira não é assim que se trata alguém doente. Resta óbvio que sua companhia não me atrai. Ah,então, torci pelo Flamengo.

[Eduardo Passos] [São Paulo]
Quem sabe, em uma breve visita, ele constate que até mesmo uma cidade sem belezas naturais, cheia de defeitos e imperfeições, com taxas de poluição e violência que beiram o insuportável, um comércio quase falido, radares fotográficos espalhados por todas as esquinas e infelizmente administrada por políticos tão podres quanto os de qualquer outro canto do Brasil, ainda existe gente que ama esta camisa azul, sofre com suas derrotas e vibra com as raras vitórias do time que representa esta cidade. Juca, o convite está feito. Compromisso de jornalista para jornalista. Te pego em casa, pago seu ingresso para o próximo jogo do Santo André, te acompanho na arquibancada e após o jogo, de quebra, você conhecerá o tradicional filé à parmegiana da região. Quem sabe, após noventa minutos com a bunda na arquibancada, sua opinião, que no jornalismo esportivo ainda é muito respeitada, seja um pouquinho menos parcial e não magoe pessoas que tanto amam o futebol como você.

31/08/2008 11:35

[Eduardo Passos] [São Paulo]
Talvez Juca devesse se espelhar em seu filho André, que é brilhante sem chamar atenção e evita polêmicas vagas. André é jovem, daqueles jornalistas com “jota” maiúsculo, direto, honesto e extremamente objetivo em seus trabalhos na ESPN Brasil. Sim, Juca deveria seguir o discreto Andre e acima de tudo perceber que a paixão pelo futebol pode estar na Bahia, em Santo André ou em qualquer outro lugar do mundo, mesmo sem a beleza de Salvador ou da importância de uma megalópole como São Paulo. Como jornalista, Andreense e acima de tudo ciente da árdua tarefa da comunicação, me resta deixar um convite ao Sr. Juca Kfouri para conhecer na próxima semana a não tão bela, porém, simpática e acolhedora Santo André.

31/08/2008 11:34

[Eduardo Passos] [São Paulo]
Dias depois foi infeliz, quando desmereceu um time que representa uma cidade de grande importância para a história do estado de São Paulo e que, por obra do destino, “azar” da lógica e contrariando os Deuses do futebol, teve seus dias de glória quatro anos atrás, quando calou numa só noite a torcida do Flamengo num Maracanã lotado, a “poeira” de Ivete Sangalo com o cachê pago e até Galvão Bueno. Para um torcedor abnegado, uma noite simplesmente inesquecível! Confesso que naquela noite, ao lado de trezentos verdadeiros torcedores do Santo André de corpo e alma, espremidos e alguns até agredidos entre outros oitenta mil flamenguistas no Maracanã, tive uma das maiores alegrias de minha vida e DUVIDO que o Sr. Juca Kfouri não torceu pelo Ramalhão pelo menos naquele jogo, contra um prepotente e covarde Flamengo que cantava vitória antes da hora.

31/08/2008 11:33

[Eduardo Passos] [São Paulo, SP]
Como todo ser humano, jornalista e torcedor fanático, Kfouri gosta de chamar atenção e criar polêmica. Sou jornalista e entendo o lado de Kfouri. Corremos este risco diariamente e às vezes isso acontece sem querer, está no sangue, faz parte da profissão. São nesses deslizes que “ganhamos” os famigerados esporros de editores, críticas de leitores e no pior dos casos até uns “tapinhas” no meio da rua, até porque sempre corremos o risco de não agradarmos a maioria. Não sei, tentei entender a razão de Juca criticar times “como” o Santo André. Minha conclusão é que talvez Juca sofra de bipolaridade ou qualquer outra anomalia similar. Digo isso, pois, dias atrás, Juca foi um gênio, deu um show neste mesmo blog nos comentários contra a imundice do Comitê Olímpico Brasileiro, principalmente contra as falcatruas de Carlos Arthur Nuzman, pessoa nefasta e nociva ao esporte que tanto condeno e eternamente criticarei.

31/08/2008 11:32

[allison76] [recife]
Com o trágico fim do Santa Cruz, a massa pernambucana só terá o Bahia para sofrer, digo, torcer!

31/08/2008 10:47

[Danton] [Manaus, Amazonas Brasil]
Perplexo! simplesmente perplexo fiquei ao ler sua crônica "Pobre grande Bahia". E amazonense e corinthiano de coração que sou, fiquei perplexo não pela simpatia que tenho por este clube histórico como o Bahia, mas sim pelas palavras amargas dirigidas ao Santo André. Suas palavras "humilhado por um Santo André qualquer", foram de uma infelicidade imensa. Acredito eu que como bom jornalista e cidadão que preza a democracia e o respeito saberá se redimir em uma próxima crônica, não apenas com a torcida e o município de Santo André, com seus leitores que tanto o admiram, e principalmente, com você! As palavras são como setas, após lançadas, não voltam atrás. A solução é ir atrás delas e consertá-las. grande abraço do caboclo amazonense Danton

31/08/2008 09:26

[ebl70] [RJ]
Classifico o S.André no mínimo como time mediano e mesmo sem considerar sua história, conquistas e participações, justifico: Possui mais de 30.000 associados servidos com 2 sedes muito bem equipadas. A poliesportiva em área de 60.000m2 e a de campo e náutica superior a 300.000m2. Recentemente adquiriu o seu CCT (não é CT e sim CCT) também muito bem equipado, distribuídos numa área de 606.000m2 e em condições de hospedar mais de 200 atletas. Localizado a 20 km do centro de Santo André e a 38 km do centro de S.Paulo, nas cidades de Mauá e Rib. Pires, na Grande SP. Trabalha com divisões de base há 33 anos e os seus times sub-11/13/15/17/20 estão classificados para próxima fase do campeonato paulista. Hoje o time sub-20 encontra-se na Europa disputando o torneio de Torino-IT. Mantém um time-B que lidera chave na copa Paulista e o time principal encontra-se no G-4 da série B. Um time com toda essa estrutura conquistada com muito trabalho em 41 anos é um time qualquer? Como são os outros??

31/08/2008 03:25

[jogosperdidos] [São Paulo/SP, Brasil]
Ô Juca, curto seu blog, mas essa foi uma bola fora do tamanho do mundo. O Santo André é das antigas, tem (somando com o antecessor Santo André FC) 41 anos de futebol e nada tem a ver com esses times piratas por aí. Nós do Jogos Perdidos sempre vamos atrás de times "menores" e podemos comprovar que o time andreense nada tem de biônico, já que nem a prefeitura ajuda o time. Respeito você, mas essa foi uma furada e tanto. E se o Bahia perdeu de quatro para o time andreense em casa o Santo André nada tem a ver com isso, só fez a sua parte.

31/08/2008 01:37

[Thiago Cruz] [www.corinthians.com.br] [Santo André - SP, Brasil]
Juca, você, como grande jornalista e comentarista esportivo que é, deveria ser menos preconceituoso e, acima de tudo, se informar melhor antes de falar mal do Santo André. O Santo André é diferente de clubes como Ipatinga, São Caetano e Barueri. Existe há quatro décadas e não é um clube que surgiu do nada. O time não tem qualquer ajuda da Prefeitura de Santo André, exceto pela cessão do estádio municipal da cidade, coisa que grandes clubes fazem também (times cariocas usam o Maracanã e o meu Corinthians usa o Pacaembú, por exemplo). Eu até reconheço que o Bahia tem uma história maior que a do Santo André no cenário do futebol nacional, mas também não há motivos para tratar o E. C. Santo André dessa maneira.

31/08/2008 01:11

[alextrotski] [São Paulo]
Juca , você cometeu um grande engano ao comparar o Santo André com alguns clubes bionicos que existem por ai . O Santo André tem 41 anos e sempre disputou os campeonatos paulista e Brasileiro nas mais diversas divisões ,a alguns anos o clube se tornou empresa (separando o social do futebol ) as cotas dessa empresa foram postas a venda e hoje o controlador do Futebol é o dono (ou socio majoritário do Diario do Grande ABC (que como vc sabe é o maior jornal regional do Brasil) O Santo André que um bom trabalho nas categorias de base e da prefeitura só recebe a cessão do estádio (alias como corinthians , Flamengo, cruzeiro,Atlético MG)Juca tenho certeza que se você se investigar vai perceber que o santo andré não pertence a categoria dos bionicos e sim de clubes que apesar de modestos e com torcidas diminutas (juventude,Portuguesa,Ponte preta ...)caminha com as próprias pernas ,ah espero ver uma kirrata sobre este assunto em breve. Um Abraço.

31/08/2008 00:22

[lucianomcaldas] [Ibotirama]
Sou torcedor do Bahia aqui da cidade de Ibotirama - região Oeste do Estado e agradeço de coração a sua sábia observação Juca em cima desta Ditadura comandada por Maracajá que há anos e anos vem destruindo o maior Clube de Futebol do Norte Nordeste!

31/08/2008 00:10

[fabio.castana] [http://fabio.castana.zip.net/] [Santo André - Sp ]
Lamentável O seu Comentário Juca! O Esporte Clube Santo André é muito maior do que o senhor imagina! e não somos bancados por prefeitura alguma! única "ajuda" que recebos é o Estádio,sedido pela prefeitura a nós! então,o senhor antes de generalizar procure estudar e saber das coisas antes de pública-las! Por favor,não compare o Ramalhão com um timinho qualquer como o São Caetano. E Você senhor torcedor do Bahia,antes de falar mal de nós,procure ajudar o bahia para que ele não caia para a série C novamente! haha.. 4x1? só lembrando a vossa senhorias sobre o placar do último jogo entre ambas equipes! Senho Juca,Estou a espera do pedido de desculpas a toda torcida ramalhina. Respeitamos o senho como jornalista e esperamos que o senhor como tal grande jornalista tenha um minímo de bom senso! Obrigado e parabéns por públicar os comentários em seu blog! Atenciosamente, Fábio Castana

30/08/2008 23:43

[jmc.soares] [Florianópolis]
Juca, independente de ter havido alguma injustiça com algum clube, o BAHIA faz falta na série A. É triste ver um grande cair nas garras desses vampiros (meu GRÊMIO quase foi destroçado por essa laia, que foi ainda "perdoada" pela direção atual). Os conselheiros tem responsabilidade nisso e deviam defender melhor seus clubes. Mas não tá morto quem peleia, BAHIA!

30/08/2008 23:40

[lfblog] [CHAPECO/SC/INTER]
a CULPA É SEMPRE DO coroneis. Discurso mais furado em pleno seculo XXI. A culpa é do povinho brasileiro, sem cultura, que prefere carnaval trago e futebol do que frequentar bancos escolares. SEREMOS ETERNAMENTE QUINTO MUNDO , e a culpa ja foi dos CORONÉIS. e viva jucas k, galvões buenos, ufanismos baratos.

30/08/2008 23:11

[shaddaiseguros] [www.furiaandreense.com.br] [Santo André]
Olha Juca, sou fã do seu trabalho, acho você um dos jornalistas mais sensatos do Brasil, mas suas palavras sobre o Santo André foi uma evidente falta de entendimento sobre o Esporte Clube Santo André, não temos qual quer tipo de ajuda da prefeitura, apenas nosso estádio que está em uma situação precária, nosso clube é um clube empresa, sustentado por empresários da região, vale lembrar que o Santo André já disputou uma copa libertadores, além de ter sido Campeão da Copa do Brasil a pouco tempo, é um clube que vem se estruturando e está cada vez mais embalado para ser uma das grandes potencias de São Paulo, talvez o 5° time de São Paulo... Concordo que Ipatinga, Barueri, São Caetano são times de prefeituras, mas agora vc generalizar colocando o Santo André no meio disso foi uma tremenda falta de conhecimento. Um grande abraço.

30/08/2008 22:47

[Robson] [Goiás, Brasil]
E de fato o Santo André tem história, ao contrário de Grêmio Barueri, São Caetano e Ipatinga, ainda que as cidades desses times mereçam bons times.

30/08/2008 22:39

[marceloastolpho] [Santo André/SP]
Como dizia minha avó: Quem fala demais dá bom dia a cavalo. Juca, de vez enquando você acerta alguma, mas desta vêz errou longe. O Santo André não recebe nada da prefeitura, se mantém com meios próprios, pois hoje é um clube empresa. A única coisa que se utiliza da prefeitura é o estádio municipal, assim como o seu corinthians que, mesmo tendo a 2a. maior torcida do Brasil, até hoje utiliza o Pacaembú como se fosse sua casa. É lamentável como um "profissional" que vive do esporte vem à público para falar tanta besteira e tão mal informado.

30/08/2008 22:12

[ricamilo] [São Paulo]
Lamentável que uma pessoa que ganhe dinheiro com o futebol, faça um comentáqrio tão infeliz. O Santo André nada tem a ver com São Caetano, Barueri e Ipatinga. Faltou informação e bom senso, se bem que isso é comum na imprensa esportiva.

30/08/2008 21:09

[carlos.moro] [Santo André-SP]
Juca Pisou na bola no comentário sobre o Santo André, pois desde que me conheço por gente o Ramalhão belisca posições no campeonato paulista e brasileiro, além da Copa do Brasil heróica. Acertou em chei ao criticar o populismo que acerca o Santo André, com políticos da mais baixa estatura se valendo dele como plataforma e quntal eleitoral. Errou feio e acertou em cheio.

30/08/2008 20:23

[crtsilva] [São Paulo]
Colocar o tradicional Santo André no mesmo balaio do São Caetano e do Barueri é de doer, hein?... Afinal, o Santo André é um clube empresa, bancado por empresários da região. Juca, você está precisando se atualizar...

30/08/2008 19:49

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]