UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[Vagner Luis] [Sumaré]
"Bobagem. Não fui buscar o anúncio que está aí, não ganho nada com isso nem deixo de ganhar." Aposto "os meus braços" com vc que, não fossem as propagandas aí de cima, e outras mais, vc e outros jornalistas não estariam aqui.

09/11/2009 15:00

[Vagner Luis] [Sumaré]
Sua resposta: "Para tanto existem os espaços certos para a propaganda. Que pertencem aos veículos, não aos jornalistas." Onde os jornalistas trabalham? Nos veículos de comunicação onde os anunciantes comprar espaço, estes mesmos anunciantes que podem vir a ser motivo de matéria de alguns destes jornalistas. Veja, tbém sou contrário ao tal merchan, mas por tornar insuportável um programa, seja ele esportivo ou não. Eu apenas nao concordo com esta de demonizar quem faz e de tornar irretocável quem o condena, já que merchan é como propaganda, mais direta, tudo bem, mas propaganda, assim como estas que estão aí em cima de sua foto...

09/11/2009 00:17

RESPOSTA:
Bobagem. Não fui buscar o anúncio que está aí, não ganho nada com isso nem deixo de ganhar. Faço um contrato e sou pago pelo meu trabalho. E se tiver que criticar o anunciante aí em cima criticarei, como já critiquei até o veículo para o qual trabalho.Mas é claro que não poderia criticar se tivesse ido buscar o anúncio e recebesse por ele. Essa discusão é tão sem sentido, o conflito de interesses de quem faz merchan é tão claro que em países mais avançados os jornalistas nem acreditam que isso aconteça no Brasil.

[Frank] [Floripa - SC]
Caro Juca, sou publicitário e entendo o problema ético quanto ao uso da figura do jornalista como anunciante. O que me incomoda é tentar revestir de uma aura o jornalismo, como se ele fosse a parte nobre da comunicação e as demais atividades não. Acho que o grande Celso, a quem também considero e respeito, foi infeliz ao dizer que o jornalista deve deixar de sê-lo antes de aceitar tornar-se garoto-propaganda ou assessor. seria mais apropriado dizer que o profissional deveria afastar-se dos veículos de comunicação pois, ao meu ver, um assessor de imprensa não precisa nem ser, nem deixar de ser um jornalista. Acredito ser possível expressar o lado positivo de empresas, produtos e pessoas sem faltar com a verdade ou com a ética (ou nem estaria nessa área há tanto tempo). Também detesto os infomerciais que se travestem de programas esportivos na maioria das emissoras,mas, como eu disse, o que me incomoda é a falsa imagem de que o jornalista é lado bom da comunicação. Grande abraço

08/11/2009 20:37

[Vagner Luis] [Sumaré]
Complementado, feliz a citação do colega [osvaldofontana] [Pirassununga/SP] De todas as frases fico com essa: "Os empregos, principalmente dos jornalistas, são alavancados pelos recursos obtidos com o mercado publicitário. Portanto, se o jornalismo tem vergonha da publicidade, que viva sem ela"

08/11/2009 15:47

RESPOSTA:
Para tanto existem os espaços certos para a propaganda. Que pertencem aos veículos, não aos jornalistas.

[Vagner Luis] [Sumaré]
Estranho que jornalistas não podem aceitar merchandising, mas os jornais e os sites (como o seu, logo aí em cima de sua foto tem várias propagandas), que publicam as notícias podem. Ora, então que os jornais se satisfaçam, apenas, com o lucro da venda de seus jornais e os sites como o UOL, da venda de seus produtos como banda-larga. Incoerente, para dizer o mínimo!

08/11/2009 15:45

RESPOSTA:
Você apenas confunde alhos com bugalhos. Mostre-me um, apenas um, grande jornalista no mundo, eu disse no mundo, não só aqui, que faça propaganda.

[anna.pecanha] [Porto Alegre, RS, Brasil]
Censorship Mode On ... Acho que devo me manter uma leitora silenciosa, pois críticas/idéias contrárias não são bem-vindas. Ok, assim é o Brasil há cerca de 500 anos.

08/11/2009 14:03

RESPOSTA:
Asneiras, de fato, não são.

[Thiago] [Corinthians]
É por isso que cada dia, que passa perco a esperança de ver um Juca assim como outros fora da Tv aberta..

08/11/2009 09:59

[cluiznunes] [Em Vitória, ES]
Cada vez que leio os comentários aqui, me convenço mais e mais da necessidade que nós brasileiros temos de nos aprofundar nos assuntos. Amigo, leia, releia... leia de novo e releia quantas vezes forem necessárias para você entender.

08/11/2009 07:12

[gm-carmo] [sao paulo]
Celso Unzelte pra presidente desta res publica, coisa publica, chamada Brasil.O resto é só resto.

07/11/2009 21:02

[robson] [São Paulo]
Juca sempre tive curiosidade de saber como é ser jornalista esportivo (salário, emprego, condições de trabalho, etc...). Com essas suas entradas nos comentários dos blogueiros deu pra entender que o jornalista esportivo deve ter varios empregos para sobreviver estou certo?????

07/11/2009 21:00

[isaque_sp] [www.blogdozaque.blogspot.com] [São Paulo, SP, Brasil]
Juca, comercial já irrita no intervalo, pois hoje são mais de 4 min e tira você da empolgação do assunto abordado, mas faz parte d uma das rendas da TV aberta e da rádio, pois não pagamos nada para usufluir. Agora, comercial no meio do programa é horrível, por isso não acompanho + estas mesas redondas.

07/11/2009 19:09

[lucieneadias] [Campina Grande PB]
Juca, observando apenas as respostas que dá a seus comentários, esp. aos mais questionadores, chego à conclusão de que você é deveras um indivíduo notavelmente inteligente. Parabéns! Chega a ser engraçado às vezes. Responda mais, é uma pitada adicional de tempero ao blog. Abraços!

07/11/2009 16:44

[almeida300] [Ipatinga MG]
Juca, é uma vergonha a forma que se desvaloriza o curso de jornalismo hoje. Depois da perda judicial da diplomacia para os profissionais da área,hoje o curso está devasado e as universidades(particulares em especial)estão unindo o curso ao de PUBLICIDADE... O QUE ISSO???o diplomata da área vai se glorificar com o que agora???perdeu sua identidade... Quando nos perguntarem,vou responder que sou formado em Jornalismo publicitário ??? Perdeu-se a utopia do profissional,perdeu o respeito.

07/11/2009 16:32

[mosqueteiro1910] [São Paulo]
Juca Kfouri, aproveito essa ótima oportunidade pra tentar entender essa polêmica. Todo jornal sobrevive graças aos anunciantes, correto? Ora isso que aponto não é crítica é apenas a constatação de como sobrevive um jornal. Agora se o jornalista deve mostrar sua opinião a respeito dos serviços prestados a sociedade pelos orgãos públicos por exemplo, a opinião de um jornalista sobre produtos ou marcas que são vendidas ao público não seriam de valia também? Afinal, a opinião de um bom jornalista não ajudaria o público na hora de consumir? Sinceramente pra mim é confuso.

07/11/2009 15:19

RESPOSTA:
Desde que ele não seja pago pra isso, né? Ou você acha que ele falaria mal de um produto que anuncia?

[zschimidt] [Salvador BA]
Como em tudo na vida, nesta polêmica a virtude também está no meio. Não se pode nem ter merchand em tudo, a ponto de misturar noticia com propaganda ou deixar em dúvida se há interferencia do patrocinador, como também não se pode chegar ao exagero de omitir nome de equipes para não falar o nome do anunciante. Que o bom senso deva sempre prevalecer, em colocar propaganda no espaço da propaganda, em fazer inserções dentro do bom gosto e naturalidade, e fundamentalmente, ter a ética se sobrepondo sempre a tudo, independente se favoravel ou não ao "recrame"! Até porque sempre vai ter quem questiona, seja uma propaganda fora de lugar, seja uma amizade que comprometa uma analise, seja um posicionamento político ou regionalista que possa pressupor simpatia ou antipatia a algo. Uma critica suave a algo ligado ao patrocinador do critico em relação a quem não é, perde tanta força quanto a critica suave a um fato ligado a um amigo do critico em relação a dureza de critica quando não é!

07/11/2009 15:01

[Guilherme Rezende] [Belo Horizonte - MG]
Juca, tendo em vista a grande concorrência existente na área de jornalismo, como recusar uma oportunidade simplesmente pelo fato de você ter que fazer merchan... Estou no segundo período de jornalismo e ainda não tenho experiência na área. A minha preocupação é: se aparecer uma oportunidade e nela existir a obrigação de fazer merchan terei que fazê-lo? O que sua experiência tem a dizer sobre isso? Na lata, sou contra o merchan, mas o mercado...

07/11/2009 14:52

RESPOSTA:
Amigo, nunca fira um princípio seu. Dá certo. Se não por virtude, por senso de oportunidade. Eu garanto. Agora, se você pensa em ser jornalista e ficar milionário, aí você errou de profissão. Jornalista milionário, no Brasil, pode acreditar: é picareta.

[renatoquim] [renato-quimica@zip.net] [Rio de Janeiro]
Olá Juca, sobre a questão do jornalismo/publicidade acho que o bom senso diz que deve haver um meio termo entre esses assuntos é claro sem exageros. É nojento vermos jornalistas como "o Rei do Jabá" como o MN é mais conhecido por exemplo com seus merchans intermináveis e seus deboches costumeiros principalmente com os times do Rio acirrando um bairrismo idiota que deveria ter morrido nos anos 80.

07/11/2009 14:50

[MauraoFC] [RJ]
Concordo que merchandising e jornalismo não devem se misturar, até mesmo em programas de entretenimento. Mas discordo completamente ao, mais uma vez, ler que um profissional deixa de ser jornalista ao exercer um cargo de assessor de imprensa. Quanta hipocresia. Assim como existem repórteres e repórteres, comentaristas e comentaristas, editores e editores, existem também assessores e assessores. Espero que a jovem guarda que está se formando não tenha o mesmo preconceito da turma que já está no mercado há mais de 20 anos. O mesmo preconceito que existe nas redações do pessoal de economia e etc com relação aos jornalistas esportivos. Diminuem a classe só porque "escrevem sobre esporte". Abraço a todos.

07/11/2009 14:06

[mr-richard] [Santo antonio do pinhal sp brasil]
A exposição da foto da capa de 1 livro e a reprodução de um texto dele, mesmo eivado de boas intenções, não configuraria tbm em merchan? assim como cabe ao leitor decidir se o produto é bom e se interessar em comprá-lo, eu tbm poderia afirmar que avalizado pelo JK o produto merece uma olhada...são muito tênues os limites.Nessa hora vale muito mais a intuição de quem está sendo alvo do que propriamente como se deu a exposição..Tem gente q acredita piamente que a sharon stone ou sophia loren..USE LUX.

07/11/2009 13:40

RESPOSTA:
A diferença é tão óbvia que me envergonho em ter de explicar: você acha que eu levo algum por recomendar o livro?

[Sérgio] [Santos-sp]
O Merchandising durante as informações e as transmissões de partidas de futebol tem um resultado oposto ao desejado. O ouvinte ou telespectador ansioso por informação ou de um lance de seu clube acaba criando um sentimente de raiva dessas propagandas que "quebram" o racicínio e o desenvolvimento normal de qualquer individuo que queira passar algo para os o acompanham e o sintonizam. O Merchandising como é usado atualmente é bisonho beirando ao medonho.

07/11/2009 13:20

[Murillo Sguillaro] [Londres/UK]
Juca Kfouri, desculpe enviar mais um comentario, especialmente por que nao e pertinente a este post, mas como nao sabia para onde mandar ai vai: Voce escreveu algusn posts atras que a torcida do Palmeiras nao gosta do Blog. Eu disse que ha um sentimento geral Dos Palmeirenses em relacao a imprensa esportiva brasileira de imparcialidade por parte de algusn jornalista de grande nome. Vou mandar a prova: Joga PalmeirasXCorinthians Narracao: Luciano do Valle Veja esse videoa rapidamente e me responda com nao ficar indignado com a imparcialidade desse cidadao? http://www.youtube.com/watch?v=n8ISDo2uV1Q Um Abraco

07/11/2009 13:17

[Murillo Sguillaro] [Londres/UK]
Continuando... O mercado publicitarios esta a cada dia mais conectado com a cultura, o que e pessimo. grandes corporacoes eempresas tomaram conta da musica em um geral. Grandes festivais com nome de cerveja, celular e outras coisas mais. Cada vez mais musicos,artistas e esportistas fazem comerciais. Mais uma vez caimos no ponto que qundo e escolhido um Ronaldo para fazer campanha publicitaria, gasta-se milhoes nisso pois sabem do poder d e influencia que uma pessoa publica dessa tem. No caso da musica, esses grandes artistas brasileiros estao cada dia mais fazendo isso. Mas novamente, se olharmos o outro lado, como nao aceitar isso, sabendo que cada dia mais esta dificil ser musico? O mercado fonografico vive numa crise sem precedentes, entao como o cara vai pelo menos pagar seu aluguel e sustentar sua familia dignamente? Realmente essa e uma discussao que vai longe. Espero que tenha ajudado aqui com minhas ideias. Um abraco

07/11/2009 13:12

[mucainsane] [Murillo Sguillaro] [Londres/UK]
Essa e dificil. Teoricamente sou contra merchant. Nos tempos modernos, onde publicitarios viraram semi-deuses, onde ditam o que e certo, e o que e errado, fica dificil mesmo. Sou formado em design grafico,e sei de muitas artimanhas que o publicitario usa para "conquistar" o consumidor. Gestalt, signos,simbolos e todas as mensagens subliminares para nos fazerem escolher certo produto,e em muitos casos criar necessidades que antes nao tinhamos. Mas infelizmente por outro lado, vivemos em uma sociedade capitalista, onde o dinheiro e o foco principal das acoes. Afinal, pelo menos para pagar aluguel, comida, transporte e um pouco de lazer precisamos de dinheiro. Em realacao ao jornalismo esportivo, como fazer para viver 100% sem merchant e ao mesmo tempo pagar as contas? Afinal, um programa de televisao tem custos, impostos, e muitas coisas mais. Sera que so os comerciais convencionais conseguem sustenta-los? Eu como musico, vejo que a cada dia mais a publicidade

07/11/2009 13:03

[maurelio09] [Araraquara - SP]
Ontem dois americanos atiraram em compatriotas de surpresa. Por nada. Gratuitamente. Isto não é violência? Vc não vai por em seu blog a charge que o engraçadinho do Globo deve ter posto lá? Ou os dois só publicam gracinhas para difamar o Rio de Janeiro?

07/11/2009 12:27

[penessor] [www.asmilcamisas.wordpress.com] [Santo André - SP]
Oi Juca e amigos leitores, sempre que possível acompanho os debates aqui pelo blog, e aproveito a oportunidade pra divulgar um trabalho meu (nem sou jornalista) sobre a história do futebol. Trata-se do meu blog www.asmilcamisas.wordpress.com onde escrevo sobre cultura e lendas do futebol a partir da minha coleção de camisas. Quem quiser conferir, a camisa da semana é do Radium de Mococa, mas ja passaram mais de 60 camisas de times normalmente esquecidos pela grande mídia. Abraços

07/11/2009 12:00

[alexroal] [Divinópolis/MG]
Obviamente a opinião do jornalista deve ser livre de ingerências econômicas. Ele não pode a meu ver vender suas idéias como se vende sabonete; Infelizmente muitos acham que jornalismo esportivo não é jornalismo, o que é lamentável. Infelizmente tb isso se repete em outras áreas do jornalismo. Lamentavelmente porém, como um amigo lembrou, o jornalista, mesmo que sem merchand, muitas vezes tem de seguir obrigatoriamente a linha editorial da empresa na qual trabalha, o que tb muitas vezes cerceia as opiniões divergentes e livres de interesses, o que deve sempre existir para haver um bom jornalismo de fato.

07/11/2009 11:44

[flpl] [Recife]
Não sou jornalista, sou apenas telespectador de programas esportivos e acho muito chato que entre notícias/reportagens ocorram "merchans". Existe intervalo comercial para isso. Não sou contra que jornalistas, ou seja lá quem for, faça propaganda de algum produto, desde que seja no espaço apropriado. Esse papo furado que intervalos comerciais estão desvalorizados é culpa principalmente do próprio programa que não está tão interessante assim, deste modo o telespectador tem uma ferramenta muito importante: o controle remoto! Se eu estiver vendo um programa e no meio deste aparecer o apresentador: "o meu caro, compre/use produto TAL porque recomendo", não espero nem terminar, mudo de canal e não volto mais! Podemos citar aqui a GLOBO que é referência (de coisas boas e ruins). Ninguém vê o Bonner falando do Banco que patrocina o Jornal Nacional durante o programa. Nem a Glenda no Globo Esporte. Mas você vê Faustão fazer "merchans", porém são programas totalmente diferentes. ACABOU O ESPAÇO

07/11/2009 10:57

[osvaldofontana] [Pirassununga/SP]
De todas as frases fico com essa: "Os empregos, principalmente dos jornalistas, são alavancados pelos recursos obtidos com o mercado publicitário. Portanto, se o jornalismo tem vergonha da publicidade, que viva sem ela"

07/11/2009 10:05

[Fabio] [São Paulo]
Eu também fecho com os primeiros. Mas queria comentar uma das afirmações: "O patrão do jornalista é o leitor, ouvinte ou telespectador, não o anunciante." Isso deveria ser verdade, mas o que vemos, muitissimo, é que o patrão do jornalista é o dono do meio de comunicação. As vezes, fico até chocado com alguns jornalistas que tratam o leitor, telespectador ou ouvinte como "mal necessário", tratando de expor opiniões que qualquer pessoa inteligente percebe se tratar de matéria tendenciosa. O príncipio da imparcialidade não existe em quase toda a imprensa, porque ou o jornalista parece de dedicar a defender suas próprias paixões (mas sem expo-las, querendo parecer neutro mas não sendo), ao invés de ser justo e criterioso, ou (pior ainda mas, infelizmente, mais comum), adotando a opinião do seu verdadeiro patrão: o dono do meio de comunicação. Não somos ingênuos para acreditar, mesmo, que jornalistas nos creem patrões.

07/11/2009 09:14

[Leonardo Fontes] [Campinas SP]
Bom dia, Juca! Quando era mais jovem, eu quis seguir a profissão de jornalista e mais precisamente, a do jornalista esportivo. A vida acabou me levando para a mecatrônica, mas isso é uma outra história. Se eu fosse um jovem jornalista, com certeza concordaria com a primeira opinião. Isso se deve, porque não tenho paciência para assistir determinados programas, haja visto o excesso de merchandising durante o programa. Pelo mesmo motivo, eu sou fã incondicional do ´Linha de Passe`. É uma briga aqui em casa, porque minha mulher quer assistir a novela e eu ao ´Linha`. Abraços.

07/11/2009 08:05

[acruzbonilha] [são paulo]
Juca, você e uns poucos são os aristocratas do jornalismo esportivo. O resto é entretenimento. Acho que a grande maioria sabe disso e assiste-se ao entretenimento pelo show de horrores e pelos bate-bocas. As mesas redondas com merchan são tão jornalismo quanto o pânico ou o CQC.

07/11/2009 02:26

[Fl�vio Maschietto] [www.twitter.com/fla_maschietto] [Casa Branca - SP]
Quero dar parabéns ao Juca Kfouri pela publicação dessa matéria e também para o Celso pelo livro que irá lançar. Sou advogado, mas se um dia na minha vida for militar no jornalismo, com certeza absoluta ficaria com a primeira opção. Jornalista que é jornalista não deve usar da publicidade/merchan para alavancar a sua carreira. Grande Abraço ao Juca e ao Celso, grandes jornalistas de verdade!!!

07/11/2009 02:22

[flabra!!] [Brazil]
Uma coisa é uma camisa ou uma placa com o nome de um produto.Tá lá!A propaganda!Quem quiser q tire suas conclusoes. Outra coisa é alguem tentando convecer o telespectador de q tal produto é o melhor pra isso ou aquilo. É substimar a inteligengia do consumidor! E o pior é que não há nenhum interesse em mudar isso!É muito mais facil seguir a tendencia. Até mesmo personalidades q se dizem do lado do povo. E depois veem criticar os maus politicos! É o jogo da conveniência.Exemplo:tá sendo veiculado na tv um "comercial" com uma atriz, mostrando-se preocupada com a qualidade da educação. Mas mal sabe ela o quanto q ela mesma (atravez d seus trabalhos em novelas)tambem contribui e tira proveito da precariedade q é nossa a educação.

07/11/2009 01:56

[Gregório] [Curitiba-PR]
Mto bom essa turma da ESPN, vc juca, o celso , pvc, jean, oq me incomoda la eh a rabugice de paulo calçade, meu deus que cara desgostoso da vida.... Mas mto bom o post, parabens... Cutucada num tal de MN.

07/11/2009 01:45

[acfcflu] [RIO/RJ/BR]
Contra!

07/11/2009 01:10

[caakfouri] [poa/rs/br]
Aqui no RG do Sul o merchandising corre solto em todos os cantos, do jornalismo esportivo ao político. Já teve um dublê de jornalista e Secretário da Educação no governo estadual que, após deixar o governo, invocou sua condição de ex-secretario pra fazer propaganda d loja de material escolar.No jornalismo, faz publicidade desde sempre.E tá aparecendo em programa de tv em rede nacional.Afinal,ora bolas, diria o Sarney que esse troço de ética é muito relativo.

07/11/2009 01:07

[antoniocampana] [Amparo-SP- Brasil]
Mais um capítulo da querela JucaX MN. ( Rs ) Na minha opinião, concordo com a primeira parte do debate: realmente é muito chato todo aquele "merchan" nos programas esportivos. Até o Flavio Prado, velho companheiro do Juca, sucumbiu à prática.

07/11/2009 01:06

[estelasuganuma] [São Paulo]
Com certeza é um golaço de Celso Unzelte. Acredito que aqueles que se interessam pelo jornalismo esportivo tem muito o que aprender com este livro escrito por um mestre.

07/11/2009 00:37

[Marcos Spínola] [SP-SP]
Grande Celso, foi meu professor de Jornalismo Básico na faculdade. Larguei o curso rápido, mas posso afirmar que é um cara de boa índole, caráter e que sabe que ética não é algo que se pode relativizar. Com certeza, o livro é recomendável!

07/11/2009 00:11


[fechar a janela]