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[Luiz]
Com esta passagem seguinte deixarei de seguir este blog: "Vamos aos fatos. O óleo de coco aumenta o risco de doença cardiovascular e não temos nenhuma evidência dos seus benefícios. O óleo de cártamo é rico em ômegas 3 e 6, mas essas gorduras também estão presentes nos óleos vegetais tão conhecidos nossos como o de soja, canola e milho. Cozinhando com eles, já teremos os benefícios." Onde está a comprovação que o óleo de coco aumenta o risco de doença cardiovascular? A evidência desse aumento de risco é o mesmo tipo de evidência que é utilizada para falar de seus benefícios, ou seja, pesquisas iniciais que não comprovam nada, na maioria das vezes encontram apenas relações casuais, já que não são pesquisas totalmente controladas e randomizadas. O óleo de cártamo não é nenhuma grande maravilha? Provavelmente não é mesmo. Mas dizer que se pode obter benefícios de ômegas 3 e 6 de óleos totalmente oxidados, como de soja, canola e milho, é RI-DÍ-CU-LO! Gordura boa não aumenta risco cardio!

29/11/2013 10:47

RESPOSTA:
É de longa data e bem documentado o nosso conhecimento de que as gorduras saturadas aumentam o risco cardiovascular. Porque as gorduras saturadas do óleo de coco seriam diferente? As gorduras saturadas têm o mesmo efeito de risco. Quanto aos óleos vegetais, incluindo soja, canola e milho, não há nenhum motivo para substituí-los por cártamo ou suplementos de ômegas, pois em quantidade adequadas no preparo das refeições, eles atendem perfeitamente nossa necessidade dessas gorduras essenciais. Isso é fartamente documentado na literatura científica.


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