UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[Bruno]
Acho que existe ai um erro de gestão. A Globo não está errada em passar jogo do clube que dá maior audiência a ela, porque isso rende mais anunciantes e mais dinheiro. O fato de assistirmos jogo de uma competição menos importante somado ao fato da exclusão dos clubes mexicano servem para desvalorizar a competição não só no maior mercado consumidor da América do Sul mas no continente todo. A Libertadores, que perdeu patrocinadore esse ano, Sony Ericsson e Telefônica com essa edição conturbada corre o risco de ver mais gente indo embora. Um abraço.

15/07/2009 15:13

[dennys.carvalho]
Ola Erich, desculpe pelo atraso no comentário mas eu gostaria expor minha opnião quanto a este caso, não nego que a Globo faz o que ela ache melhor para ela (na verdade qualquer pessoa sempre faz o que é o melhor para seus interesses) e que a Comembol fica comendo bola ao invés de tentar prestigiar a sua marca, mas minha pergunta é quanto ao rendimento que a Globo tem com esses jogos, ela fecha um Contrato com o Clube dos 13 referente a transmissão dos jogos do Brasileirão, times como Corinthians e Flamengo recebem o mesmo valor que o São Paulo por exemplo, mas na hora de transmitir os jogos mesmo fica quase que 80% do jogos sendo do Corinthians ou Flamengo e 20% do resto dos clubes e aí está minha pergunta, qual o verdadeiro ganho dos clubes com essa exposição??? Pois para mim se for apenas o valor do contrato de exibição há algo muito errado...

11/07/2009 14:55

[jairo.correa.oliveir]
Caro Erich, não sei se alguém já escreveu sobre isso, pois não li todos os comentários, mas uma coisa que me intriga, de certa forma, é o seguinte: será que não seria interessante para a Globo que as torcidas fossem mais bem distribuídas em termos estatísticos, quero dizer, não seria melhor que não houvesse uma disparidade grande entre quem tem mais torcida e os outros? Senão vejamos, não seria interessante que Flamengo, Corinthians, São Paulo etc. não tivessem muito mais torcedores do que Cruzeiro, Grêmio, Inter???E digo isto do ponto de vista da Globo, que assim poderia transmitir qq. jogo sem precisar de tais malabarismos justificantes. E como isso seria conseguido? Penso que se conseguiria tal intento, p.e., transmitindo os jogos de forma equilibrada e bem distribuída, pois, hoje o que há é uma super exposição de Corinthians e Flamengo, o que, logicamente, faz com que tais equipes sempre tenham mais torcedores, o que, ressalte-se, não condiz com os resultados desportivos obtidos.

10/07/2009 14:23

[maximojesus]
Essa visão de que o Cruzeiro daria menos audiência é uma visão torta da Globo. Provavelmente o Corinthians daria mais. Mas transmitir o jogo do Cruzeiro daria muito mais ganhos. Credibilidade é um deles. E isso não tem preço que pague.

09/07/2009 13:37

[tambasco.junior]
Interessante analisar-se um outro aspecto, já que não há dúvida quanto ao jogo mais importante, seja pelo aspecto técnico, decisivo ou ambos. A Globo, está "criando", promovendo um interesse no jogo paulista, que não havia nem mesmo para os corintianos, saturados e satisfeitos com toda a overdose (justificada)de exposição do seu time nos últimos dias. Se tivesse anunciado a transmissão do jogo do Cruzeiro, todos (inclusive corintianos) os torcedores ficariam satisfeitos e entenderiam, até mesmo porque o Pacaembu é em SP (normalmente não se transmite para a mesma praça). O fato jornalístico seria atendido e a audiência seria tão alta quanto, pelo junção da importância despertada pelo evento aliada às chamadas que seriam feitas.

08/07/2009 22:22

RESPOSTA:
A mídia como promotora do espetáculo
Junior, realmente a Globo se esforçou para justificar a escolha feita. Pelo menos aqui em São Paulo. E aí, com base no seu comentário, chegamos num ponto interessante de discussão, que é o da mídia como promotora do espetáculo. Para a Globo é interessante aumentar a audiência do jogo que ela transmite. Sendo assim, ela usa sua programação para chamar o espectador para o jogo. E cabe ao gestor, em qualquer modalidade, exigir isso dela. Por que será que vemos, na semana do GP Brasil de Fórmula 1, tanta matéria sobre o evento? Está no contrato de transmissão essa necessidade de a Globo promover o GP Brasil e a F1. É nesse nível de exigência que temos de chegar para ter algum futuro no esporte como espetáculo de público, de mídia e de marketing. Um abraço, Erich


[custodiaconceicao]
erich o problema da commebol é que têm um rabo preso junto com a globo pois esta paga uma mixaria para esta entidade mas esta entidade faz as suas propagandas de graça junto a emissora da globo pois se fosse em outro canal seria uma fortuna danada isto é o tal do apadrinhamento ou jogo de favores entre compadres esta é a verdade do nosso futebol sul-americano onde reina o amadorismo.

08/07/2009 21:32

RESPOSTA:
Amadorismo ou acomodação?
Seria amadorismo ou acomodação? O dinheiro entra no caixa, a conta fecha no final do ano, os patrocinadores entram no evento pela importância que ele tem... Mas e num cenário de maior dificuldade, como será que a Conmebol estaria preparada para resolver uma eventual ausência de patrocínio? Ou fuga de times (a ameaça de ficar sem os times mexicanos deixou a entidade preocupada)? Acho até que há mais uma acomodação do que propriamente amadorismo, mas é preciso evoluir, e muito, para que o esporte tenha mais poder de barganha com a mídia. Um abraço, Erich


[Ricardo-NL]
Pessoal, Não quero fazer mais um comentário bairrista e sentimental como vários que vi sobre este post... apenas lamento a opção da emissora carioca, em detrimento da final do principal torneio sul-americano de clubes. Os cães ladram... e a caravana AZUL passa! ZÊÊÊÊROOOOO!

08/07/2009 21:22

RESPOSTA:
É isso aí!
Ricardo, é isso aí. Espero, sinceramente, que a Globo veja que cometeu um erro. E que tenhamos sempre eventos importantes sendo transmitido na TV. Resta torcer. Dentro e fora de campo. Um abraço, Erich


[chicoabgomes]
Seguindo a sua linha de raciocínio, é muito natural o Sarney estar e permanecer onde está. Afinal, ele está lá porque milhares de eleitores o colocaram. É um time BRASILEIRO que está lá. Não acredito que a torcida do Corinthians seja maior que a do Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG ainda que torcendo contra, Inter, Palmeiras... É a história do Tostines: vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais? Por que o Corinthians tem mais torcida? Pelas conquistas é que não é. Libertadores, Copa do Brasil, o Cruzeiro venceu muito mais. "A Globo deve ter suas razões para fazer isso". Para um jornalista, tá fraco, não? Claro que tem e nós sabemos quais são: manter os interesses do mercado nos grandes times de SP e RJ, pq isso se reflete nos patrocínios, entre outras coisas.

08/07/2009 21:20

RESPOSTA:
????
Meu caro, reproduzo aqui parte do meu texto: "A Globo faz o que ela acredita ser melhor para ela do ponto de vista comercial. Podemos até questionar essa atitude." Ela detém o direito, mas o maior absurdo é o dono do campeonato permitir que ela simplesmente decida não transmitir o jogo mais importante do torneio. Reunisse ou não um time brasileiro, não dá para admitir que a Conmebol aceitar que seja feito isso com sua principal competição. Um abraço, Erich


[ullyssescorrea]
Enrich.Eh complicado para a globo passar jogos de times q nao sao de SP para SP.Pq aki em SP eh o indicador de audiencia q mais vale no pais!!A globo nao pode dar brechas para o reality show da record(q da 15 pontos de media)ou para a estreia do show do milhao hj no sbt,ela nao pode fazer isso.Ha um tempo atras o gugu ganhava do faustao na audiencia soh em SP e o faustao ganhava no restante do brasil veja soh o faustao mudo o programa dele um milhao de vezes ate conseguir em Sp do gugu.Entao em virtude disso a globo nao quer q seus telespectadores principalmente em SP coloquem em outra emissora ou q ele desligue a tv(diminuiria o share)eh ruim pra ela e eu acho certo q ela soh passe o jogo pra MG onde realmente vai dar uma audiencia muito boa.Vc acha q ela quer dar chance de perder no ibope para record ou sbt?

08/07/2009 21:17

RESPOSTA:
Claro que não
Ulysses, sem dúvida que não. A Globo quer, de todas as formas, manter a audiência em alta. E daí a opção pelo jogo do Corinthians. Como disse, é uma razão comercial a escolha que ela faz. Podemos até questioná-la se é a mais correta ou não. O problema, volto a bater na tecla, é a Conmebol aceitar que o evento dela não seja transmitido para todo o Brasil, mesmo tendo um time brasileiro na disputa... Um abraço, Erich


[MarcusBHZ]
Caro Erich, não quero polemizar contigo: só acho que quando a gente não concorda com uma situação, não deve tratá-la como fato consumado. Afinal, não há nada aqui que se refira a uma "força da natureza", para além das decisões de homens e mulheres como eu e você! Um abraço!

08/07/2009 21:06

RESPOSTA:
O tamanho da discussão
Marcus, entendo seu lado. Mas acho a questão complexa demais para discutir aqui. Ainda mais porque só temos 1.024 caracteres para escrever (praticamente um Enéas dos blogs!) em cada post... Acho que vale ampliarmos a discussão e eu pretendo me informar mais sobre o tema para poder ter mais argumentos. Qualquer coisa, mande e-mail no negociosdoesporte@uol.com.br Um abraço, Erich


[MarcusBHZ]
Prezado Erich, responda o seguinte: por acaso a TV Globo não teria, em tese, o dever jornalístico de mostrar a decisão da Libertadores, já que detém uma concessão pública justamente para levar aos telespectadores as informações mais relevantes? Quando jornalistas como você transformam o critério comercial em algo absoluto, fico pensando aqui com meus botões: será que todos eles também levam apenas em conta seus próprios interesses financeiros ao "informar" o público? Colocar a culpa apenas na Conmenbol não deixa de ser incoerência de sua parte. Já que o dinheiro manda em tudo, e a Globo paga o maior valor pelos direitos de transmissão, ela pode muito bem pressionar os "cartolas" para retirarem do contrato quaisquer "exigências" de transmissão... Se eles baterem o pé, vão perder tutu, certo?

08/07/2009 20:46

RESPOSTA:
Interesse comercial x Interesse jornalístico
Marcus, não digo que concordo com a atitude da Globo. Como jornalista, para mim, a notícia é o Cruzeiro. Só que há todo um interesse comercial hoje que move o esporte. E é preciso que a gente entenda isso. Torcedor e jornalista. Eu teria, na minha emissora, interesse em exibir o Cruzeiro, pensando que a essência do meu produto é o jornalismo. Mas, infelizmente, não é assim que a Globo tem trabalhado. O que acho é que o futebol na América do Sul não entende que o seu produto é extremamente valioso, e com isso não briga para mostrar à emissora que ela deve dar a melhor entrega a esse produto. É a velha discussão de ver quem é maior. No caso, acredito que o esporte ainda subvaloriza o seu produto pelas bandas de cá. E, como jornalista entusiasta dessa área de marketing esportivo, tento mostrar que a culpa é muito mais do gestor. Em relação à questão de concessão pública, a Globo pode achar vários argumentos para mostrar que teve mais relevância mostrar um e não outro evento. O buraco, nesse caso, é lá em cima...


[wagner.castanho]
as pessoas estão ridiculas.acham que dinheiro é maior que tudo.se dinheiro fosse maior que tudo porque existem torcedores e apreciadores do futebol??? vocês que não trabalham com futebol mais assistem e torcem por algum time ganham algum dinheiro com isso.NÂO,mas nem por isso o sentimento dos torcedores acabam.Pra mim é muito mais importante ver o PALMEIRAS ganhar ser campeão do que qualquer dinheiro no mundo.O SENTIMENTO É MAIOR QUE O DINHEIRO.

08/07/2009 20:45

RESPOSTA:
A essência é a paixão
Wagner, e é exatamente essa paixão que fez surgir um grande mercado que é o do marketing no esporte. Esse torcedor alimenta essa paixão e faz com que toda uma engrenagem rode. E, aí, não tem como não envolver dinheiro... Um abraço, Erich


[diego.masutti]
Globo transmitindo final da Liga dos Campeões da Europa? Tá doido?...hehehehe

08/07/2009 20:44

RESPOSTA:
Nem um pouco
Diego, a Globo comprou os direitos da Liga dos Campeões da Europa. Transmitirá o evento a partir desta temporada. Um abraço, Erich


[ragijmlima]
Caro Erick, me elucide um dilema, fugindo um pouco do tema de seu comentário, gostaria de saber como foi feita a conta de matemática por parte do depto. de marcketing do spfw, que com 2 patrocínios na camisa um de 15 e outro de 3 chegou-se a espetacular cifra de 30 milhões, eu gostaria de aprender essa conta para aplicar em meu pagto. mensal, para sobrar um pouquinho no mês, se possível me mande os calcúlos, eu agradeceria muito.!!!!

08/07/2009 20:28

RESPOSTA:
Os valores do São Paulo
Lima, os valores não são esses. O patrocínio na camisa com a LG é de 18 milhões, como a Máquina do Esporte tinha dito lá atrás... Não sei de onde o pessoal tirou essa história de 15, que era um valor menor ao do contrato anterior! O da manga é de 3 milhões. E existem outros dois patrocínios, com Volkswagen e Aché, que somados valem 12 milhões. Aí chega-se aos 30. Mas, diga-se de passagem, a ideia original do clube era ter R$ 30 milhões apenas do patrocinador no peito da camisa. Um abraço, Erich


[josecps]
Eu até agora quero saber porque o jogo do corinthins contra o fluminense é hoje? Erich voce que esta no meio poderia clarear mais a situação. Foi realmente para dar descanso para o corinthinas? Se realmente foi, ai esta a justificativa de como este clbe tem beneficios, ainda mais agora que li em seu blog sobre os possiveis beneficios dados por Lula!! Obrigado, que seu blog continue assim.

08/07/2009 20:14

RESPOSTA:
Direito de remanejamento de jogos
José, a Globo tem o direito de mudar a data de alguns jogos para atender a interesses de grade de programação. Algo que está previsto em regulamento e que, antes que surjam mais críticas, ACONTECE no mundo todo. Como exemplo vale citar a mudança de horário das provas de natação nas Olimpíadas de Pequim para adequá-la ao horário nobre da TV americana, que é quem paga a maior parte da conta. Não é descanso ao Corinthians, até porque não houve nada disso antes, quando o time ainda disputava a Copa do Brasil... Um abraço, Erich


[em-ferreira]
Me desculpe mas você abre o seu comentário falando em "culpa" e o fecha falando em "erro"???? O erro realmente até pode ser da conmebol mas a culpa é da globo. Se existe o erro porque a globo não o corrige??? Por que não lhe interessa fazer, só isso. Ela está lá, recebendo o seu dinheiro. Se o resto do país não gosta da opinião dela, azar?? Por essas e por outras que nem assisto rede globo. Fiquei sabendo deste detalhe hoje ao acessar a internet e ler as notícias.

08/07/2009 20:06

RESPOSTA:
Culpa e erro
Meu caro, não adianta tanta revolta. O que é preciso entender é que a Globo faz o que lhe parece ser interessante do ponto de vista comercial. E a Conmebol, que é quem detém os direitos da competição, parece não se preocupar em proteger e melhorar o seu produto. Quanto é prejudicial para o Santander a principal emissora do país não mostrar a decisão do título da Copa Santander Libertadores para o maior mercado da América do Sul? Sem dúvida que é grande. E o erro é do dirigente, que não percebe o tiro no pé que está dando... Um abraço, Erich


[britoalexsandro]
A Globo sempre foi assim:mostra os jogos dos times de maiores torcida e não o que interessa a maioria dos brasileiros. A Globo compra os direitos para não mostrar. Por isso,estou cansado de assistir jogos do fLAMENGOXTIMES PEQUENOS, ENQUANTO TEM UM GRANDE CLÁSSICO NO MESMO HORÁRIO.

08/07/2009 20:04

RESPOSTA:
De quem é o produto?
Brito, você toca num ponto interessante. De quem é o produto futebol? Ele é da Globo ou dos clubes? Os clubes vendem os direitos e, no fim, entregam o produto inteiro para a emissora. E esse é o erro. O produto é de propriedade deles, e eles têm de exigir uma entrega adequada disso. Do contrário, é ruim para eles mesmos. A Globo joga conforme a música. Um abraço, Erich


[ragijmlima]
Caro Erick, quem é o detentor da grade de programação a emissora ou os patrocinadores do evento?, pois eu dúvido que a emissora faria alguma coisa que fosse contrária aos interesses dos que patrocinam, se A ou B pagam e pagam muito para serem mostrados, deve ser por um motivo óbvio a maior quantidade de pessoas ligadas no evento, o que é que o SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA, tem com isso?, a não ser pela razão de ter uma enorme torcida a favor e contra, acho rídicula as alegações dos anti-CORINTHIANOS, que a emissora isso a emissora aquilo só passa jogo do CORINTHIANS é assim até em programas esportivos matérias sobre o SCCP fica para o final para segurar a audiência, vc como um funcionário de uma rede de tv. sabe muito mais do que a gente, portanto seria muito bom que fosse desenhado para os ignorantes de outras torcidas que tais fatos só ocorrem porque o que é visado é apenas a maior fatia do bolo, nisso a FIEL faz parte dessa maioria, chega de serem hipocrítas.

08/07/2009 19:59

RESPOSTA:
O peso dos "grandes"
Lima, sem dúvida que o Corinthians assegura excelentes níveis de audiência. Não só em evento ao vivo, mas também na cobertura da mídia. E em qualquer mídia: TV, rádio, jornal, internet, etc. É uma questão de tamanho de torcida. Mas, como sempre digo na Máquina do Esporte, para nós não é apenas a notícia que vale, mas também o conteúdo jornalístico. E isso, como ressaltei em meu comentário, é menos importante para a TV, que tem na transmissão ao vivo um produto de entretenimento, e não conteúdo jornalístico. Nesse sentido, o tamanho maior da torcida do Corinthians é, do ponto de vista da Globo, mais interessante que o fato mais relevante, que é o jogo da final da Libertadores. Um abraço, Erich


[vivianig]
Erich, então o jogo do Cruzeiro é jornalístico, não é entretenimento???? Brincadeira, que raciocínio, hein... Porque não fala que a questão é comercial e pronto. Sou palmeirense e vou ver sim o Cruzeiro só que pela internet, já que não tenho tv a cabo, e isso porque eu gosto de futebol e de entretenimento de qualidade

08/07/2009 19:58

RESPOSTA:
Tudo é entretenimento
Viviani, o que quis colocar é que tudo é entretenimento quando o assunto é esporte. E, como entretenimento, a relevância jornalística fica em segundo plano. Muitas vezes a justificativa para reclamar é de que é um absurdo deixar de lado uma final da Libertadores, pela importância que ela tem. Só que não é isso que conta. Eu também prefiro assistir ao Cruzeiro, e preferiria mesmo que fosse um clube de fora do Brasil, pelo interesse em ver um jogo de decisão da Libertadores. Um abraço, Erich


[xandaohorta]
Pois é, vão chegar a conclusão que é melhor o corinthias ser campeão, já que dá mais audiência. Ano passado, não transmitiram a primeira final da libertadores entre ldu x FLUMINENSE, para passar um jogo da segunda divisão do corinthias. Ah, é grana né??? audiência ou patrocinadores??? Tá aí a seleção brasileira mostrando o que vira o futebol quando o patrocinador impera.... VERGONHA, UM DESRESPEITO AO CRUZEIRO E AO BRASIL... Aliás, adiaram o jogo do corinthias para isso???? ou para ajudar o grupo a descansar?? Ah, a globo pode mudar a tabela do certame nacional em busca de grana??? Tá bom... QUE O DIGA O INTERNACIONAL E O TINGA QUE SOFREU PENAL E AINDA FOI EXPULSO.... VERGONHA, A GROBO É A VERGONHA DESTE PAÍS.

08/07/2009 19:43

RESPOSTA:
Mudanças na tabela
Xandão, a Globo tem o direito de mudar alguns jogos para atender a interesses de grade de programação. Está previsto em contrato e acontece também em outras modalidades esportivas no mundo todo. Em relação à audiência, amanhã saberemos se foi uma boa ou não essa aposta. Um abraço, Erich


[bs.patricio]
"A cada dia que passa, o esporte, na televisão, é um produto de entretenimento, e não jornalístico." Erich, e desde quando futebol não é diversão? A maioria é corinthiana, a maioria faz a Globo ganhar mais! E olha que sou Palmeiras e quero assistir o jogo do Cruzeiro! Abraços

08/07/2009 19:38

RESPOSTA:
Força da torcida
Patricio, a força da torcida é grande, sem dúvida. Mas muita gente não entende muito isso que coloquei, de que o esporte é tratado na TV como entretenimento, e não como jornalismo... Ele é um produto da TV, e não um material para se fazer notícia. E isso gera "aberrações" jornalísticas como a de hoje. Um abraço, Erich


[reinaldo.rmo]
Há muito tempo a Globo deixou de ser a TV dos brasileiros e passou a ser a TV dos paulistas e cariocas. Alias, não é só privilegio da Globo não, os programas de esportes da Band e RedeTV só falam do Corinthians. Essas atitudes é que provocam a revolta dos torcedores de outros estados com o Galvão Bueno, por exemplo, em suas transmissões fora do Rio/São Paulo. Será que se o Cruzeiro fizesse a final com o São Paulo ou Palmeiras a emissora tomaria a mesma atitude? Acho que não. Infelizmente o futebol brasileiro é dividido entre o eixo rio/são paulo e o resto do país.

08/07/2009 19:09

RESPOSTA:
Elitização do futebol
Reinaldo, o ponto que você levanta é importante. Por uma exigência de mercado, a transmissão do futebol hoje está muito focada no eixo RJ-SP. Isso faz com que a maior verba em patrocínio e transmissão de TV (nos estaduais) seja para esses times. E, aos poucos, vamos tendo o futebol nivelado pela grana. Os outros clubes já sofrem com essa situação, tanto que Galo e Cruzeiro, por exemplo, demoraram para fechar um patrocínio. E, mesmo assim, em valores bem menores que os clubes paulistas. Um abraço, Erich


[LARRY DE CARVALHO]
Erich!Tá querendo emprego ou já é empregado da Globo?Será que você ajudou a tirar o sofá da sala?

08/07/2009 19:01

RESPOSTA:
Longe disso
Larry, longe de mim qualquer pretensão empregatícia com a Globo. Até porque o tipo de jornalismo que faço, falando o nome de empresas que investem no esporte, não é nem de perto a cara da Globo, não é mesmo? Só tentei mostrar que, embora a gente critique muitas vezes a Globo, existem razões para a emissora tomar certas atitudes. E que, ou o esporte entende sua força como produto para a TV, ou isso continuará a existir. Um abraço, Erich


[winiciusnet]
A torcida do Cruzeiro tem 0,3% em São Paulo (Datafolha/2008), o Corinthians tem 29%, o resto é de anti-corintiano. Vcs acham que iriam passar o jogo de quem? Ano passado transmitiram o 2º jogo da final LDU x Flu.

08/07/2009 19:00

RESPOSTA:
Esperar para ver
Winicius, é esperar para ver. Será que o segundo jogo será transmitido? Como terá sido a audiência da finalíssima? E a do jogo entre Corinthians e Fluminense? Vamos tentar informar esses números amanhã. Um abraço, Erich


[anap.repres]
Erick, voce mesmo coloca a razão.Se das 12 melhores audencias , 11 envolviam o Corinthians não tem o que discutir.E esta cláusula que vc propõe seria totalmente inviável quando o São Caetano disputou a final.Já pensou qual seria a audiencia? Acredito que interesse para todo o Brasil teria um Corinthians , São Paulo , Palmeiras , Flamengo e mais ninguem.Os outros , principalmente de Belo Horizonte e porto alegre são regionais.

08/07/2009 19:00

RESPOSTA:
O risco do esporte
Meu caro, a base de comparação que a Globo usa é exatamente essa que você citou. Quanto a dizer que a obrigatoriedade de exibir a final é inviável num caso como o do São Caetano (que enfrentou o Olímpia (PAR) em 2002), não concordo. Ou melhor, até entendo que a audiência cairia. Mas esse é o risco do esporte. E, quando a emissora compra o evento, tem de entender que corre o risco de ter uma final excelente do ponto de vista da audiência como também corre o risco de ter um jogo menos importante. Mas o detentor do evento deve exigir, até para ajudar seus patrocinadores, que a emissora transmita sempre os dois jogos da final. Um abraço, Erich


[Claudio Kleis Junior]
Ambas estão erradas. A CONMEMBOL por não fazer o que a UEFA faz, e a GLOBO porque não tem bom senso sobre certas atitudes. Só vou deixar uma pergunta no ar: e se fosse o Flamengo disputando a final da Libertadores, será que iriam mesmo passar o jogo do Corinthians pelo Brasileirão ou colocariam a final da Libertadores com o Flamengo pra todo o Brasil assistir ?

08/07/2009 18:56

RESPOSTA:
Dúvida cruel?
Claudio, acho que a sua pergunta não deixa dúvidas, não é mesmo? Não fosse Ronaldo, o Flamengo continuaria tão visto pelo Brasil todo como é desde os anos 70. Lembro de, quando pequeno, ver na TV aberta final de Libertadores entre paraguaios e uruguaios, por exemplo. É uma questão de entender que cultura esportiva se forma independentemente do interesse no time, mas sim no esporte. Um abraço, Erich


[luciano7315]
A culpa é da Globo sim, que não usa de critério para transmissão dos jogos, mas tudo bem, na finalissima dia 15/07 prestem atenção que estaremos juntos lá no Mineirão cantando aquele velho coro, conhecido por todos no país, exceção de Rio-SP, que a globo tenta abaixar o áudio toda vez, ''Ei Galvão Vai t.....'

08/07/2009 18:53

RESPOSTA:
O protesto nos estádios
Meu caro, acho realmente que isso pode acontecer. E será tão lícito quanto a vaia ao presidente Lula durante os Jogos Pan-Americanos, que tentou-se de toda forma abafar, mas que a emenda ficou pior ainda... Um abraço, Erich


[seusilva]
O erro é da Globo.

08/07/2009 18:49

[marcelamf]
A Globo deu um passo atrás no que tange a ser uma TV dos brasileiros. Ao passar o futebol somente do eixo rio-são paulo desagrada o restante do país, que é bem significativo. Lamentável!!!!!!!!

08/07/2009 18:37

RESPOSTA:
Tudo a ver
Marcela, tem tudo a ver essa questão que você coloca. O mercado anunciante está concentrado no eixo RJ-SP. Mas o consumidor, de fato, é nacional. Pena que ficamos privados de um jogo tão emocionante como o Cruzeiro x Estudiantes, apesar do 0 a 0... Um abraço, Erich


[José Carlos Pereira]
Está certíssimo, caro Erick. Qual dos participantes dos comentários, se fosse dono da empresa dona dos direitos de transmissão, não faria o mesmo que a Globo? Só se fosse maluco para deixar o lucro de lado e partir para o diletantismo. José Carlos.

08/07/2009 18:36

[Lola]
segue ai o endereço da Globo para reclamar: http://falecomaredeglobo.globo.com

08/07/2009 18:32

[arqmarceloviana] [http://arquiteturadeestadios.blogspot.com/]
Erich, acho que existem torcedores e amantes do futebol em geral. Os torcedores ficam revoltados e dizem que concordam com a Globo em transmitir o jogo do Corinthians ou discordam porque não gostam do time. Já os amantes do futebol gostariam de ver a final da Libertadores, pela importância do jogo. Não resta dúvida que a Globo tem todo o direito de transmitir o que lhe rende mais. Mas, como você mesmo disse, concordo que a Conmebol é a culpada por não exigir que seu produto seja transmitido. Vamos cair no mesmo problema do volei, do judo, futsal etc. O ideal é ter um produto aparecendo, que venda seus patrocinadores e não apenas vender o produto e não se importar mais. A atitude da UEFA é certissima quando exige que a televisão transmita seus eventos, inclusive passe seus comerciais. A CONMEBOL ainda precisa aprender muito em relação ao marketing da Linertadores, que poderia ser um torneio muito mais atrativo. Quem sabe um dia não aparece um Platini por aqui. Abraços.

08/07/2009 18:20

RESPOSTA:
Gestão profissional
Marcelo, não precisaríamos nem de um ex-craque na presidência da Conmebol para ter uma mudança de comportamento. Bastaria já conseguir tirar o Nicolas Leoz do cargo ocupado há mais de duas décadas. Ou, então, colocar gestores comprometidos com o marketing, com a geração de receitas, com a promoção do campeonato. Foi isso que a Uefa fez nos anos 90. E hoje a Liga dos Campeões mostra que eles acertaram em muitos aspectos, não é mesmo? Um abraço, Erich


[Maurício Leopoldo]
"Definitivamente, a culpa não é da Globo". Concordo com você a culpa é inteiramente nossa, que ainda prestigiamos esta emissora xinfrim.

08/07/2009 18:15

[negaodabio]
pelo menos aki em rondonia vai passar o jogo do cruzeiro, que sem dúvida é o mais iimportante do ano

08/07/2009 18:14

[edsoncbarbosa]
UEFA não é COMENBOL e o jogo lá será à tarde aqui algo que irá ajudar o ibope da globo

08/07/2009 18:06

RESPOSTA:
O contrato da Uefa
Edson, sem dúvida que os horários são diferentes, mas não o princípio de quem detém a propriedade sobre o evento. A Uefa, por contrato, obriga quem compra o direito a transmiti-lo e promovê-lo. Por isso mesmo a entidade preferiu fechar com a Globo para os próximos 3 anos, depois de ver que a Record não estava promovendo o torneio tanto quanto ela desejava. A Conmebol deveria ter a noção da importância do produto que ela tem nas mãos. E exigir da Globo comprometimento com ele. Em tempo. A Globo terá de passar as semifinais da Liga dos Campeões. Os dois jogos! E as outras partidas, se não forem transmitidas, deverão ter os direitos repassados a outra emissora de TV aberta no país. Ou seja, não tem como não promover e não mostrar o evento. Um abraço, Erich


[de_mais07]
Totalmente pertinente seu artigo. E até que enfim uma posição imparcial em relação a preferencias esportivas.Televisão como tudo hj em dia é DINHEIRO, e uma coisa é certa, conrintiano ou não todo mundo assisti jogo do Corinthians.Realmente o jogo do Cruzeiro é muito mais importante mas seria burrice da Rede Globo transmitir um jogo que 90% da audiência se concentra em um só estado.

08/07/2009 18:00

[r-06]
Pô, Erich!! Você provando com tanto brilhantismo que a "culpa" não é da Globo, vai gerar uma revolução! A galera vai achar que, então, a CULPA é do CORINTHIANS! E olha que a galera adora o CORINTHIANS...

08/07/2009 18:00

[cpq.trafego]
Caro colega Eric Sou um grande fã de esporte, mais assisto somente na TV devido a violencia nos estadios preço de ingressos, enfim ..... como poderiamos quebrar esta autonomia da TV Globo, mesmo não tendo culpa neste caso da Libertadores temos outros casos que ela detem exclusividade sobre o evento e vai ao ar somente no horario que ela deseja, assistir a um jogo de futebol que começa as 21:50 horas é tarde demais para quem tem que acordar cedo no outro dia. Agradeço ao espaço Paulo César

08/07/2009 17:44

RESPOSTA:
Quem é o dono do evento?
Paulo, respondo sua pergunta com outra. Quem é o dono do evento? É a Globo ou é a entidade que o organiza? É isso que o esporte na América do Sul ainda não percebeu. Ele ainda é muito refém do desejo da televisão. Sem dúvida que a audiência da Globo é vital para promover uma modalidade esportiva. Mas não podemos achar que o esporte é menor do que ela. Afinal, quem é que gera o conteúdo para a TV? Para quebrar essa força da Globo, só se o esporte mostrar que um depende do outro. E que precisam se ajudar para gerarem mais negócios. Um abraço, Erich


[josecps]
Acho que são as pessoas que estabelecem aquilo que querem ver, todos estamos cansados de ver o michael jackson na tv ja, no entanto, enquanto as pessoas não resolverem parar de ver as noticias serão incistentes. Quanto a globo é de opinião geral sua mediocridade, só quer caimos na mesma afirmação anterior, todos continuam dando audiencia, continuam sendo dirigidos por suas novelas e jornais, este panorama somente irá mudar quando nós mudarmos de atitude. Tanto faz qual jogo vai passar na globo hoje, a audiencia sempre sera dela, esta discussao de importancia de um jogo ou outro para mim é relativa portanto. O que me realmente preocupa é o poder desta emissora de influenciar as pessoas, com seu protecionismo ao corinthians, este clube que sempre passa impune e possui muitos campeonatos com resultados duvidosos em sua historia. Não há duvida de que o jogo de hoje na globo a ser transmitido DEVERIA SER o do cruzeiro, se voces se sentem incomodados, basta não assistir o jogo hoje. VLW.....

08/07/2009 17:37

[edipn]
Olá Erich, Vc já tem muita estrada para entrar nessa. Deve ser ruim torcer para time pequeno. Fique tranquilo que no ano que vem vão reclamar que só passa o campeão dos campeões na TV. Na série B já foi assim. Abs Alvinegros

08/07/2009 17:33

RESPOSTA:
Overdose alvinegra
Meu caro, depois do placar sobre o Fluminense e de mais um show de Ronaldo, parece-me que, pelo menos para São Paulo, a overdose corintiana tem garantia pelo menos até a Copa do Mundo... Um abraço, Erich


[rafaelrss]
Me desculpe Erick, mais essa conversa que a culpa é da comemnbol é igual aquela história do corno que joga o sofá fora depois de pegar a mulher traindo na sala. Sim A Globo Não presta e isso é fato. empresa mau caratér.

08/07/2009 17:14

RESPOSTA:
O poder da Conmebol
Rafael, desculpe, mas a comparação é descabida. Quem detém o evento Copa Libertadores? A Globo ou a Conmebol? Quem deve prezar pela melhor exposição do seu produto? É o dono do evento, não? A Globo também preza a audiência. E, por isso, defende a transmissão de outra partida. Volto a dizer que, na visão dela, isso é melhor. Então, quem não está valorizando o produto que tem, sem dúvida, não é a Globo. Ela optou pelo que era mais valioso para o negócio dela. No caso, a audiência. Um abraço, Erich


[rodaz]
Ao que parece, semana que vem a final da Libertadores será transmitida para São Paulo e Rio também. Hoje só para nós, do "resto do Brasil". Mas seria interessante comparar a audiência de Corinthians e Fluminense hoje com a final da Libertadores semana que vem para ver se a estratégia da Globo vale à pena. Creio que os índices serão parecidos (Infelizmente o resto do país não entra na medição, caso contrário poderíamos ter a prova hoje mesmo de que a Libertadores é mais atrativa para o público) . De qualquer modo, o pecado da emissora é não valorizar o produto que tem em mãos. Não na hora do jogo, mas durante o resto da programação. Hoje o Globo Esporte dispensou mais tempo para Ronaldo x Fred do que para Crizeiro x Estudiantes. Se desse a devida importância, em termos jornalísticos ao evento, com certeza angararia mais telespectadores. É a própria Globo que define a importância daquilo que transmite. A maior parte do público não acompanha futebol tão assiduamente como se imagina.

08/07/2009 17:10

RESPOSTA:
Perfeito
Meu caro, perfeita a sua colocação. É exatamente essa a lógica que a Globo segue. E faremos o comparativo da audiência, pode ter certeza. Um abraço, Erich


[lm.paredes]
Erich, aqui no Ms às 14:50 horário local a globo anunciou o jogo do Cruzeiro, não sei o q aconteceu, se foi reclamações dos torcedores ou se foi pesquisa deles, mas felizmente nós aqui q quisermos assistir pela TV aberta vamos poder ver o grande jogo do Cruzeiro, ao invés de ver narradores ridiculos da globo babando o Ronaldo q por aqui ninguem aguenta mais.

08/07/2009 17:09

[diegoramalho82]
Para o ano que vem vai ser desnecessário criar uma medida como essa, já qe o Timão vai estar na final e vai ganhar esse torneio que não serve pra nada, a não ser ir para o Mundial de Clubes da Fifa. haha

08/07/2009 17:05

[marcelomiterhof]
Erich, bom comentário. acrescento que há uma certa histeria nessa discussão, como foi o caso da quase sempre ótima coluna de Tostão de hj. se a audiência é maior, o interesse não é apenas da globo, mas tbm da maior parte dos telespectadores. um abraço, marcelo

08/07/2009 16:48

[Marcelo P da Silva] [flabaderna.blogspot.com]
Isso porque o brasileiro não é fã de futebol, mas sim do time que torce. Uma pena pros poucos que realmente gostam do esporte.

08/07/2009 16:45

RESPOSTA:
Cultura esportiva
Marcelo, realmente você tem razão. Infelizmente não temos cultura esportiva, e isso acarreta em coisas como essa. Quem gosta de esporte fica sentido com a decisão. Mas a grande maioria apenas assiste ao que lhes é oferecido. Um abraço, Erich


[saintguinefort]
Talvez isso aconteça porque não existe o risco, na Liga dos Campeões, de uma final entre Colo-Colo e América de Cali. Se a Conmebol fizesse esta exigência, nenhuma emissora séria poderia comprar esse campeonato. Imaginemos, por exemplo, quantos espectadores argentinos teriam assistido, em 2008, aos dois jogos da final entre Fluminense e LDU. Alguém acha que esse jogo foi transmitido por lá?

08/07/2009 16:42

RESPOSTA:
A força dos clubes
Meu caro, concordo em partes com o que você disse. Lá também podem ter times de menor torcida numa decisão. Mas é fato que os "grandes" europeus geralmente são os que chegam mais à final. Só que, assim como aqui, a audiência sempre é maior nos países que estão envolvidos na decisão. E há uma obrigação de que a TV mostre o jogo, independentemente de qual seja. Porque o campeonato é mais importante do que tudo, tanto que, por exemplo, a final é disputada num local pré-determinado e em um jogo só, para valorizar o produto... Um abraço, Erich


[poppis]
tem um engano. a globo vai passar estudiantes x cruzeiro é para todo o país, isso sim. é só pesquisar no site da globo (www.redeglobo.com.br) e ir na parte de baixo, onde diz 'esporte', e clicar em 'futebol 2009' que constará isso ali. o mesmo vale se for na grade de programação desta quarta, 8/7, e clicar em cima de 'futebol 2009'. ali aparecerá corinthians x fluminense somente para rio e sp. além disso, pesquise páginas de afiliadas da globo como rbs, rpc e outras várias que informam estudiantes x cruzeiro para hoje à noite. ou seja, apenas paulistas e cariocas é que serão privados da final da libertadores em canal aberto, isso sim.

08/07/2009 16:37

RESPOSTA:
Mudança de prumo
Meu caro, talvez isso tenha sido alterado depois. Na hora do post, a informação que constava ainda era de transmissão para diversas praças (leitores do MS e de PE confirmaram isso) do jogo do Corinthians e do Fluminense. Mas é melhor que o jogo da rede tenha sido o da Libertadores! Um abraço e obrigado pela atenção!


[andre_junqueira]
É isso mesmo, respeitável blogueiro, penso a mesma coisa quando vejo fila tripla de Sport Utility Vehicles entregando as belas crianças nas boas escolas: só estão lá por que podem. E quem pode, pode. Pode inclusive impedir que essa tal de Conmebol inclua essa tal cláusula de transmissão exclusiva da partida final. No final da Copa da UEFA não haverá essa discussão, mesmo por que, se houver sobreposição com [algum]jogo de maior retorno financeiro, a CBF muda sua data para que todos os brasileiros, independente de cor, credo, classe e time (ou sem time), possam apreciar o fino do futebol, que só se vê jogar na Europa. Definitivamente, obo, obo, obo, cada um com a sua Globo.

08/07/2009 16:34

[thome.ricardo]
Fala Betting! Cara, concordo com você em partes, explico. Tudo bem que não é culpa total da Globo, mas se ela não tem interesse em transmitir, porque compra os direitos? Pra impedir os outros de assistirem em outro canal? Desculpe-me, mas não dá pra aceitar calado isso! Se formos por essa linha de pensamento, supondo que a torcida do Corinthians sempre seja a 2nd maior do país, então estamos fadados a sempre ser conivente com esse tipo de situação??? (Entendendo que os direitos de tranmissão do BR é dela). Acho isso um absurdo pra ser bem polido. TV Globo, as "Casas Bahia" dos meios de comunicação.... Lamentável! Abs Betting.

08/07/2009 16:28

RESPOSTA:
Não é aceitar, mas entender
Ricardo, não acho que tenhamos de aceitar isso calado. Só quis colocar um ponto que muitas vezes o pessoal não entende. Dá para entender as razões da Globo para tomar uma atitude dessas. Mas bastaria à Conmebol ser mais forte em relação a isso para impedir que aberrações como essa acontecessem. Um abraço, Erich


próximos › | mais antigos


[fechar a janela]