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[Márcia para Jeferson]
O que determina a preferência Jeferson é a sinalização e o CTB em lugares não sinalizados. O tipo de pavimento, se de terra ou de barro, é só um detalhe. O que prevalece é a preferencial em função das leis de trânsito e não do tipo de piso da via, Jeferson. Abraços!

13/08/2012 21:53

[jeferson]
existe preferencia quanto ao tipo de pavimento? na minha cidade parece que tem motoristas que se estão indo pela rua de asfalto não dão preferencia se outro veiculo vem por uma de calçada de pedra ou mesmo de terra. isso existe?

13/08/2012 10:51

[Márcia para Renan]
Sim Renan, a técnica do freio de mão sempre é uma boa opção, mas também sempre teremos que saber o ponto ideal da embreagem porque se errarmos na saída de freio de mão porque não pegamos esse ponto o carrovai ficar lá morrendo até a gente achar esse ponto. Mas são duas técnicas perfeitas.

21/07/2012 11:53

[renan]
então a técnica do freio de mão é uma ótima opção certo?

20/07/2012 12:26

[Márcia para Renan]
Bom questionamento, Renan. Olha, quanto maior a inclinação da ladeira na subida, mais alto fica o ponto de embreagem. Por isso temos que ter essa sensibilidade e é onde o controle de embreagem e acelerador ajuda para o carro não morrer, pois se perdermos o ponto do pedal de embreagem o carro já vai estar acelerado e não morre.

19/07/2012 23:05

[Ainda para Lilia]
Na descida, digamos que vc acabou de oligar o carro e vai descer, ok? Quando o carro começar a descer, pisa no freio e deixa o pé lá e depois solta a embreagem qe ele desce direitinho sem morrer.

19/07/2012 23:03

[Márcia para Lilia]
Oi Lilia, na descida de morro é assim mesmo: você desce de 2ª marcha, mas pisa só no freio. quando chegar lá embaixo é que pisa na embreagem para o carro não morrer. Carro só morre quando a velocidade chega a zero e não pisamos na embreagem e na descida vc vem controlando só no freio e ele ainda assim vai ter velocidade. Pode pisar só no freio que é garantido que ele não morre.

19/07/2012 23:02

[renan] [rean_medeirosj@hotmail.com]
márcia parabéns pelo blog. o controle de embreagem em cada tipo de morro tem um ponto diferente? ou o mesmo pnto certo do controle de embreagem em reta é o mesmo para qualquer morro? pode variar?

19/07/2012 19:46

[LILIA]
MARCIA, MAS NAS DESCIDA? TIPO ASSIM: ACABEI DE PARAR O CARRO E VOU DESCER. SOLTO PRIMEIRO O FREIO E DEPOIS A EMBREAGEM. OU DEVO SOLTAR O FREIO JUNTO COM A EMBREAGEM? O CARRO SO MORRE SE A VELOCIDADE CHEGAR A ZERO?

19/07/2012 13:39

[Márcia para Lilia - Cruzamentos]
Entendo a cautela do teu instrutor, pois você está aprendendo e ainda não tem o completo domínio do cartro, o que é perfeitamente normal. Mesmo que a preferência seja nossa temos de estar sempre atentos e preparados para dar a vez e evitar um acidente. Para evitar colisões traseiras nunca freie de sopetão, e antes de frear sempre coloque o pé de levinho no freio que a lu já acende lá atrás para o motorista de trás saber que vc pode parar. Me aproximando de cruzamentos eu já coloco o pé em cima do freio para avisar. Não precisa frear, pois o pedal é bem sensível e um toquinho de leve já serve para avisar, ok?

19/07/2012 10:34

[Márcia para Lilia - Trânsito lento]
Oi Lilia, a marcha que vc vai usar no trânsito lento depende da velocidade em que o carro está: por exemplo, até 20km/h usa a 1ª marcha e se o carro quiser soquear, pisa na embreagem o suficiente para o carro estabilizar em velocidade muito baixinha como essa. De 20 a 40 km/h usa a 2ª marcha, e se o trãnsito ficar num ritmo instável, abaixa velocidade, aumenta velocidade dentro dessa faixa entre 20 e 40km/h se o carro soquear pisa na embreagem só o tantinho ara estabilizar o carro, ok?

19/07/2012 10:32

[lilia]
outra coisa márcia meu instrutor vive falando no meu ouvido quando estou chegando perto de um cruzamento onde tenho que parar. ele diz assim: vc viu que tem um carro atrás de vc? ai eu respondo que sim, eu disse a ele... mas vou fazer uq se tenho que freiar? ele fica sempre me falando isso pra mim olhar, acho que ele pensa que vou parar de uma vez. mas o motorista que vem atras tem que ficar atento e saber que la na frente o carro que esta na frente dele vai parar. fico com medo até de freiar, me preoculpo d+ com carros atras de mim

19/07/2012 10:29

[lilia]
márcia poderia me tirar uma duvida? se eu estiver descendo uma rua e o transito está lento, para e continua. qual marcha uso? fico com o pé no freio e quando precisar parar totalmente piso na embreagem até o fim? na auto escola não consigo fazer isso sem ficar com o pé sempre na embreagem com medo do carro morrer ao freiar. abraços ótimo dia

19/07/2012 10:24

[priscila]
pois é márcia, aco que essa auto escola que estou é muito ruim. todo mundo reclama. vou trocar de auto escola. obrigada pela resposta

18/07/2012 09:32

[Márcia para Priscila]
Então o teu instrutor se enganou, Priscila, pois em cruzamentos não sinalizados em sinal demais a preferência é de quem está a direita e a direita é sua. Talvez excesso de cautela do instrutor, vai saber... se viesse carro à sua direita, aí sim a preferência seria dele. Te sugiro conversar com o instrutor sobre isso, até para esclarecer, pois vai que ele te passa outras coisas que não conferem em outras situações dirigindo, vc aprende assim e na prática vai se complicar. mas de certeza, segundo o art. 29, III do CTB a preferência ali, sendo sinal de mais, é sua.

18/07/2012 08:57

[barbara maciel] [babymaciel@bol.com.br]
Oi Márcia! Não sei se vc tá lembrada, mas outro dia fiz uma perguntas sobre a preferencia nesse tipo de interseção. Eu vinha numa tipo Y com bifurcação à direita. A rua q eu vinha é mais movimentada e a bifurcação, não. Eu vinha e de repente veio um carro dessa bifurcação e entrou com tudo. Eu acho que ele deveria ter parado, até porque ele não tinha visibilidade, pois tinha um veiculo estacionado a direita na minha via a menos de cinco metros da bifurcação. Eu tive q invadir a contra mão p/ nao bater. e ainda levei buzinada. Como vinham veiculos atras de mim, eu achei q se tivesse parado, teriam batido na traseira do meu veiculo. Ainda não me conformei da prefencial ser daquele doido, mas sigo as regras e já passei duas vezes por esse cruzamento, agora eu paro, ou diminuo. É vivendo e aprendendo. bjos.

17/07/2012 18:14

[priscila]
márcia e carlos - márcia realmente esse cruzamento vai até la embaixo onde parece um muro branco, so que la ela vira. esse local é um cruzamento em sinal de + sim. pq quem desce pela seta vermelha pode continuar até la embaixo cruzando a rua. o que não entendi foi que meu instrutor disse que a preferencia é de quem vem pela seta verde em relação aquem vem pela seta vermelha.

17/07/2012 12:52

[Márcia para Carlos]
Aquela parede no fundo da foto parece indicar que é a garagem da outra casa, Carlos. Vamos ver se a Priscila nos tira essa dúvida.

17/07/2012 11:18

[Márcia para Carlos]
Oi Carlos, posso até fazer sim, mas no link que tem na postagem e que remete para outra página tem as fotos com os carrinhos. Eu postei direto o link para não parecer que estava plagiando o desenho do autor da postagem, entende?

17/07/2012 11:16

[carlos]
márcia teria como fazer uma postagem igual a que vc fez pouco abaixo no blog com cada preferencia em situação ao dessas placas ai. tipo assim:bifurcaçao em T. ai vc faz o desenho com carros em cada lado e coloca de quem é a prefenrencia em cada placa dessa ai acima. eu me confundo todo nisso.

17/07/2012 11:13

[carlos]
mas a rua parece que vai até a parte de baixo. é um cruzamento em sinal de +.

17/07/2012 11:05


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