UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[italogsilva] [Campo Grande-MS Brasil]
Seria mais um lugar-comum dizer que a profissão de goleiro é ingrata & tal & coisa. Mas a definição feita por um poeta russo, Eugênio Evtuchenko, em sua "Autobiografia Precoce" mostra o fascínio que esta exerce: "O futebol era a outra paixão da minha vida. À noite escrevia poemas; durante o dia jogava futebol nos pátios e terrenos baldios. Voltava para casa com os sapatos imundos, calças rasgadas e joelhos sangrando. Mas o barulho dos chutes na bola de couro me embalava como música. O gosto de enganar diversos adversários, com dribles inesperados para depois meter uma bola nas redes, diante da impotência do goleiro, constitui para mim um prazer verdadeiramente poético. Por mais bizzarro que possa parecer, sempre encontrei algo decomum entre futebol e poesia. Extraí muitos ensinamentos do futebol. Tornei-me goleiro e aprendi que é importante não só atacar, mas também vigiar os menores movimentos do adeversário, conhecer suas artimanhas e adivinhar suas intenções."

02/03/2009 13:18

[gpximenes] [sp]
O Júlio César calou a boca dos críticos!!!!

01/03/2009 14:11

[Jaozao] [São Paulo]
Juca, adorei quando você disse: "Porque a nostalgia é muito mais dos tempos da juventude de cada um do que propriamente disso ou daquilo daqueles tempos". Há muita gente frustrada da vida que não consegue viver o presente, não somente no futebol, mas em todos os aspectos. Parabéns!

01/03/2009 00:17

[brunoerse] [Brasília - DF]
Bom, não adianta discutir pq os saopaulinos acham que o Rogério é melhor pq sim. Calma meninas, sem tirar a calcinha e pisar em cima. Ele é um bom goleiro, muito bom. Mas Júlio Cesar faz milagres em quase todos os jogos. Foi eleito o melhor JOGADOR do italiano essa semana, só pra dar um exemplo. Outro exemplo: o último jogo da seleção. Nos últimos minutos. Bom, basta olhar as notas e os comentários que o Juca dá depois de cada jogo da seleção. Enfim, paro por aqui pois discutir com saopaulino sobre o rogério é pior q discutir com malufista. Ah, aquele frangasso na semi-final do paulista ano passado, ninguém contou né? Ou eu não vi. O Rogério Ceni é limitado nas bolas aéreas e cara a cara com o atacante. De resto ele é bom.

28/02/2009 17:57

[aneto1935] [SP]
Julio Cesar é um Carlos Germano melhorado. Ou um Fábio Costa de cabeça fria. Apenas isso. Goleiro bom que nunca venceu um torneio importante pelos clubes em que jogou. Agora, acho que ele serve para a Seleção Brasileira. Se até o frangueiro do Felix foi goleiro da seleção e campeão do mundo (ser campeão do mundo pelo Brasil é obrigação, difícil é ser campeão jogando pela França, Inglaterra) porque o Júlio Cesar não poderia ser?

28/02/2009 16:06

[pcrodr] [cidade do único penta e atual hexa São Paulo FC]
[brunoerse] [Brasília - DF]Milgare, milagre é ele ter conseguido passar na peneira, virar profissional então, sei lá, o dunga tambémn virou. [Linus] [sp] Opinião popular e mais R$ 2,55, em SP você compra um bilhete de metrô, naquela enquete do esporte espetacular o único goleiro que votou escolheu quem mesmo?É Rogério fala em jogos decisivos, acho que o liverpool então foi campeão do mundo e o gerard ganhou a bola de ouro como melhor jogador, não foi? Já o marcos excepcional , por isso o manchester perdeu a final do mundial. Mas para concluir Julio cesar está muito abaixo de Rogério e abaixo de marcos, ele talvez pudesse ser o terceiro goleiro se marcos não se contundir de novo, mas nada mais que isso.

28/02/2009 14:00

[slaurindo] [Toledo-PR]
(continuação 2)... que lembre outra falha do Rogério em momentos decisivos além daquela famosa diante do Inter! Só consigo lembrar de milagres, como diante do Liverpool, na final do Mundial-2005, ou mesmo do Atlético-PR, na final da Libertadores daquele mesmo ano, quando, no pênalti cobrado pelo Fabrício, ele foi o grande responsável pelo chute na trave pela maneira com que fechou o ângulo do batedor. Em suma, repito: Rogério Ceni deveria ter sido o goleiro titular da seleção brasileira nos últimos 10 anos, porque, no conjunto da obra, era melhor do que os outros, o que de maneira nenhuma ofusca as excelentes atuações de Marcos e Dida, por exemplo, dois dos quais levam vantagem sobre Rogério debaixo das traves por serem mais altos e terem maior envergadura. Contudo, no conjunto da obra, sempre fui mais Rogério! Porém, atualmente, concordo com o Juca, também no conjunto da obra, por achar que o tempo para Rogério na seleção já passou, voto em Júlio César como o número 1 absoluto! Sem +.

28/02/2009 12:50

[slaurindo] [Toledo-PR]
(continuação)... Já cansei de ver o Marcão tomar gol no meio por estar mal posicionado! Isso não o diminui, mas é um defeito que ele tem, como o Rogério, por exemplo, tem o defeito de não ser tão alto e não ter uma envergadura tão grande, o que dificulta nas bolas rasteiras e bem no canto; 3) "ROGÉRIO SE AJOELHA À FRENTE DOS ATACANTES" - ora bolas, isso nada mais é do que um estilo dele, que (novamente falo com conhecimento de causa) compensa, pois nunca se vê, por exemplo, o Rogério sair "abafando" ou de carrinho como muitos goleiros fazem e, dessa forma, acabar fazendo pênalti e sendo expulso de campo. As "ajoelhadas" do Rogério evitam muitos gols e muitos atacantes ficam sem saber o que fazer de frente pra ele, motivo pelo qual acredito que isso seja uma virtude do Rogério e não um defeito. Ele é um cara muito ingeligente e sabe avaliar se uma atitude sua está ou não valendo a pena; 4) "ROGÉRIO FALHA EM MOMENTOS DECISIVOS" - essa não merece nem muitos coments, pois desafio alguém...

28/02/2009 12:45

[slaurindo] [Toledo-PR]
Aos que criticam o Rogério, falo com conhecimento de causa (sou são-paulino e acompanho todos os jogos): 1) "R.CENI É UM GOLEIRO COMUM" - não existe crítica mais absurda e sem nexo que essa! Um cara que joga como líbero, tem uma reposição de bola que é brincadeira, arma diversos ataques e contra-ataques com seus lançamentos mais do que precisos e ainda bate faltas e pênaltis pode ser considerado um "goleiro comum"? Então me apontem outro "goleiro comum" que tb faz tudo isso! 2) "DEBAIXO DAS TRAVES ELE NÃO PEGA NADA" - Outro absurdo! Só pode que esses caras não assistem a um jogo sequer do SPFC e saem criticando por pura inveja! Rogério é um goleiro sóbrio, sério, nada espalhafatoso (como tem muitos por aí) e que tá sempre bem colocado, por isso não precisa fazer tanto teatro pra realizar as defesas. O Marcos, por exemplo, é um goleiro muito bom, que tem uma envergadura (bem maior que a do Rogério) e um reflexo excelentes, mas se coloca muito mal! (continua...)

28/02/2009 12:29

[slaurindo] [Toledo-PR]
Excelente texto, Juca, aliás como sempre! Sobre o Júlio, tenho a dizer que concordo com cada letra do que vc escreveu! Sou fã de Rogério Ceni, que pra mim é o goleiro mais completo que já vi jogar e deveria ter sido titular da seleção brasileira pelo menos nos últimos 10 anos! Mas atualmente prefiro Júlio César! Simplesmente porque acho que ele está no auge de sua forma física e técnica e não deixa muito a desejar a Rogério quando joga com os pés, exceto pelo detalhe de não bater faltas, o que, em matéria de seleção brasileira, realmente não faz muita falta. Admiro-me cada vez mais com as atuações do Júlio e tenho certeza que a seleção está muito bem servida em seu gol (pelo menos no posto titular, pois concordo que Doni e até mesmo Gomes são piores que Fábio, Felipe, Diego Alves e dos super-experientes Rogério e Marcos). Sobre a nostalgia de alguns, destaco o Calazans, que tá cada vez mais "ranzinza" e é incapaz de admitir que um Keirrison pode sim ofuscar a saudade de um Tostão.Abrc

28/02/2009 12:20

[shafan] [São Sebastião - SP]
"Ditabranda" foi dito-estúpido. Está passando da hora da Folha pedir desculpas. Abraços. Joseph Shafan.

28/02/2009 07:37

[Linus] [sp]
[pcrodr] O que parece óbvio entre Rogério Ceni e Marcos é a opinião popular, disparadamente favorável a Marcos que, a cada 3, 2 preferem Marcos. Será por quê? Rogério Ceni como goleiro é um goleiro comum. Por isso nunca recebeu nenhuma proposta. Hoje em dia, quem joga acima da média, sempre é sondado. Rogério Ceni falha em jogos decisivos.

27/02/2009 21:29

[brunoerse] [Brasília - DF]
[pcrodr] Júlio Cesar faz milagres. Rogério faz defesas normais. Tirando a reposição de bola e cobrança de faltas, ele é um goleiro na média. Só não ve quem é cego ou apaixonado pelo R. Ceni que de vez em quando deixa passar umas bolas defensáveis, aquelas que os goleiros bons de verdade defenderiam até com certa facilidade. http://www.youtube.com/watch?v=8lnc9CRMg-Q Tem muito mais de onde esse veio. Ele é bem fraco na saída de boa e na bola aérea. O Júlio, não.

27/02/2009 20:59

[pcrodr] [cidade do único penta e atual hexa São Paulo FC]
Meus Deus, eles se conentam com muito pouco, só assim julio cesar e doni poderiam fazer sucesso na itália, imaginem se eles tivessem visto marcos e rogério ceni por um ano inteiro? Mas ainda bem, afinal todos têm goleiros, mas só nós temos Rogério Ceni. Quanto a disputa do esportwe espetacular, o único goleiro a opinar escolheu Rogério CVeni, Leão quando foi técnico da seleção também, até luxemburgo viu o óbvio RC é melhor que marcos, tanto no gol quanto saindo dele e o nosso amigo carioca que acha que julio cesar é melhor só não faz tanto marketing quanto o Rogério é exatamente o contrário, julio cesar é só marketing, como goleiro ele é só razoável, só dunga pra aguentar ele e doni.

27/02/2009 20:37

[Gutemberg Braga] [São Luís, MA, Brasil]
Realmente, DONI não tem a mínima condição de vestir a camisa 12 do Brasil e nem a 23. Fábio do Cruzeiro (ex-Vasco) deveria ter uma chance na seleção. Dunga, sinceramente, não te entendo!!

27/02/2009 15:11

[francoyuri] [Palestra Itália]
Juca, adorei os comentários. Já disse aqui várias vezes que Júlio César é um grande goleiro, e a meu ver, titular absoluto da seleção. Doni é uma piada... Achei também fantástica sua constatação de onde realmente reside a raiz do saudosismo. Essa constatação exige um mínimo de humildade, característica que às vezes você parece não ter, outras parece que sim, como no caso deste post. Abraço

27/02/2009 14:38

[ocochrane] [Rio]
Algumas observações: (1) o cara esta jogando muito, como alias sempre jogou (2) o Ceni é um goleiro seguro, bom profissional e respaldado por uma maquina de ganhar titulos. Mas so isso (embora concorde com outros blogueiros que ele é melhor que o JC com os pes). Vcs se lembram daquela veaz na Bahia que ele saiu jogando e chutou na cabeça de um atacante e saiu o gol ? (3) morri de ri do cara que disse ai que o Casagrande nao sabia quem ele era. isto é tipico (4) tambem acho engraçado o cara ir para a Europa e virar mito. Como se este rapaz o Cristiano Ronaldo fosse uma sumidade. Queria ver ele jogar no Botafogo e nao no Manchester United para ter fama (5) o problema do Julio Cesar é a cabecinha dele. Ai eu ja tenho que discordar do texto, pois nao sei nao, ele continua nao me passando tranquilidade alguma. Acho ele mascarado e neste quesito prefiro o Ceni, que nao é intranquilo, não é mascarado apesar de ser a arrogancia em pessoa. A proposito, sou tricolor (o original, e carioca). abs

27/02/2009 14:17

[luisjorgejunior] [Pouso Alegre]
Esse ano tive um ótimocarnaval tão bom quanto os que tive quando era mais novo,mas a saudade de Romario que vi durante toda minha juventude dura a passar,a dele a de Baggio,de Van Basten,de Gullit,de Junior,de Bebeto,Cesar Sampaio ótimo volante no Palmeiras,Rivaldo,Djalminha e ate Alex que apesar de ainda jogar está quase parando como Rivaldo...Mas sem dúvida que Kerrison,Ibson também ótimo volante na marcação e ainda mais no apoio,Douglas em seus bons momentos,Cleiton Xavier algumas vezes e Pato matam a saudade desses craqus ,e espero que continuem assim. Sobre Julio César SEMPRE,e não de agora ele é craque,ele ajudou demais o Flamengo a ser tri estadual pela ultima vez,e impediu o rebaixamento do Flamengo mais vezes ainda,só não foi para Copa de 2002 ganhar experiência porque a imprensa em sua maioria podre paulista sempre foi fã de Ceni,que debaixo do gol nunca foi e agora no auge de Julio é menos ainda,melhor goleiro que Julio debaixo das traves,que é a questão UM da profissão!!!!

27/02/2009 12:48

[r-06] [SP - Brasil]
Ótimo comentário! Justa medida entre o passado e o presente! Esse saudosismo a que você se refere, nada mais é do que o PVC chama de "memória afetiva". Mas vale ressaltar que nem só os "velhos e ultrapassados" são acometidos desse mal. Negar a evolução do Júlio Cesar, negar que seu momento é superior ao do Marcos e do Ceni é tão saudosista quanto cultuar APENAS o (fantástico) Gylmar... E não há nenhuma lógica em respeitar a evolução, DESDE que nossos olhos tenham presenciado essa evolução. Neste caso, é a prática contrariando a teoria!!

27/02/2009 12:21

[hugoxumbrega] [Ctba]
Leiam post desse blog, datado de 2006, título "Os convocados por Dunga". Esse é só exemplo, tem vários... O que aconteceu com o argumento baixo de que ele não devia ser convocado por causa do empresário que tem (ou tinha, não importa)?

27/02/2009 12:17

[albertosantiago52696] [Vitória de Santo Antão (PE)]
Eu não tenho dúvida o melhor goleiro do Brasil há muito tempo se chama MAGRÃO do Glorioso Sport Recife.

27/02/2009 11:53

[pg] [são paulo/sp]
Caro Juca: Concordo com vocÊ, o que tem sido difícil pra mim nos ultimos tempos. É um goleiraço, sem estardalhaço. E olha que eu torço pro Palmeiras, e o Marcão é um baita goleiro. Os tricolores ficam com ciumezinho pelo Ceni. Se êle fosse tudo isso algum técnico haveria de convoca-lo né não. PG

27/02/2009 11:40

[netocurvina] [São Mateus, MA, Brasil]
Até que enfim um comentário lúcido, em meio a uma imprensa que parece não entender nada de goleiros, e se esquece do tricampeão italiano e um dos cinco melhores goleiros do mundo em atividade, ao lado dos goleiros de Chelsea, Manchester, Juventus e Seleção Espanhola. Parabéns pela observação.

27/02/2009 10:36

[alexdias] [Curitiba]
E a Folha? O que é que está havendo com a ditacuja??

27/02/2009 10:29

[brunoerse] [Brasília]
Júlio Cesar é infinitamente melhor que R. Ceni. E um pouco melhor que Marcos.

27/02/2009 10:22

[André Monnerat] [http://sobreflamengo.blogspot.com] [Rio de Janeiro, RJ, Brasil]
Eu sei que é péssimo esse tipo de generalização. Mas o fato é que a "imprensa paulista" precisou esperar que Júlio César fosse pra Europa pra reconhecer o goleiro que ele é. "não tem feito mais as lambanças que marcaram sua carreira em diversos momentos"? Ele tem falhas pontuais como todos os goleiros têm na carreira. O Dida fez coisas na seleção, como as trombadas com Aldair, inacreditáveis. Marcos entregou um mundial de clubes. Taffarel teve frangos históricos na seleção. E por aí vai. Mas o Júlio César sempre foi um goleiraço. E regular, cansou de salvar o Flamengo. Sò que quem é de São Paulo não conhecia e só prestava atenção quando ele cometia alguma falha que aparecia mais nos programas de TV. Na tal Copa América em que ele se destacou, eu tive que ouvir o Casagrande falar, no ar, durante um jogo: "esse Júlio César está me surpreendendo, não conhecia ele não". O cara era goleiro titular do Flamengo havia anos, e o principal comentarista da GLobo admitia que não conhecia!

27/02/2009 10:06

[Augusto Cardoso] [Paris, França]
Ótimo comentário, em especial a citação à "ditabranda". Demonstração evidente que o editorial da Folha não reflete o pensamento de todos no jornal, o que seria uma aberração.

27/02/2009 10:04

[br27akuman] [SPFC - Curitiba]
Realmente, Júlio Cesar como titular já parece ser garantido, mas e o reserva? creio que temos bons goleiros jovens atuando no Brasil que já poderiam ser "preparados" para 2014.

27/02/2009 09:24

[ferrari_pedro] [Castellon de la Plana - ES]
Juca, resido na Espanha, sou sócio de carterinha do Villarreal e fiquei muito orgulhoso quando depois do jogo Inter x ManU alguns especialistas de futebol da TV española elogiavam o trabalho do Julio Cesar, chegando a falar que o Julio hoje em dia era o melhor goleiro do mundo por encima de Casillas (q ta falhando muito ultimos jogos). Abraço Juca parabens pelo Blog!

27/02/2009 09:08

[ferrari_pedro] [Castellon de la Plana - ES]
Juca, resido na Espanha, sou sócio de carterinha do Villarreal e fiquei muito orgulhoso quando depois do jogo Inter x ManU alguns especialistas de futebol da TV española elogiavam o trabalho do Julio Cesar, chegando a falar que o Julio hoje em dia era o melhor goleiro do mundo por encima de Casillas (q ta falhando muito ultimos jogos). Abraço Juca parabens pelo Blog!

27/02/2009 09:01

[guilhermeosilva] [Baden, Suíça]
Olá. Moro fora do país e assisti ao jogo Inter 0 x 0 Man. Utd. pela iTV1, rede de Tv da Inglaterra, como o Manchester. Antes da incrivel atuação de Julio Cesar, mesmo antes de o jogo começar, o narrador e o comentarista ja estavam elogiando-o mto, dizendo q seria mto interessante um duelo dele com Cristiano Ronaldo. E foi mesmo! O Julio pegou tudo. Até entendo os fãs do Rogerio Ceni, mas ele devia ter sido da seleção há alguns anos, não agora. Talvez 1998, 2002 ele estava na sua melhor forma como goleiro propriamente dito. Mas por opções dos treinadores ele ficou apenas como reserva. Em 2006 ele foi pq o Marcos estava machucado. Ele ainda joga bem no SP, mas vc nao pode trocar na seleção um goleiro de 29 anos q joga contra Kaka, Cristiano Ronaldo, Messi, Torres, etc. por um de quase 40 q so pega Obina, Herrera, Souza, Marques, etc. Enfim, o q eu quero dizer é q se ele foi injustiçado, q não façam o mesmo c/ o Julio, só pra reparar. Além do +, debaixo do gol, o Julio está mto melhor!

27/02/2009 07:48

[cbg80] [Conrado] [Guaçu (SP)]
Não compensa, não, senhor. Não mesmo. Tostão e Riva jogaram por anos em seus clubes de origem. O Keirrison se manda pra Europa no meio do ano. E não há perspectiva de vermos esse quadro mudar. Nem com esse cenário de crise econômica. E la nave va, caro...

27/02/2009 04:56

[caamd] [Campinas]
Juca, parabéns por citar o "ditabranda" e deixar claro que você discordou do editorial da própria Folha. Parabéns mesmo.

27/02/2009 02:09

[Pedro Márcio] [SP]
Excelente os textos. Adorei.

27/02/2009 01:06

[mendeslf] [Marília-SP]
O Dunguinha, "porque é capaz de jogar com os pés com a MESMA habilidade de Rogério Ceni", aí tb não né?! rsrs...

27/02/2009 00:56

[pedromoraes] [São Paulo, SP]
Juca, obrigado. Fico cada vez mais seu fã. Abraços

27/02/2009 00:52

[penelopeleal] [Cotia/SP]
Não há que se negar a qualidade técnica de Júlio César, mas pergunto ao Sr. Juca Kfouri: para ser titular da seleção brasileira é conditio sine qua non atuar fora do Brasil? No meu entender, Rogério Ceni está há várias temporadas entre os 10 melhores goleiros do mundo e desde a copa de 2002 é injustiçado pela Sra. CBF. A exemplo dele, excelentes goleiros que atuam no Brasil tiveram fases excelentes e nem sequer foram lembrados pela seleção, que parece ter petrificado em Júlio César e Doni (quem é ele mesmo? aquele que nem o Curintia quis). Só a título de exemplo Diego Cavalieri fez temporada excelente pelo Palmeiras e nem sequer foi lembrado. Da mesma forma, tive que ouvir ontem que o Keirrison do Palmeiras (um gênio da área), ainda não está pronto para a Seleção Brasileira (o sr. comentarista da rede Globo de televisão), mas Alexandre Pato está... Enfim, parece que para a imprensa baba-ovo do Brasil, a única condição para ser bom e titular da seleção é atuar fora do país. Deprimente!!

27/02/2009 00:49

[milton] [são paulo,sp, brasil]
Juca, belíssimo artigo, a minha duvida é: na Tutóia era o Doi-Codi ou a Oban? Abraços e Obrigado pela coragem Milton

27/02/2009 00:36

RESPOSTA:
DOI-CODI e OBAN, no caso, são a mesma coisa.

[eduardo] [Rio]
Debaixo das traves, Julio sempre foi melhor que Rogério. Só não soube ser tão marqueteiro. E mesmo os seus momentos de cabeça quente são ínfimos perto das vezes em que salvou suas equipes. Respeito Rogério, mas a história vai reservar a ele a honra de ser um grande goleiro de clube. Isso não é pouco. Lugar esse que também é ocupado por Raul Plasmann.

27/02/2009 00:01

[Victor] [Brasil]
Olha, eu até entendo que o Júlio Cesar como goleiro está num patamar bem alto. Mas ser capaz de jogar com os pés com a mesma habilidade que o Rogério Ceni? É como comparar Pelé com Rondón...

26/02/2009 23:56

RESPOSTA:
Certamente você jamais o viu treinar na linha, como vimos na Copa de 2006...

[geraldo.noe.rodrigue] [São Paulo]
Boa Noite!!! Ainda prefiro Marcos ou Rogério Ceni.

26/02/2009 23:36


[fechar a janela]