UOL Blog - Comentários

Você já tem o seu blog? Não?
Então crie o seu. É de graça.


[Manoel Victor]
Um bom exemplo de que é possível reconstruir um clube tradicional aparentemente falido é o Atlético-GO... Em 2005 foi campeão goiano, da segunda divisão, e hoje está na Série A.

16/09/2010 16:55

[Manoel Victor]
E estão a caminho: Desportiva Capixaba, Mixto, Nacional-AM, Ríver, Botafogo-PB, Remo, Santa Cruz, CSA entre outros... Fora os que já se foram como Rio Negro, Operário-MS... Saudade da época que o futebol brasileiro era uma galáxia de clubes que a gente mal conseguia enxergar o fim, triste que hoje se resuma apenas 4 ou 5 times querendo monopolizar toda a torcida do país...

16/09/2010 16:20

[Ronaldo Silva]
Respondendo ao Denilson: o Paraná é resultado da fusão do Colorado com o Pinheiros. Mas não se tratou exatamente de uma "morte" dos dois: o Colorado era um time tradicional, com alguma torcida, mas não tão antigo com esse nome(em Curitiba, eram comuns as mudanças de nome dos times de futebol). O Pinheiros vinha de conquistas na década de 80, mas dizia-se que sua torcida cabia numa kombi. Mas os dois tinham seu patrimônio, seus estádios, e o resultado foi a criação de um clube forte, que por anos deteve a hegemonia do futebol paranaense. Em contrapartida, o futebol do interior, sempre negligenciado pelos interesses da federação(que chegou a perder o direito a um segundo representante na Copa do Brasil exatamente quando o Londrina foi duas vezes vice-campeão), vive à mingua, com as principais cidades sem representantes à altura, como Maringá, Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. Um abraço.

11/09/2010 23:17

[Bruno] [Cuiaba-mt]
quero que saiba que sou seu fã incondicional....vc escreve muito bem e sempre com bom-humor....ahhh, você acredita que ja apareceram várias vezes em minha prova seus textos? e as perguntas tem a ver com Português, paralelismo sintatico, semantico, etc

11/09/2010 18:35

RESPOSTA:
Como diria meu sobrinho Leocádio: Legal!

[Renato Pinto] [São Luís, MA, Brasil]
"Guru" Sinceramente, não sei se o Moto "MORREU" ou apenas tirou "LICENÇA MÉDICA", sabe por que da dúvida? Porque pra salva-lo vai ter Governador ou Governadora aqui no nosso "Rico" Maranhão que vai "ressucita-lo ou "prescrever" o mais "santo" de todos os remédios: Dinheiro Público (obviamente). Após a "gentil" doação todos aplaudirão de pé esse "ilustre" cidadão maranhense. E com certeza haverá uma homenagem mais do que "merecida" com o título de "Desportista Sensível do Século". PS1: Não é preciso ser dicípulo de Mãe Diná pra fazermos esta previsão. PS2: Fica de olho Ministério Público.

10/09/2010 04:24

[fernando] [são paulo são paulo brasil]
Qual a surpresa? Pelas últimas noticias, clubes como Barcelona e Real Madrid estão passando por sérias dificuldades financeiras. O Barcelona teve que pedir empréstimos bancários para honrar "fluxos de caixa". O Liverpool está louco para ser vendido para um investidor chinês para se livrar da falência iminente. No Brasil, com sua visão obtusa, só se fala em Corintians como se esse fosse o único clube existente no futebol brasileiro. Enfim, com essa visão abrangente de todos os envolvidos com o futebol, logo logo vão ter que arranjar outro esporte para comentar. O barco afunda e a música continua tocando no convés. Eh eh eh.

10/09/2010 03:52

[Adriano Sousa]
Ora, ora. O Moto Club que outrora via seus torcedores tomando um café ou lanche no Moto Bar, imortalizado no Poema Sujo de Ferreira Gullar. Maranhão é isso: tempo de morte, esquecimento, apagamento e delírios.

10/09/2010 02:06

[Tiago]
Torero, depois de muito acompanhar seu blog e até ser personagem dele (um santista que pintou o cabelo de vermelho na final de 1995, homenagem ao Giovanni), resolvi ler todos os seus livros. Queria começar pelo primeiro, "O Chalaça". Mas não estou encontrando. Existe algum lugar onde eu possa comprá-lo?

10/09/2010 01:27

RESPOSTA:
Tiago, na internet é bem fácil, seja no site da editora (Objetiva), no de alguma livraria ou num sebo virtual. Nas livrarias maiores não é difícil encontrá-lo, e sempre se pode encomendar.

[Xokito Cunha] [Belo Horizonte, MG]
O Santos não está tendo vantagem em jogar no Pacaembu, pois perdeu para o Avaí (SA), Palmeiras, Corinthians, Botafogo. A casa do Santos é a Vila, mas a diretoria visando mais grana, leva alguns jogos para o Pacaembu. Neimar dá show é na Vila, é como se ele estivesse no quintal da casa dele de tão à vontade, mas a diretoria do Santos não ligada nisso.

09/09/2010 23:38

RESPOSTA:
Concordo totalmente. O Santos ainda não sabe jogar no Pacaembu. Mas talvez seja a hora de aprender, já que o time tem a vaga para a Libertadores e o Brasileiro está muito difícil. E, no futuro, pode ser interessante jogar no Pacaembu, que estará bem mais ocioso.

[JOÃO BONIFACIO] [CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA]
Tenho 50 anos e também sei o que é perder um clube de coração! sou tercedor do Ypiranga time antes tradicional no futebol baiano e que infelismente por irresponsabilidade de alguns cartolas na época, terminou com o mesmo fim do moto clube.Acho que a lei Pelé também prejudicou muito os clubes, pricipalmente os pequenos que faziam um trabalho de valorizaçao dos jovens garotos e agora não tem mais como segurar por algum tempo. O Maranhão perde um clube tradicional como também a Bahia, Parnambuco, Ceará e outros Estados do Nordeste estão perdendo e vão perder muitos mais... infelismente o futebol brasileiro no geral também vai perder... infelismente...

09/09/2010 23:35

[Paulo Calixto] [Lagoa de Dentro, Paraíba]
É extremamente lamentável a situação dos clubes tradicionais,tiramos como exemplo o meu Santa Cruz.Enquanto isso jogadores como Ronaldo Nazário enchem de dinheiro seus cofres pessoais.

09/09/2010 19:21

[João Guilherme] [Recife]
É muito fácil para um torcedor da Sociedade Esportiva Palmeiras falar que o problema é do Moto Clube, quando o seu clube nada em dinheiro. Qualquer um que reside no Nordeste e tem um conhecimento um pouco mais aprofundado do futebol sabe que existem outros Moto Clube(s)! Do Nordeste, quem está na Série A e B? 2 do Ceará, 1 do Rio Grande do Norte, 2 de Pernambuco, 1 de Alagoas e 2 da Bahia. Maranhão, Piauí, Paraíba e Sergipe sem representantes. Lembro do tempo em que o Samapaio Correa-MA era segunda divisão, o Fortaleza e o Ferroviário do Ceará eram forças, do América de Natal na 1ª Divisão, do Campinense, Treze e Botafogo da Paraíba, do Santa Cruz, CSA e CRB, além dos clubes de Sergipe. Pois é, não é só o Moto Clube. São vários clubes. No Norte a situação é bem pior. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mais nada. Espiríto Santo já era. Paraná resiste com os grandes. Enquanto isso vemos clubes artificiais tomando esses lugares. E os ricos de SP, RJ, MG e RS cada vez mais ricos.

09/09/2010 18:41

[Edu Freitas] [São Paulo]
Eu li o blog do Flavio, realmente é muito triste ver um time com a tradição do Moto acabar assim, mas existe alguns clubes do sul e sudeste que se não abrirem os olhos vão pelo mesmo caminho.

09/09/2010 18:24

[valacir] [Porto Alegre/RS]
Parodiando Ernest Hemingway: Quando morre um clube tradicional como o Moto Clube, todos os torcedores morrem um pouco. Por isso não perguntem por quem os sinos estão dobrando no velho Maraanhão. Eles dobram por todos os que amam o futebol e sua tradição. Viva a "Lei Pelé", que "libertou" os jogadores e os entregou aos mercadores do talento, gente que não tem identidade apenas com o dinheiro...

09/09/2010 18:08

[André Bernardino] [Santos]
Não me lembro o autor, mas levo comigo uma frase dos textos da faculdade: quando se ganha alguma coisa, inevitavelmente se perde outro coisa.

09/09/2010 17:15

[Rodrigo Belfort] [Recife]
O Maranhão perde mais um representante, um dos poucos times no Maranhão que tem uma enorme torcida, ao lado do Sampaio Correia - a Bolívia Querida. A mentalidade atrasada gerenciando um clube mostra que o estado tem muito, muito mesmo a evoluir. O medo agora é que os torcedores fanáticos do Moto (como eu conheço bem), de tão desiludidos, acabem tendo que torcer para times do sul do país e o Maranhão perca mais ainda força para recuperar seu futebol. Situação profundamente lamentável.

09/09/2010 17:00

[L.J.] [São Paulo - SP - Brasil]
O caso do Moto Club ou Moto Clube do Maranhão não é novidade no futebol brasileiro. Se não me engano, o Elo Marítimo, não tenho certeza se era do Pará ou do Amazonas, também foi um clube de futebol e fechou as portas, onde o ex-goleiro Clemer, com passagens no Remo, Portuguesa e Internacional jogou um tempo lá. Também lembro do Grêmio Esportivo Novorizontino, conhecido como Tigre, Aurinegro, campeão brasileiro da Série C em 1994, também fechou as portas pelo motivo similar ao do Moto Clube.

09/09/2010 15:08

[pedro/Sócrates = Che Guevara da Fiel]
E tem mais: os clubes do interior paulista estão à míngua. América e Bangu já quase não existem. Bahia e Santa Cruz, à beira da falência. O próprio Palmeiras corre sérios riscos com essa nova Arena. Botafogo, Santos e Fluminense, idem. Transformado em negócio, o futebol segue o caminho do capitalismo e tende a assumir formas monopolistas. Os menores vão sendo liquidados pelos maiores. É o fim da picada.

09/09/2010 15:00

[pedro/Sócrates = Che Guevara da Fiel]
Capitalismo = Liquidação do Humano

09/09/2010 14:55

[pedro/Sócrates = Che Guevara da Fiel]
"Transformação do futebol brasileiro em um ramo do big business, da consolidação dos clubes como valhacoutos de escroques travestidos em empresários e da proliferação de jogadores-celebridades desvinculados da história e das tradições dos times". Perfeito.

09/09/2010 14:54

[pedro/Sócrates = Che Guevara da Fiel]
Começou bem, terminou péssimo. O Liverpool hoje pertence a dois americanos, assim como o Manchester City a um sheik e o Chelsea a um bilionário russo. O Barcelona é uma exceção à regra geral de liquidação dos clubes de futebol e da transformação deles em empresas. Fiquei curioso para ler o texto do Simas. As citações dele são as melhores do texto.

09/09/2010 14:54

[Denilson de Oliveira Biffi] [São Paulo, SP, Brasil]
No Paraná, o Paraná Clube é fruto também de, digamos, uma morte de alguns clubes, não é? Se não me engano um deles era o Colorado, que, se também não me engano, era um clube tradicional por lá. Será que aconteceu a migração do torcida do Colorado para o Paraná Clube? Se algum paranaense (ou não) que souber a resposta puder responder.

09/09/2010 14:29

[Alan - Palmeiras]
Fala Torero, aconteceu de novo com o Palmeiras na rodada passada contra o Cruzeiro, cara, o que vc acha que a diretoria ou o Felipão tem que fazer para evitar isso?

09/09/2010 13:35

RESPOSTA:
Banho de sal grosso.

[Álvaro Augusto Gerard] [Londrina, PR]
É meu amigo TORERO, não é só o Moto Clube que foi para o vinagre não, bem pertinho de vc, no Paraná, clubes tradicionais como Londrina, Maringá estão em igual ou pior situação. E não demora muito para o Paraná ir também para a falência, ele que já foi um dos clubes mais ricos do país. Um abraço

09/09/2010 13:22

[Rogerio Soares] [Sao Paulo]
Para que existe uma Confederação Brasileira de Futebol milionária, se não serve para socorrer suas filiadas? Um confederação decente deveria auliar seus federados e até intervir quando necessário. Ao invés de concentrar forças em impedir que o clube dos 13 se organize e fortaleça, deveria ao menos dirigir um pouco dos seus esforços para onde é necessário. Vergonha! Mas, por outro lado, torcedores do Moto não podem ser só coitadinhos, unam-se façam barulho e não deixem o sepultamento acontecer. Boa Sorte!

09/09/2010 11:56

[MaRcos GARU] [Macapá, Amapá.]
Quem diria que o Finado Moto-Clube, o atual Lider do Brasileirão serie A e o Ypiranga da minha humilde cidade, estavam a 11 ANOS ATRÁS disputando o mesmo TITULO NACIONAL...

09/09/2010 11:55

[Luis] [São Caetano do Sul]
Absoluta verdade. É estranho quando o clube que é um dos maiores do seu Estado simplesmente desativa seu departamento de futebol. Como fica a sua torcida ? Aqueles que por anos à fio levaram sua paixão pelo clube ao estádio, esperando pelos gols e títulos ? Que pagaram, sabe-se lá com que sacrifício, o valor do ingresso. Não é culpa da modernização, mas sim de uma mentalidade atrasada de alguns poucos que turvam o que deveria ser límpido. Me entristeço juntamente com os torcedores maranhenses, não só os do Moto Club mas todos aqueles que ainda enxergam o futebol como algo mágico e apaixonante.

09/09/2010 11:12


Deixe seu comentário
 
Nome *
E-mail *
Cidade, Estado e País 
Comentário:

 Caracteres restantes : 1000

Atenção: Conheça as regras de uso do blog.



[fechar a janela]