UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Dois excelentes representantes da música brasileira,mas quando bebiam do rock era bem melhores.

02/09/2008 23:01

[J. Andrade] [Mossoró]
Caetano Veloso é um grande poeta, mas morto em vida. Roberto Carlos não significa nada para a música popular brasileira (ao menos a de qualidade), a não ser como o fantasma que povoa nossa memória afetiva (nossos pais ouviam). Roberto cantando em espanhol e italiano, ou músicas de qualidade dos grandes compositores da MPB, ainda vale a pena. Roberto fazendo música é um desastre. Dois gênios da raça são João do Vale e Jackson do Pandeiro; ou Elomar Figueira Melo e Dorival Caymmi; ou Luiz Gonzaga e Pixinguinha; ou Chico e Noel... Ou muito mais... Caetano vem logo após, num segundo escalão; como poeta da música talvez lhe caiba um lugar ao lado de Orestes... Vixe!, até exagerei...

01/09/2008 21:12

[alberto.p.jr] [Tangamandapio, México]
Obs: não vi o show. Pode ser até que tenha sido bom uma mistura tão esdrúxula. Às vezes dá certo. Outro dia me surpreendi assistindo ao show dos Mutantes com a Zélia Duncan cantando no lugar da Rita Lee. Ficou bem melhor do que eu esperava. Mas que a combinação Roberto-Caetano cantando Tom é muito esquisita, ah isso é!

01/09/2008 04:32

[alberto.p.jr] [Tangamandapio, México]
Continuando... Em suma, considero o Caetano respeitável, embora há muito tempo não esteja se dando ao respeito (faz tempo que não grava nada que presta e faz tempo que fala muita bobagem na mídia); e nunca considerei o Roberto Carlos digno de ser um "representante da MPB que se diz de bom gosto" (aquela que está nas mãos de caciques há tempos, até mesmo porque não apareceram grandes artistas para os substituírem, e eles caciques estão cada vez mais aposentados). A maior parte da obra de Roberto Carlos é extremamente cafona, seus dons de intérprete nunca foram convincentes mas, o que pesa mesmo, é essa aura, essa pecha de "rei" imposta pela mídia. Se o cara pelo menos tivesse uma baita voz (como o citado Sinatra tinha), talvez se justificasse, apesar de suas poucas músicas boas. A dupla não foi "escolhida" para fazer show em homenagem ao Tom: eles quiseram, foram lá e fizeram. Têm todo o direito. O Tom se revirou no túmulo? Eu diria que sim! Foi uma combinação estranha essa dupla...

01/09/2008 04:27

[alberto.p.jr] [Tangamandapio, México]
Em primeiro lugar, o Tom Jobim foi um gênio. A Bossa Nova tinha melodia, harmonia, etc. Não me venham compará-lo com gente ridícula que faz(ia) qualquer coisa menos música como o Chico Science ou o Tom Zé. Em segundo lugar, o Caetano Veloso teve sim bons momentos em sua carreira, restritos aos anos 70 e início dos 80. Não o chamaria de gênio, acho que muita gente boa com músicas melhores não tem tanto reconhecimento da mídia quanto ele, e também, como intérprete, não é grande coisa,mas vá lá: eu o considero respeitável. Em terceiro lugar, o Roberto Carlos, apesar de algumas poucas canções interessantes, está mais situado mesmo no contexto "lixo cultural da Globo": é um intérprete muito mediano para ser chamado de rei de alguma coisa, suas músicas fizeram sucesso há mais de 20 anos atrás e ele continua ganhando um salário milionário só pra fazer aquele especial medíocre uma vez por ano. Patético! Como disse o Datena certa vez: esse aí já morreu e esqueceram de enterrar! Continua...

01/09/2008 04:04

[Maurício] [Brasil]
ahaha agora fale que Jorge Ben é gênio também! ahahahaha

31/08/2008 12:08

[vala1] [Porto Alegre]
Francoy. Li, sim. Ruptura, posmodernismo, essas coisas - que chatice.A bossa nova sendo homenageada por dois artistas como Caetano e Roberto e vc quer modernismo... Gente boa, lidera um movimento para fazerem outra homenagem: Chama o Marcelo D2, o Chorão e o Falcão do Rappa. Coloquem o Tom Zé de maestro. Taí a fórmula. Ah! A arte não morreu com RC e Caetano. Zeca Baleiro e Arnaldo Antunes estão aí. Mas, já é outra estória... Um abraço e viva o imortal tricolor - dos pampas!

31/08/2008 10:21

[pedro] [recife]
Pelo amor de Deus, esse Caetano não merece tanta discussão. É apenas um cantor que está no limiar entre a arte e a indústria cultural, que faz música-popular-de-mercado (que não é a verdadeira música popular, claro) com um pouco mais de qualidade do que a média industrial. Que se toque o Caetano em restaurantes, vinhetas de televisão e rádio etc. tudo bem, mas levar a sua obra a sério, só em terra de cego. Vamos falar de Villa-Lobos, Guarnieri, Mignone, mas Caetano??? Aliás, toda a bossa nova [Chico Buarque included] é de uma pobreza harmônica constrangedora, repetitiva e profundamente... entediante.

31/08/2008 00:54

[nico_rj] [rio de janeiro]
roberto carlos gênio da raça?!! vc deve estar louco. ele é lixo cultural!!! o rei da famiglia marinho!! a mesma famiglia q entregou as crianças do brasil a uma desqualificada como a xuxa. juca, roberto carlos é isso: LIXO CULTURAL!!

31/08/2008 00:29

[olcarpes] [itajai sc]
O Roberto Carlos deveria estar num museo, num museo o plagio e da falsificação. tá fazendo mais de vinte anos que não grava uma musica nova.

30/08/2008 22:31

[olcarpes] [itajai sc]
O Roberto Carlos deveria estar num museo, num museo o plagio e da falsificação. tá fazendo mais de vinte anos que não grava uma musica nova.

30/08/2008 22:30

[logodedalo] [São Paulo, SP, Brasil]
Sim, vc disse muito bem: dois gênios da raça, e cantam um terceiro. Apesar de toda a grosseria que tem sido dita sobre ambos, apesar da evidente baixa de criatividade de Caetano (ninguém consegue se manter criativo tanto tempo). Sim, mesmo com isso tudo, são gênios. Sempre sofreram críticas injustas: ora de uma esquerda burra e delirante, ora de críticos ingênuos e "chutadores" como alguns da imprensa paulistana, carregados de seus provincianismos. Gente que fala "rúim". São pessoas que escrevem mal, acabaram de começar e não respeitam quem já tem estrada, preferem suas convicções e ignorância.

30/08/2008 22:25

[reinaldo] [guarulhos]
Juca, eu não entendi os elogios. Seria a contra-crítica?

30/08/2008 21:59

[marinho9] [São Paulo, SP, Brasil]
Algumas coisas sem qualidade a gente não sabe até hoje de onde veio a fama, a banca e a pompa: axé music, Ponte Preta, Adriane Galisteu, Luciana Gimenez e... Roberto Carlos.

30/08/2008 21:34

[oweiler] [aguas lindas de goiás - Bra$il]
Não vi, não ouvi e não tô nem aí.

30/08/2008 21:30

[deassis55] [Minas-Brasil]
Dois tremendos chatos, dois tremendos cafonas. Caetano, metido à besta, quando, no máximo, poderia ser metido à bosta. Roberto... Bem, tem aquela música, com letra de mestre. Peraí! Não é dele; é da Isolda.

30/08/2008 21:03

[Marcos] [Maceió/AL-Paraíso das Águas]
Caetano Veloso,há muito tempo deixou de ser um ícone de boa música brasileira.Também,como um cantor do nível dele se rebaixou a tal ponto de cantar com Alexandre Pires? Pior foi Roberto carlos ao cantar junto de um funkeiro podre e ridículo,como aquele tal de MC Leuzinho, com suas músicas sujas que degradam a mulher e a boa música.Lamentável dizer isso,mas os dois não precisavam se rebaixar a tanto.Infelizmente os grandes gênios como eles dois e mais Milton Nascimento,Gilberto Gil,Chico Buarque e Paulinho da Viola não nos brindam mais com o brilho e poesias de seus versos.A música de hoje está nas mãos de sertanejos,funkeiros e pagodeiros.Para se ver a que nível chegou a música brasileira.Felizmente ainda existem as boas rádios e os CDS.Assim podemos escutar a maestria desses grandes poetas da MPB.

30/08/2008 20:17

[tmgenaro] [SBC, SP]
Nossa Juca, deu uma forçada hein... Tom é gênio! Caetano, também: trouxe coisas inéditas para a Música! Agora Roberto Carlos???? Um pseudo rockeiro melodramático... Não dá né... Não me conformo que num país de Tom Jobim, Chico Buarque, Rita Lee, Secos e Molhados, Pixinguinha, Tom Zé, Chico Scince, João Gilberto, Caetano, Tim Maia... tenha no Roberto Carlos a imagem de Rei da Música. Por favor... Isso já é forçar a amizade! Roberto Carlos faz na música o mesmo que a globo faz nas novelas! Respeito quem goste, mas que tenha respeito com a história musical brasileira e não o coloque no mesmo nível de um Tom Jobim!

30/08/2008 20:02

[leandro.gouveia] [São Paulo, SP]
Juca, não digo isso tomado pelo meu gosto particular sobre Caetano e Roberto Carlos, nem vi o show e não sei se foi bom ou ruim, mas a escolha deles pra homenagear Tom Jobim foi um equívico, daqueles grosseiros, principalmente o Roberto Carlos.

30/08/2008 20:01

[francoy] [ribeirão preto]
Continuando........ E nem acho ruim um artista realizar um show para relembrar sucessos do passado. O problema é vir com um caça-níqueis desses e achar que se trata de um momento relevante da música. Um exemplo: os Stones ainda estão na ativa, mas todo mundo sabe (eles próprios, inclusive) que o último álbum relevante que eles lançaram foi nos 70. Depois disso apenas lucraram, merecidamente, com o que fizeram de bom, e o rock seguiu seu próprio caminho. O que não dá pra engolir é Caetano vir, fazer um show com acordes convencionais, cantar música de 50 anos atrás, e achar que se trata de uma novidade, de um momento de relevância musical. Não, não é. É apenas saudosismo. Buscar algo além disso é de uma tremenda pobreza intelectual.

30/08/2008 19:48

[francoy] [ribeirão preto]
Vala 1 Não sei se você vai ler essa resposta, mas vamos lá. Eu acredito que é prejudicial para a música brasileira ela estar na mão de tantos caciques há tanto tempo. Dos anos 60 até hoje, só deram eles. Toda premiação (brasileira) de final de ano tem sempre os mesmos vencedores como melhores artistas e álbuns do ano: Caetano, Roberto, Gil, Chico Buarque. E os nomes novos que aparecem logo se apressam em beijar a mão dos painhos. Não há essa busca por ruptura. Um coisa é respeitar o passado e a partir dele criar algo novo, outra coisa é reverenciá-lo e repeti-lo ad infinitum. Você cita Mozart e Beethoven. Sem dúvida, são dois dos maiores gênios músicas da história. Mas a música erudita não morreu com eles. Eles se tornaram uma influência pelo que fizeram de magnífico, mas logo o bonde seguiu adiante. Ou então não teríamos Wagner, Debussy, Mahler, Tchaikovski e tantos outros. (continua)

30/08/2008 19:46

[cristianokock] [kockvitta.blogspot.com] [Limeira]
Prefiro Tom Zé e Paulinho da Viola à dupla "Verborréico e Nulo". Caetano teve seus bons momentos. Mas virou um arremedo de si mesmo. Roberto Carlos é uma espécie de Lair Ribeiro da música brega. Não nada de melodioso ou instigante na interpretação desses dois patetas. O show foi muito bem analisado por Jotabê Medeiros.

30/08/2008 19:16

[rios_andrade] [Santo André, SP, Brasil]
Ah Juca, que mancada sua sobre esse show. Coitado do Tom deve estar rolando no caixão com esse show. Comemorar 50 anos da Bossa Nova com Roberto Carlos é um CRIME. E Caetano Veloso chamando a imprensa e o povo paulista de bobo e burro por causa de alguma crítica a esse show é para nos lembrarmos que lembrar que AINDA temos Chico, Milton, João e mais uma infinidade de artistas que fariam Tom Jobim descansar mais sossegado e trariam MUITO mais respeito à Bossa Nova. Foi um disparate esse show, um CRIME com a nossa música.

30/08/2008 15:51

[frederico.silva] [slz/rj]
Estou feliz de ver os comentários, concordo com todos eles, com todo meu respeito, Caetano e Roberto definitivamente não tem nada, absolutamente nada de gênios.

30/08/2008 15:01

[edgal] [rj]
É... gosto não se discute; eu prefiro Emílio Santiago; Aguinaldo Timóteo; Peri Ribeiro, Ivan Lins e alguns outros. Nem de graça perderia meu tempo assistindo ao show do Rei do Plágio.

30/08/2008 15:00

[edgal] [rj]
É... gosto não se discute; eu prefiro Emílio Santiago; Aguinaldo Timóteo; Peri Ribeiro, Ivan Lins e alguns outros. Nem de graça perderia meu tempo assistindo ao show do Rei do Plágio.

30/08/2008 15:00

[MENGÃO CAMPEÃO!] [Recife-PE]
Juca, quais os clubes de coração da dupla?

30/08/2008 13:19

[pedro] [recife]
[francoy][Ribeirão Preto] Pelo menos, alguém com juízo. As conseqüências ideológicas do tropicalismo são mais que duvidosas. Além disso, artisticamente, há décadas, já, que o Caetano não faz nada que preste. Virou ridiculamente pós-moderno... e declaradamente direitista.

30/08/2008 13:13

[pedro] [recife]
Juca, pelo amor Deus, diante da cruzada pública que o Caetano vem fazendo para destruir a esquerda uspiana, diante dos beijos e afagos que troca com o Mangabeira Unger o tempo todo, você me vem fazer um elogio superlativo desses???

30/08/2008 13:07

[mikuila] [juca] [são paulo]
olá Juca......estou pensando em escrever uma biografia sobre vc, não sei muito sobre sua vida, mas não faz mal, inventarei e mentirei um poco, vc autoriza??? ps - no dos outros é refresco..

30/08/2008 12:48

[gmsalvador] [Uberaba]
Gosto cada um tem um. Gosto do RC e do Caetano (ambos até meados dos anos 80). Gostar ou não é de cada pessoa. O que não pode é este patrulhamento. Não se pode criticar os artistas consagrados. Isto é censura branca. Rídiculo.

30/08/2008 12:17

[mdmonica] [São Paulo]
Em tempo: Você não poderia ir mesmo. Esse show não era para corinthianos! Precisava ter o minimo de discernimento para poder prestigiar.

30/08/2008 12:06

[mdmonica] [São Paulo]
Em tempo: Você não poderia ir mesmo. Esse show não era para corinthianos! Precisava ter o minimo de discernimento para poder prestigiar.

30/08/2008 12:06

[Rogerio] [São Paulo]
Como diria minha finha : eku, eku Artistas de muito mais capacidade e qualidade por não serem globais ficam à margem, para completar a M.... só faltou o ex ministro da cultura, sausuahsuahsuas e aquele camarada do banquinho, conclusão de um "show" desses, suicído em massa, lógico dos que possuem discernimento do que é boa música.

30/08/2008 11:51

[luciano.sto] [são paulo, sp]
caetano ainda está vivo ? e ele está trabalhando ? e... porque acho que todo mundo tem que fazer algo de útil na vida.

30/08/2008 11:39

[ericocsl] [g]
Coisa feia? A vida é dele, e não dum fã/autor explorar e expor.

30/08/2008 11:36

[vasco] [Belo Horizonte]
Roberto Carlos, vascaíno como eu , um dos grandes ídolos do povo brasileiro sempre me incomodou de nunca colocar o dedo nas feridas desse país,mas sempre fui seu fã, hoje mais ainda. Caetano Veloso faz mais o meu gênero,polêmico, põe a cara a tapa, erra e acerta e como outro vascaíno, Nelson Piquet não tem mêdo de andar na contramão, autentico, qualidade que valorizo e admiro. Os dois juntos: Um show.

30/08/2008 11:22

[corso.emilio] [curitiba/pr]
Juca, andas me decepcionando ultimamente ...

30/08/2008 11:05

[vala1] [Porto Alegre]
Estou de saco cheio: Ouvir esses xaropes criticando nossos maiores artistas é dose. Mas, é a democracia, cada um diz a bobagem que quiser. Esse cara que diz que a nossa música está há quarenta anos na mão dos mesmos talvez não saiba que Mozart, Bethoven e "outros" estão há bem mais tempo sendo ouvidos... Sinatra vem ao Maracanã e bate o recorde de assistência, mas se for brasileiro não vale, é velho...Esses mau humorados que continuem escutando os gênios que só eles tem acesso. Tenho curiosidade em saber, afinal, quem merece a honra de ser admirado por eles. De minha parte, vou ficar esperando a biografia "não autorizada" do juca...

30/08/2008 10:48

[francoyuri] [Palestra Itália]
Assim como alguns jogadores de futebol, certas "celebridades" vivem do nome construído no passado. E para piorar, esse Caetano é um verdadeiro poço de arrogância, que não consegue aceitar uma crítica. Nojento...

30/08/2008 09:50

[annaconstancabarros] [RJ]
Juca,eu nao gosto muito do Roberto Carlos mas minha mae gosta... rs Bem,ele tem Joao Gilberto como idolo e no inicio da carreira imitava-o ate... Tb nao fui a esse show antologico.Ia levar minha mae.Ela pro-RC e eu pro Caetano,pra mim o The Best... Melhor de todos...Tom e Vinicius hors-concours... Esse show parou o Rio! Abraco,Anna

30/08/2008 08:38

[rogerpira] [São Paulo]
Lucas Camargo, vc está completo de razão...Não só em relação as composições mas também em relação as interpretações e principalmente opiniões. Quanto a Roberto Carlos bem para mim nunca "fez nem desfez", para não ser mais deselegante. E Francoy, vc não deixa de ter certa razão. Abs

30/08/2008 06:46

[davidemmanuel] [Rio Preto, SP]
Juca, não gosto de nenhum dos dois pela obviedade, mas o Roberto ao menos não fica posando de intelectual, é sincero, já Caetano Bregoso me enganou há muito tempo atrás com o o disco Aráça Azul. Mas sei lá, gosto é gosto.

30/08/2008 04:40

[Valdevinos] [Santos, São Paulo, Brasil]
E o pior é que não há nada na biografia que desabone o Robertão. Enfim, gosto dele e do Caê.

30/08/2008 04:37

[gpiunti] [Campinas]
Pô, Juca, que legal ver q vc não é daquela turma que despreza o Roberto pelo lado mais popularesco e sem posicionamento politico dele. Grata surpresa. Quanto ao encontro, feliz de quem assistiu. Histórico. Abraço

30/08/2008 01:59

[cassio.parra] [José Bonifácio, SP]
Só não concordo em relação a proibição da biografia do R.C. Certamente, essa proibição não é de graça e nem de uma hora para outra. Só sei que eu tenho a tal biografia. Yes !!! Abraço.

30/08/2008 01:56

[antoniosergio0505] [USA]
Meu Deus !! Não toma mais esse xarope... está te fazendo mal.

30/08/2008 01:46

[francoy] [Ribeirão Preto]
Eita Brasil do meu coração - o show tinha passado despercebido, mas bastaram duas críticas negativas, aí o Caetano reclamou em seu blog, e agora está havendo como que um contra-ataque da mídia. Só hoje é o terceiro texto sobre o show que leio (os outros dois na própria Folha: da Barbara Gancia e do Nelson Motta), e todos - uns mais outro menos - indignados com as críticas ao negativas ao espetáculo. O senhor não viu e gostou? Pois bem, eu não vi e não gostei. Há 40 anos a música brasileira (aquela que se diz respeitável, dona do bom gosto) está nas mãos dos mesmos caciques, e todo mundo tem que pagar reverência. Não é muito diferente do reinado de Ricardo Teixeira na CBF, dos Perrelas no Cruzeiro, de Teixeira no Santos, de Dualib no Corinthians... bom, acho que o exempo está claro.

30/08/2008 01:20

[sandro Tricolor] [campo mourao-pr]
faço minhas (se me permite) as palavras do primeiro comentario. poderiamos mais uma vez ter passado sem esta....

30/08/2008 01:00

[Heitor] [São Paulo]
Não gosto do Caetano como cantor.Mas a arrogância dele me faz gostar ainda menos desta pessoa!

30/08/2008 00:09

próximos › | mais antigos


[fechar a janela]