UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[heliobertonha] [http://heliobertonha.blog.uol.com.br] [Bauru]
Sou sãopaulino e para ser sincero, não tive vontade de socar o amigo tricolor que propos a adoção do "bambi" não... Apelido quanto mais a gente encana mais "pega"... Sabe qual é a real? É o seguinte: agora é tempo de mudança! Começou na política. Presidente no Brasil deixou de ser rico e almofadinha para ser pobre (ele era, pelo menos) e de baixa (muito baixa) escolaridade. Presidente nos EUA deixou de ser branquelo metido à besta para ser negão e "cool". E a mudança pegou no mundo dos esportes. Torcida no Brasil agora só tem duas: a torcida da nação tricolor e os anti-sãopaulinos! Podem chamar de bambi, bixa... ou seria melhor TRIxa??? Bom, deixa pra lá... O mundo muda minha gente, fazer o quê... PS- tem um amigo meu que mora nos EUA que disse assim: "Antigamente ser bambi aqui era proibido. As coisas foram mudando e passou a ser permitido. Depois de um tempo ser bambi virou moda... Vou vazar logo daqui antes que se torne obrigatório!" Forte abraço, bambino!

24/12/2008 17:36

[edgar] [sampa]
O Tricolor dentre os grandes é o Primeiro. Alguns tem inveja... hein caro Juca?

22/12/2008 20:57

[info.fdnc] [são paulo]
é ridicula essa personificação!

22/12/2008 17:23

[edgar] [sampa]
O Glorioso SPFC e sua torcida pensam grande, conquistam títulos e glórias. Os outros tem inveja, não tem argumentos e aí apelam. Você mesmo não deveria colocar este tema em discussão. Não devemos esquecer que quem começou com esta estória foi o tetra rebaixado vampeta. Que moral este cara tem para falar de alguém? Vamos elevar o nível do bolg.

22/12/2008 15:38

[soares.tv] [ctba-pr-br]
Aceitar um apelido dado por um idiota como o Vampeta é brincadeira. Aliás, para nós está ótimo como está. Os caras nos xingando e nós levantando as taças de 1°. Deixa assim mesmo. Quanto aos corinthianos, quero dizer que nossos rivais hoje são o Milan, o Boca, o Real, com os quais disputamos a hegemonia do futebol mundial. Esse time caseiro e que precisa contratar o Ronaldo para aparecer um pouquinho lá fora, pra nós nem existe. O Corinthians é tudo o que nós não queremos nessa vida. Principalmente essa ilusão que inunda a alma corinthiana de que são muito mais do que são de fato. Nós são paulinos vivemos a realidade, a qual construimos com trabalho e competencia e que felizmente nos afasta cada vez mais do futebol folclórico, que ainda espera que o tal de São Jorge resolva as coisas, e muitas vezes sujo com associação com máfia russa e títulos esquisitos, que é práticado no Parque São Jorge.

22/12/2008 13:17

[vinivilhena] [São Paulo] [SP Brasil]
1º: Concordo plenamente com o comentário de "[r-06] [SP - Brasil]". O SONHO DE TODO SÃO-PAULINO É SER CORINTIANO. Pois como bem disse o dono do comentário citado, eles têm tudo, mas invariavelmente citam o nome do grande CORINTHIANS!!! São-paulino tem que ter motivo pra ir ao estádio, por exemplo, título, cobrança de falta do Rogério ou até um bonitão que jogue no tricolor paulista. Já o Corintiano vai ao estádio pra ver o CORINTHIANS jogar. Ganhar é uma das três opções do final da partida. Aprendam conosco Bambis!!! 2º: Já no comentário do "[Carlos] [SP]" (provavelmente são-paulino) vejo uma falta de informação. Busque em qualquer site de esportes a situação dos confrontos entre são paulo x CORINTHIANS.... Veja quem é freguês de quem!!!! Ah! Não vale fazer aquela típica comparação são-paulina. "Nos últimos 4 anos temos mais vitórias". O São Paulo é comprovadamente tri-mundial e libertadores, hexa-brasileiro e o maior freguês do CORINGÃO!!!!!! 2009 FENOMENAL!!!!!

22/12/2008 13:06

[wladjl] [São Paulo]
Não adianta o são-paulino espernear, tem que fazer como a torcida do Palmeiras e se conformar ...

22/12/2008 12:37

[deivison.oliveira] [São Paulo]
Esse tal de Fernando Gallo está pedindo que todos chamem a mãe dele de VACA e o pai de TOURO. Os corinthianos serão chamados de GALINHA?

22/12/2008 12:10

[devices] [http://favoritos.myurl.com.br] [sampa]
Novamente isso? Meu Deus... começa logo o campeonato! Esses assuntos "made in" TV Fama já deu heim...

22/12/2008 09:51

[xodo007] [São Paulo - SP]
Bambi é um apelido pejorativo, é usado sempre por um torcedor sem mais argumentos para discutir com um sãopaulino, logo solta "seu bambi". Já presenciei brigas por este motivo idiota. É o mesmo que chamar os santistas de Sereias, os Palmeirenses de Porcas Rosas, e nós corinthianos de Barbies ou galinhas. Isto é insulto, provocação, e acho que nosso futebol não precisa destas coisas. Considero você um jornalista muito inteligente e você sabe que manipular matérias polêmicas como esta pode ser bom para dar ibope, mas muito perigoso.

22/12/2008 07:21

[raul.alfonso] [Alta Floresta, MT, Brasil]
Não somos mais bambi. Agora somos bamTRI.

22/12/2008 03:30

[rchede] [sp]
Juca, dói seu cérebro quando vc vê gente falando tanta asneira ? Na boa, só se ofende ao ser chamado de "bambi" quem tem dúvida sobre a sexualidade. Conseguem inclusive dizer "chamar de porco pode, mas chamar de bambi é falta de respeito!"... como é que é ? Se considero marginal (corinthians), ou grosso e sujo (palmeiras) é menos ofensivo do que ser chamado de gay ? Só uma bicha enrustida pra achar isso... (sou tricolor, sou hetero, e acho indiferente essa história de "bambi", sempre achei um enorme "tanto faz", importante pra mim sempre foram os títulos em campo e não os apelidos fora dele)

21/12/2008 19:43

[davidemmanuel] [Rio Preto, SP]
Primeiro diziam que Corinthiano era sofredor, assumimos. Depois que éramos maloqueiros, ai melhoramos a coisa: “Maloqueiro e sofredor!” e ainda damos “Graças a Deus”. Agora ficam brigando entre si para saber se somos gambá ou galinhas. Decidam-se, embora eu reconheça que essa é uma ação um pouco difícil para os cervídeos.

21/12/2008 15:18

[rangelreis] [Santos/SP/Brasil]
A 1ª vez que o termo "bambi" foi relacionado aos sãopaulinos, não foi do jogador Vampeta.Em um filme "O Pornográfo" de João Callegaro(Aliás seu unico filme)com o ator Stênio Garcia,que estreou nos cinemas em,25 de maio de 1971(não confundir com um filme recente francês de 2001 do diretor Bertrand Bonello - Le PornoGraphe),o personagem de Stênio(Miguel Metralha)em uma cena,diz a palavra "bambi" relacionado-a com os torcedores do São Paulo.A quem possa interessar é só procurar,este filme passou à pouco tempo no Canal Brasil(tv cabo),portanto esse termo "bambi" é bem mais antigo.Como os torcedores do SPFC usam também de termos depreciativos em relação aos torcedores dos outros times,como por ex;Corinthians:gambás,barbies,galinhas e etc...,Palmeiras:porcos,porqueiros,porcas-rosas e Santos:sardinhas,lambaris,sereias.É absolutamente normal serem chamados de bambi,cada um com seus apelidos gostem ou não.

21/12/2008 14:23

[casa_torta] [Guarulhos, SP]
[r-06], Freud não explica, mas o [robson][Goiania] explica bem: o Goiás, assim como o SPFW, são times que não possuem arquirrivais. É por isso que eles sempre ficam provocando Sportistas, Flamenguistas, Corinthianos, Palmeirenses, Colorados e até, pasme, Oncecaldinos. É muito triste torcer pra um time de futebol em que ninguém ligue pra o que ele conquista, e tenta se justificar isso como inveja. É mais triste ainda ganhar um título de forma inédita (e praticamente inigualável) e ter a notícia explosiva nos jornais daquele time que só eles consideram rivais ocupando as primeiras páginas dois dias após esse feito, colocando o fato na história mais rápido do que eles supunham. É triste também ter que ficar diminuindo feitos que outros clubes fizeram no milênio passado apenas pra poder entrar na discussão. Enfim! Triste daquele time que não tem rivais. Daqui a pouco o [robson] aparece pra mostrar em tempo real o que eu quis dizer...

21/12/2008 14:17

[Marcos Borges] [Avare/SP]
Você Juca, que é corintiano declarado e um jornalista respeitado não deveria se sujeitar a um papel desses, o Vampeta que tem um nível cultural baixo veio c/ esse apelido mas não revela que ele patrocinou uma parada gay em sua cidade natal, Nazaré das Farinhas, onde apareceu abraçado c/ travecos e sendo padrinho do concurso deles, então no mínimo ele é simpatizante, mas como tbém já agrediu sua ex-mulher, não sabemos se ele gosta mesmo do sexo oposto e fica "pagando" de machão como até outro dia o Ronaldo Esper e Chiquinho Scarpa faziam, portanto Juca, ofensas e apelidos jocosos dados por outras torcidas não nos interessa e você deveria se manter no nível intelectual que aparenta ter e não se "rastejar" em troca de provocações à imensa torcida TRICOLOR, por que não faz a pesquisa sobre se os "curintianus" serão os "BIBAS" com o "Ronalducho e os Travecos". Ih Ih Ih Ronalducho vem aí, Ih Ih Ih ele vem c/ travestis!! Parabéns "Bibas"

21/12/2008 13:30

[Sales] [São Paulo]
Olá Juca! Sei lá Juca tanta coisa pra por em discusão... Por exemplo... A Fidelidade do torcedor... A Felicidade do torcedor... O mascote do clube... Como começou e como é apresentado pela torcida e divulgado pela diretoria. Juca vc acha justo aceitar um apelido pejorativo... Como tambem significativo... como "furacão" que representou um ano vitorioso do Atletico paranaense... Como jogos com vitórias e derrotas... "Abatalha dos aflitos" "O jogo das garrafadas" ou o "Jogo do cai cai" Isso passa...

21/12/2008 11:48

[r-06] [SP - Brasil]
Interessante: O texto é de um sampaulino, tratando de um tema do São Paulo, pedindo a participação dos sampaulinos, propondo uma auto-denominação para a torcida do São Paulo. No entanto, os sampaulinos vêm aqui e falam... Do Corinthians!! Juca, qual seria o motivo para os sampaulinos; superiores, com mais títulos importantes (como de fato têm), com muito maior patrimônio (como de fato são), com um clube muito melhor organizado (como de fato é); terem tamanha obsessão pelo Corinthians ? Seria o fato de que não basta ser superior ao Corinthians; tem que ter a identidade do Corinthians ? Freud explicaria isso ?

21/12/2008 10:45

[Carlos] [SP]
O gambá está em desuso. Qualquer um que frequenta os clássicos paulistas nos últimos 4 anos sabe que os corinthianos são tirados de galinhas. Vamos abrir uma discussão. Vamos lá Juca. O Corinthians é o único grande paulista que SEMPRE pipocou, afinou, TREMEU em Libertadores. Nada mais justo do que adotar a GALINHA como mascote, como já está em uso pelos rivais. Acho que vale uma discussão, certamente.

20/12/2008 23:40

[Heitor] [São Paulo]
Juca , com total sinceridade respeitei seu pedido para que torcedores de outros times não respondessem a pesquisa proposta.Como Palmeirense não votei , mas , na minha opinião , o São Paulo não deveria ser bambi , mas raposa , posto que este animal é famoso por " surrupiar " escondido , tal qual certos times nos bastidores!

20/12/2008 23:40

[Sapo] [Guaratinguetá]
Caro Juca. Ao que me lembre, "bambi" foi o apelido dado pelo Vampeta ao São Paulo por causa do Kaká. Pois bem, para aqueles que não conhecem a história (tenho certeza de que você Juca a conhece), Bambi é um dos grandes clássicos da Disney onde um pequeno cervo fica órfão e depois volta a sua casa como um grande Cervo, rei da floresta. É realmente o que vemos, nosso "bambi" Kaká tornou-se rei do mundo, e voltará um dia para o São Paulo. Enquanto isso, onde anda mesmo aquele que o batizou? Certamente patrocinando mais uma grande parada gay em Nazaré das Farinhas depois de ter saído em uma revista homosexual. Nada contra, porém considero que nosso símbolo, nosso mascote seja o Vovô São Paulo e não o bambi. Afinal como é triste ver um jovem palmeirense que não sabe que o periquito é o mascote oficial do clube, e não o porco. Abraços. Ricardo.

20/12/2008 23:39

[Carlos] [SP]
Afinal, vai ter a discussão se os corinthianos vão adotar a GALINHA também quando completarem 100 anos sem título internacional? Acho que simbolizaria bem a fragilidade e o espírito pipoqueiro do Corinthians em Libertadores. Não acho ofensivo. Deve-se encarar a realidade. E além disso, o que os rivais usam de chacota deve ser sempre aceito, como nos garantiu o Juca Kfouri. Quero uma enquete pra ver se os corinthianos (mas lembrem-se: só pra corinthianos rs rs rs) aceitam a GALINHA pra simbolizar o clube.

20/12/2008 23:35

[Fernando Vieira] [SP, SP, BR]
Juca, Obviamente que este é um termo de caráter extremamente pejorativo. Seria cinismo dizer o contrário. Da mesma forma, acho que seria justo você fazer uma enquete para que o Corinthians adote de símbolo a galinha preta ou o gambá. E ai, o que fará? Responda desta vez, por favor.

20/12/2008 23:14

[mifr_10] [Brasil]
Vai se danar, Juca! Gosto do seu blog, mas você já está enchendo o saco com esse assunto. Não deu pra perceber que a torcida do São Paulo não gosta disso? Então só posso encarar a insitência nesse tópico como provocação! Vai fazer alguma enquete sobre a torcida do seu time, que "carinhosamente" é chamada de as Barbies! Ou sobre o apelido do Ronaldo, o Bolão!

20/12/2008 23:12

[césar] [Juca Kfouri] [Poços de Caldas - MG - Brasil]
3ª parte Ë diferente, chamar o cara de urubu, porco, gambá...agora, chamar de viado é uma ofensa muito pesada. Brasileiro não é europeu, mas latino, e tem o sangue quente. Vamos evitar mortes e a desestruturação da família e da sociedade por motivo fútil e fazer apologia contrária. Gozações fazem parte, mas ofensas neste nível não são toleradas entre a maioria. Quanto à sugestão deste tal de Gallo (ou Gallinha) e à sua enquete são duas piadas ridículas, nem vou perder meu tempo!

20/12/2008 23:05

[Rafael] [são paulo]
acho que é mais louvavel nós falarmos da roubalheira que está acontecendo no parque são jorge. os bicheiros é o poder paralelo no timão, agora tem um que vai ser vice da chapa do andre sanches e ninguém da imprensa fala. Fizeram a contratação do ronaldo só para maquiar a realidade e espero que o corinthians não tenha um fim pior do que teve com o dualib.

20/12/2008 23:01

[bramanes] [Vila Velha]
Muito estranho o CORINTHIANO Kfouri insistindo neste tema. Ouvi o autor do infantil texto defendendo sua tese. Talvez por nervosismo (totalmente compreensível) o mesmo nem conseguiu se expressar direito. Vindo com uma idéia truncada de se adotar o bambi para combater o preconceito aos homossexuais. Meu Deus que tamanha estupidez. Bom foi o comentário do Alberto Helena Jr. Mas isso não se diz neste blog. Já que Juca Kfouri quer impor a "bambinização" da torcida são-paulina. O que está em jogo é que o torcedor são-paulino não tem que se dobrar e aceitar a ofensa dos outros torcedores como forma de se reconhecer enquanto torcedor. Assumir o bambi seria de uma imbecilidade gritante e um prato cheio para os rivais, que há tempos não têm títulos de expressão então só lhes resta secar e odiar...

20/12/2008 23:00

[césar] [Juca Kfouri] [Poços de Caldas - MG - Brasil]
2ª parte: É difícil evitar q torcidas uniformizadas, fanáticas e ignorantes se ofendam reciprocamente. Entretanto, passar para o dia-dia das pessoas comuns é um absurdo e não tem lógica. Já pensou uma criança perguntar ao pai: pq eles me chamam de bambi? O q vc responderia? É claro q ela também quer saber pq bambi. Se vc não explicar outros o farão. Homossexuais existem em todo canto e quanto maior a torcida participa na mesma proporção, e merecem todo respeito pq são cidadãos como os demais, com direitos e obrigações. 2 principais ofensas q um cara não aceita é xingar a mãe ou chamá-lo de viado, e isto pode levar a agressões físicas mortais e não só entre o povão. Vc concorda com isto? Ë diferente, chamar de urubu, porco, gambá...agora, chamar de viado é uma ofensa muito pesada. Brasileiro não é 2ª parte: É difícil evitar q torcidas uniformizadas, fanáticas e ignorantes se ofendam reciprocamente. Entretanto, passar para o dia-dia das pessoas comuns é um absurdo e faz sentido!

20/12/2008 22:58

[césar] [Juca Kfouri] [Poços de Caldas - MG - Brasil]
1ª parte: Prezado Juca. Sempre tive vc como um cara imparcial, culto e de tremendo bom-senso, mas agora me decepcionou. Vc sabe muito bem q o ignorante Vampeta chamou os são-paulinos de bambi pq alguém contou pra ele q a torcida, no passado, era chamada de pó-de-arroz (o mesmo acontecia com o Flu do Rio). Este apelido se devia ao fato de o SPFC, no começo, ser um clube de elite e os riquinhos tinham fama de serem cheio de frescura e de não me toque, mas longe de ter uma conotação de gay. O Vampeta não consegue distinguir as 2 coisas, seguramente não é o seu caso, inteligente e formador de opiniões. Agora, como os demais times de SP estão numa draga tremenda juntaram-se para aproveitar e ofender uma torcida inteira pra dar vazão à inveja e às frustrações passageiras. Amanhã, sem dúvidas, outro clube tomará a hegemonia do SPFC, como sempre aconteceu. Seguramente, na família de corintianos ou palmeirenses existem pais, filhos, e irmãos são-paulinos. Serão todos viados?

20/12/2008 22:40

[pedraum.vilela] [Rio Preto -SP]
"Homofobismo" a parte com certeza a maior parte das respostas foram dadas por outros torcedores para poderem "sacanear" os são paulinos

20/12/2008 22:30

[mynameisbond] [Juca Kfouri] [Poços de Caldas - MG]
Não acredito que é vc mesmo Juca!

20/12/2008 22:26

[luizzalaf] [São Paulo, SP.]
Faço mais uma vez o desafio ao Juca, que disse que se são-paulino adotaria o apelido "bambi". Enquanto corintiano que é, lance uma campanha pela adoção do apelido de "gambá" pela sua torcida.

20/12/2008 22:20

RESPOSTA:
Como é a enésima proposta semelhante, dois lembretes: um torcedor que canta ser maloqueiro e sofredor, graças a Deus!, não tem o menor problema em assumir o gambá, tanto que já assumiu não é de hoje e os ignorantes ignoram. Mas é claro que é muito mais fácil adotar o porco, gambá etc, que o bambi, razão da discussão. Em tempo: o coro que assume o gambá, "ah, eu sou gambá, ah, eu sou gambá", continua de maneira tão ofensiva aos demais que não vale reproduzir aqui.

[Robson] [Goiás, Brasil]
Pede pro Corinthians adotar o gambá então.

20/12/2008 22:11

[clovisjunior50] [Atibaia-SP.Br.]
Juca. Futebol de férias é um problema, pois falta assunto.

20/12/2008 22:10

[houldine] [blogdodine.wordpress.com] [Jaboatão dos Guararapes, PE, Brasil]
Sugiro uma enquete Juca: para que você pergunte neste blog quem será o campeão do Brasileiro Sub-20, Grêmio ou Sport. O jogo, acredito que você sabe que é amanhã às 19h30 (horário de Brasília).

20/12/2008 22:09

[gbeltranx] [São Bernardo - SP - Brasil]
Boa Noite Juca, Eu sinceramente não me considero uma pessoa preconceituosa, no entanto não me sinto representado pelo Bambi, não pela conotação homossexual que os adversários ivejosos tentam nos associar, mas por não haver mesmo uma identificação esportiva para o mascote. Entendo que a discussão da homofobia é muito salutar em qualquer esfera não somente na espotiva. Só não entendo que para se discutir o assunto seja necessária a representação de uma equipe ou torcida. Respeito sim a opinião do Gallo, apenas não concordo e lamento por entender que essa representação ficará ainda mais fortalecida.

20/12/2008 22:05

[pezzolo] [SBC]
6-3-3 Corinthiano , palmeirense , santista entre outros deveriam ficar calados e tentar nos superar dentro de capo.. Esse bla bla bla de torcida maior , de jogador que vende mais camisa , apelidos nao cola mais ... Pare com a inveja PLEASE.

20/12/2008 21:57

[zyvwg2] [Uberlandia]
Ah, e a proposito, se quiser saber sobre a aceitacao entre sao paulinos sobre tal tema, uma boa forma eh entrar na comunidade Sao Paulo no orkut. Se quiser jah te adianto que eh uma minoria abaixo dos 5%.

20/12/2008 21:57

[Riccardo] [SP-SP]
Não vejo nada de anormal em chamar a torcida do São Paulo em "BAMBINOS D'ORO" afinal de contas os caras fazem jus a um titulo especial, os caras ganham tudo , e são diferenciados, realmente.

20/12/2008 21:56

[zyvwg2] [Uberlandia]
Juca, sei que voce realmente pensa da maneira como se expressou, sendo a favor de tal termo para sao paulinos. Sou sao paulino, hetero, e nunca achei ruim o apelido "bambi". Sempre levei na esportiva assim como deve ser levado o esporte. Porem, levar essa bandeira, de um bambi, e gritar isso como se fosse nosso mascote, sem chances... Seria o mesmo que corinthianos levarem bonecas barbie para o estadio e gritarem o mesmo quando o corinthians fizer um gol: barbie!! barbie!! Esses apelidos jocosos visam apenas uma "tiracao de sarro" entre torcedores, mas querer que esse seja nosso mascote... ainda aguardo voce dar uma mesma opiniao para um mascote corinthiano. abraco de um fa!

20/12/2008 21:56

[fernando_mucci] [São Paulo]
Juca , entendo que esse negócio de bambi deve ser ignorado , pois antigamente eramos chamados de pó de arroz e por ignorarmos tal apelido , acabou no esquecimento. O mesmo deve ser feito para aqueles tricolores principalmente a mulecada que se sentir ofendido, nõ de bola só avisa para os rivais fazerem uma visita ao salão e troéus do tricolor e admirar as por enquanto 6-3-3. Enquanto isso uns se orgulhão de ganhar o paulista , outros de de ter um natal gordo. E o tricolor vai amealhando títulos e mais titulos . Saudações tri-hexa

20/12/2008 21:50


[fechar a janela]